Iniciar sessão ou registar-se
    • donn
    • 24 março 2023

     # 1

    Madeira de eucalipto presta para uso no jardim? Canteiros e tal? Acho que deve ser mais resistente do que pinho, não é?

    Eu estou novamente aqui em Portugal, e sei pouco de nada. Há uns tábuas de pinho no Bricomarche ... acho que ninguem com intenção sério a construir algo, compraria a madeira ali, mas por onde, ainda não encontro. Quando eu chego na loja das material de construção, haverá madeira de eucalipto?

    Tenha piedade, estou aqui em Pombal há muito pouco e não faço idea.
  1.  # 2

    Colocado por: donnMadeira de eucalipto presta para uso no jardim? Canteiros e tal? Acho que deve ser mais resistente do que pinho, não é?

    Não.
    compre madeira de pinho tratado em autoclave. é o que se usa.
    Em Pombal e arredores não deve faltar estâncias de madeira. Deixe lá os bricomarches e Leroys.

    Procure material da TOSCCA, ou CARMO

    PS: Deixe lá as "piedades"
  2.  # 3

    Colocado por: donnTenha piedade


    Piedade tem Jesus Cristo nosso Senhor.

    Madeira de eucalipto nessas lojas de especialidade nunca vi.

    Mas respondendo à sua pergunta, quer usar madeira de eucalipto no jardim como? Qual é a aplicação?
    Com barrotes a fazer divisórias de canteiros? Sim pode. Tem é de estar bem seca antes de usar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • donn
    • 24 março 2023

     # 4

    O primeiro projeto é canteiro elevado, por hortaliça. Não sou muito preocupado que madeira tratada seria tóxico aqui, mas tinha idea que eucalipto serve aqui e seria menos tóxico. E claro que as árvores encontra-se em Portugal.
  3.  # 5

    Colocado por: donnMadeira de eucalipto presta para uso no jardim?
    só se a sua pretensão for produzir cogumelos shitake
  4.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradaspinho tratado em autoclave


    estão a começar a surgir estudos que provam que o uso prolongado destes produtos com estes tratamentos anti-fungicidas/bacterianos estão a levar ao desenvolvimento de super bactérias resistentes nos solos que depois passam para o ser humano quando andamos nas nossas hortas e jardins. Seja através do contacto com a terra, seja através dos alimentos da nossa horta.

    Um dia mais tarde, se ficarmos doentes e precisarmos de um tratamento à base de antibióticos (bomba nuclear nas defesas do organismo), não conseguem combater o raio do bicho.

    Colocado por: donnO primeiro projeto é canteiro elevado


    Va a uma serração, e compre tábuas e barrotes de pinho não tratado.

    Apesar de não viver em Pombal, sou relativamente perto. Costumo ir aqui a este grupo comprar tudo o que é derivados de madeira para a agricultura:

    https://www.pedrosairmaos.com/localizacao
    Existe em Monte Redondo e em Soure. Seja uma ou outra localização, é +/- 20 Km de Pombal.

    Mas de certeza que existe algo mais perto de si.
  5.  # 7

    Veja nesta loja na Bajouca-Leiria
    https://www.hilarioalves.com/
  6.  # 8

    Mais próximo tem o Turra á entrada da zona Industrial da Formiga
  7.  # 9

    Colocado por: Nostradamusestão a começar a surgir estudos que provam que o uso prolongado destes produtos com estes tratamentos anti-fungicidas/bacterianos estão a levar ao desenvolvimento de super bactérias resistentes nos solos que depois passam para o ser humano quando andamos nas nossas hortas e jardins. Seja através do contacto com a terra, seja através dos alimentos da nossa horta.
    Além disso essa madeira tratada tem outro efeito secundário: deixa a carteira vazia.
    É impressionante o preço que pedem por um simples tronco tratadao de 10 cm...

    Não fazia ideia desses estudos que fala, vou acompanhar.

    Mas madeira para estar no exterior e em contacto com a terra, se for para durar mais que 2-3 anos, de facto deveria de ser madeira tratada em autoclave, não sei é se tem os tratamentos adicionais com fungicidas que o Nostradamus refere.
  8.  # 10

    Marinha das ondas (são 20 km de pombal) tem a Madeiras Afonso. vende pinho tratado e não tratado.
    se a preocupação é os quimicos, nos canteiros mete um plastico a separar a madeira da terra

    em monte redondo tem a MTL
    • donn
    • 24 março 2023

     # 11

    Sim, eu lembro que um jardineiro/paisagista mencionou MTL. Plástico é boa ideia, se vou usar madeira tratada.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9.  # 12

    Não compliquem...
    Plastico apra quê!?
  10.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasPlastico apra quê!?

    porque, pelo que percebi, é +/- isto que ele quer fazer.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
      Screenshot-2023-03-24_11.58.30.jpg
    • donn
    • 24 março 2023

     # 14

    É isso sim - plástico para isolar as químicas tóxicas do solo. Ou usar madeira mais resistente. Na minha terra - costa oeste dos EUA - o pinho é Pinus strobus e não muito resistente.
  11.  # 15

    Colocado por: donnÉ isso sim - plástico para isolar as químicas tóxicas do solo.
    faça assim
      Captura de ecrã 2023-03-24 134333.jpg
      Captura de ecrã 2023-03-24 134404.jpg
  12.  # 16

    Vejo ali umas pontes térmicas.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    • donn
    • 24 março 2023

     # 17

    Interessante, obrigado, mas acho que nossos serão só cercados, não fechados em baixo, portanto menos complicados.

    E se fácilmente podia obter madeira de eucalipto, aposto que vai durar muito melhor do que pinho sem tratamento.
  13.  # 18

    Colocado por: donnE se fácilmente podia obter madeira de eucalipto, aposto que vai durar muito melhor do que pinho sem tratamento.

    Use.. quando se estragar, substitui.
  14.  # 19

    Colocado por: donnE se fácilmente podia obter madeira de eucalipto, aposto que vai durar muito melhor do que pinho sem tratamento.


    A minha sogra usou estacas de eucalipto (d~8cm) que foi cortar ao eucaliptal, para fazer uma vedação para as galinhas. Ainda nem passaram dois anos e a parte que está enterrada parece já estar podre e a precisar de sibstituição, uma vez que as estacas estão instáves.

    Pelo menos tente usar madeira seca, e queime com maçarico a parte a enterrar, ainda assim sem tratamento, não haverá milagres.

    Existem uns videos no youtube onde se fazem desses canteiros elevados com chapa galvanizada, e molduras exteriores em madeira. Não sei exatamente o ambiente em que quer integrar as hortas verticais, mas pareceu-me uma forma relativamente barata e duradoura de projetar as ditas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: donn
      fdc2.jpg
 
0.0205 seg. NEW