Iniciar sessão ou registar-se
    • mkslv
    • 1 fevereiro 2010 editado

     # 1

    bom dia
    gostaria que alguem me possa ajudar.
    o meu problema é o seguinte. os meus pais residentes no estrangeiro desde alguns anos teem uma casa retangular em portugal com cerca de 190m2(11.5mx16.5m) em cada piso. Ora a alguns anos ,os meus pais decidiram de dividir o
    piso superior em 2, tendo alugado uma parte, habitando na outra e utilizando o res de chao para garagem e arrumos.
    devo acrescentar que mesmo havendo 2 casas sempre continuou haver um so poço de agua mas sobretudo um so contador da luz, entao pois claro em ilegalidade.
    Depois de varias vezes sem sucesso em convencer o meu pai em valorizar o patrimonio, desta vez sai vitorioso
    mas a condiçao de ser eu a projectar tudo e investir.
    Eu tenho residencia em frança e procuro aqui no site ajuda e conselhos para os procedimentos para quando for a portugal tudo ser mais facil.
    Resumindo :
    legalmente e original: proprietario é o meu pai e a casa esta registada em uma so
    res do chao(+-190m2)= garagem e 2 partes em arrumos(muro do fundo sem janelas)
    1 andar(+-190ms)=3 quartos, 2 salas, 1 cozinha, 2 casas de banho,1 arrumos e um
    corredor ao longo do piso.
    1 embaixada electrica, 1 poço, 1 escadas interior e
    2 escadas exteriores laterais

    ilegalmente e actualmente: proprietario é o meu pai e a casa registada em uma so
    res do chao(+-190m2)= garagem, 1 parte em arrumos.
    e (independente) 2 salas, 1 cozinha, 1 casa de banho e 1 quarto.
    1andar(+-95m2 x 2 partes) 2 quartos cada, 1 cozinha cada, 1 casa de banho cada
    e 1 corredor cada (1 das partes arrendada ao negro)
    1 embaixada electrica, 1 poço e escadas exteriores
    laterais em cada parte

    projecto:
    proprietario continuar a ser o meu pai
    registar a casa em 4 apartamentos(ou nao)
    4 embaixadas electricas
    4 contadores de agua
    res de chao: dividir em 2 apartamentos iguais em que 1 peça em cada apart. nao tera luz natural
    anular garagem e arrumos

    1 andar: ficar como actualmente


    peço conselhos para o que fazer e se puder a que organismos ou entidades a que me devo directionar.
    nao exitem a pedir mais detalhes se necessario

    a todos muito obrigado
  1.  # 2

    Como não deverá ser você a FAZER os projectos (a não ser que seja Arquitecto, Engenheiro Electrotécnico, etc.), contrate um Arquitecto DA ZONA em que se situa essa casa.

    Uma vez que você está a uns 1500km de distância, ELE, o Arquitecto que apresente um orçamento para tratar de tudo (contactos com todos os organismos, etc.).

    Como o proprietário terá de assinar requerimentos para a Câmara, para fazer contratos, etc., o seu pai deverá passar-lhe uma procuração para tratar dos assuntos relativos à aprovação do projecto e ligações de electricidade e telecomunicações.

    Nota: Você não precisará de vir a Portugal assinar os contratos (com a Electricidade, etc.). É para isso que servem os Correios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mkslv
  2.  # 3

    arranje alguém de confiança visto você estar longe, não precisa de ser conhecido mas alguém que apresente confiança e apresente contrato descriminado, e que possa tratar o máximo disso que falou, e convém ser de perto visto ser numeras as tarefas.
    pode ser um arquitecto ou engenheiro que depois sub-contratam as outras empreitadas""
    passa uma procuração também para dar direitos a essa pessoa.
 
0.0097 seg. NEW