Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Encontro-me a reformular um pavimento de um piso de um edifício pombalino o qual a minha família é proprietária, cuja estrutura principal é de madeira.
    A solução existente, foi executada somente com a colocação de tábuas de pinho nordico de 21 mm de espessura (macho fêmea / encaixe), pregados diretamente aos barrotes principais da estrutura e sem qualquer isolamento acustico.
    Acontece que esta solução, para alem de ter sido mal executada no que toca ao nivelamento, também tem um muito mau comportamento à propagação do som.
    Assim sendo, a solução que me parece mais indicada colocar a nível de custo / beneficio e sem provocar uma sobrecarga muito grande na estrutura é:

    1) Preenchimento da caixa de ar (por cima do pladur do piso inferior e entre barrotes) com painel de lã mineral de 100 mm de espessura e 70 kg/m3 de densidade, do tipo "PN70" da "ROCTERM"
    2) no topo dos barrotes colocarei um material resiliente à base de borracha com 6 mm de espessura, do tipo "GRANULOROLL" da "ROTHOBLASS" com Lw 20 > dB ou outro do mesmo tipo, por exemplo cortiça - para absorver os sons por reverberação.
    3) sarrafos de madeira para nivelamento da placa OSB que serão colocadas por cima
    4) painel aglomerado de madeira (OSB) ou MDF, com 15 mm de espessura - esta será a camada que deverá garantir o nivelamento.
    5) membrana de alta densidade com 2 mm de espessura e massa superficial de 5kg/m2 do tipo "MAD2" da "DANOSA" OU outra do mesmo tipo
    6) pavimento laminado com 7mm

    Dados adicionais:
    Area = 75 m2
    Os barrotes da estrutura estão espaçados a cada 40 cm. Trata-se de um sótão, que é para se tornar habitável.
    O pavimento existente em pinho nórdico, é difícil removê-lo sem o partir, pelo que estou a deitá-lo no lixo/vazadouro.

    Duvidas:
    -Parece-vos bem a solução pensada?
    -Saberão indicar-me como deverão ser niveladas as placas OSB? Sarrafos de madeira pregados ao barrote? A borracha deverá ser colocado na parte de cima ou na parte de baixo dos sarrafos?

    Caso haja algum cuidado especial que eu deva ter em consideração aquando da colocação dos materiais, pff digam. E ja agora caso consigam aconselhar-me alguém que execute este tipo de trabalhos, também ficaria muito grato. Estou com imensa dificuldade em encontrar mão de obra que já tenha feito algo do género.

    Muito agradeço desde já a vossa ajuda.
      IMG_20230320_130553.jpg
      IMG_20230320_130435.jpg
      IMG_20230320_130413.jpg
  2.  # 2

    Mais fotos
      IMG_20230320_130427.jpg
      IMG_20230320_130509.jpg
 
0.0089 seg. NEW