Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Vou aplicar chão flutuante vinilico de clic nesta superfície. Foi lixada por mim á mão e está bem lisinha. A questão é, coloco plástico na base antes de aplicar o flutuante? O meu já traz a película preta por baixo o q supostamente não precisa de levar mais nada por baixo mas eventualmente com as variações de temperatura queria isolar o melhor possível da base tendo em conta que por mais q tenha raspado há sempre restos de piche. Colocar autonivelante está fora de questão pois não tenho verba para isso e o chão está direito.
    Quais as soluções que posso aplicar?

    Desde já agradeço a quem puder ajudar
    Cumprimentos
      IMG_20230324_161936.jpg
  2.  # 2

    Se o fabricante diz para não usar subtela, é seguir as recomendações do fabricante.
    Concordam com este comentário: polomotion, mandrongo, VizinhoDoLado, bluthunder82, marize
  3.  # 3

    Se colocares a base os clics vão se partir e vai abrir fendas entre as placas. O ideal até era vinílico de colar. Se por algum motivo tiveres de substituir alguma placa é mais fácil, só tiras as placas que precisas e voltas a colar. O de click obriga a retirar até à parede.
  4.  # 4

    Colocado por: Franciscopereira2021O meu já traz a película preta por baixo o q supostamente não precisa de levar mais nada por baixo mas eventualmente com as variações de temperatura queria isolar o melhor possível


    Tive essa discussão com o empreiteiro quando fiz o mesmo. As reguas de vinil (SPC) também traziam essa película, mas essa película é so para isolamento acústico e amortecer um bocado o som do impacto dos sapatos e objectos no chão.

    Também me deixei convencer pelo argumento de que o fabricante dizia que não é preciso mas nada. Não disse que não podia, mas que não era preciso. Mas que a por deveria ser algo firme (cortiça e não espuma de 2 ou 3mm por exemplo) para evitar esforços nos encaixes.

    Hoje estou arrependido.. Pelo menos nos quartos deveria ter pedido para por cortiça, ou uma espuma mais densa. Como está encostado à lage não tem o conforto que já vi noutros chãos SPC. Fica quase tão frio como a lage e tem amortecimento zero.
    Parece quase ceramica :(

    Acho que o chão ficaria muito mais confortável termicamente e ao tacto com uma camada de cortiça por baixo.

    Também aquele filme de polietileno não fará mal nenhum colocar. À posteriori, já outros profissionais me disseram que é conveniente ter essa manta de polietileno para reduzir o atrito e deixar o chão trabalhar. Como se pode imaginar a membrana de borracha das reguas, contra a rugosidade do cimento ou autonivelante "prende" as reguas. E apesar de o vinil não "trabalhar" muito seria conveniente não o "prender".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Franciscopereira2021
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesSe colocares a base os clics vão se partir e vai abrir fendas entre as placas.


    Sim, esse era o principal argumento do empreiteiro. E entendi.
    Mas segundo ele o fabricante disse que a por, que fosse algo firme. E existe a cortiça ou aquela espuma de alta-densidade que parece feita com restos de borracha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Franciscopereira2021
  6.  # 6

    Colocado por: casadepalhaSe colocares a base os clics vão se partir e vai abrir fendas entre as placas. O ideal até era vinílico de colar. Se por algum motivo tiveres de substituir alguma placa é mais fácil, só tiras as placas que precisas e voltas a colar. O de click obriga a retirar até à parede.


    Desde já agradeço. O chão já está comprado e é de clic pela facilidade de se houver algum azar eu mesmo conseguir levantar as placas. A minha ideia era colocar sempre algo rígido de forma a não partir os clica, nunca algo com alguma flacidez pois com o tempo já sei q iria ter problemas :)
  7.  # 7

    Essa base não está nem de perto nem de longe pronta para receber o pavimento vinilico.
    Garanto-lhe que vai dar asneira.
    Ainda ontem estive em casa de um cliente que está a viver um autêntico calvário justamente por causa disso.
    Vinil levantado e quando se anda em casa parece que está a pisar cascas de ovo.
    Independentemente do que os fabricantes dizem, essa famosa película serve de bola.
    Estas soluções são mesmo bota pra lá. Só querem é vender e para vender os biliões que vendem por ano, vão embaratecendo cada vez mais a solução. Agora já nem as bases mandam preparar convenientemente uma vez que em poucos anos já se aperceberam que o autonivelante que é praticamente obrigatório para estes revestimentos de baixa espessura, para ser bem aplicado, custa mais que o raio do pavimento e lá se ia o argumento dos três b’s… bom, bonito e barato.
    Para mim, não tem nenhum dos três. Bom não é certamente, bonito então só se for para rir e o barato então. Custa pouco dinheiro isso sim, mas é bem caro para o que vale!
  8.  # 8

    Julgo que as réguas de vinil já trazem ixpe ou cortiça, precisamente para não haver necessidade de colocar qualquer base.
    Há fabricantes que recomendam o filme de polietileno (plástico preto) apenas, para servir de barreira à humidade.

    Como já disseram, o vinil é muito fininho, pelo que qualquer base não uniforme vai notar-se à superfície.
  9.  # 9

    Boa tarde
    A base está lisa. Tive o cuidado de retificar tudo a pente como se costuma dizer. Tudo aspirado com pequena escova e tudo o que fosse elevações ou buracos foi devidamente tratado. está liso e nisso não vou ter problemas.
    A minha questão é qual será o melhor material de forma a isolar melhor apesar da base em ixpe. Tive o cuidado também de escolher um vinilico de 6mm. O meu chão está mais direito que alguns q ficam com cerâmico por baixo.
    Faz-me um pouco de confusão aplicar aquilo na betonilha direto.
    Obrigado
  10.  # 10

    Colocado por: casadepalhaSe colocares a base os clics vão se partir e vai abrir fendas entre as placas. O ideal até era vinílico de colar. Se por algum motivo tiveres de substituir alguma placa é mais fácil, só tiras as placas que precisas e voltas a colar. O de click obriga a retirar até à parede.


    Pela minha experiência, fugir do vinilico de colar. É a única coisa que não voltaria a colocar em casa. Hoje é o arrependimento que temos cá em casa.
  11.  # 11

    Coloquei vinilico flutuante BF SPC 6,5mm em Julho passado no apartamento que habito e só tenho a dizer maravilhas (muito melhor que o flutuante madeira que tinha na outra moradia que vendi há 3 anos). Estou em fase de começar a construção de um nova moradia, e quando chegar a altura será o mesmo tipo de chão, sem hesitar.

    O chão ficou mais acolhedor, menos frio, menos ruído e acabou por nivelar as diferenças que havia entre quartos, sala, wc's e corredores.

    Apenas ainda não posso opinar sobre a durabilidade do mesmo, mas como em casa toda a familia anda sem o calçado da rua ....
  12.  # 12

    Quanto pagou por isso?

    Colocado por: VizinhoDoLadoColoquei vinilico flutuante BF SPC 6,5mm em Julho passado no apartamento que habito e só tenho a dizer maravilhas (muito melhor que o flutuante madeira que tinha na outra moradia que vendi há 3 anos). Estou em fase de começar a construção de um nova moradia, e quando chegar a altura será o mesmo tipo de chão, sem hesitar.

    O chão ficou mais acolhedor, menos frio, menos ruído e acabou por nivelar as diferenças que havia entre quartos, sala, wc's e corredores.

    Apenas ainda não posso opinar sobre a durabilidade do mesmo, mas como em casa toda a familia anda sem o calçado da rua ....
  13.  # 13

    Colocado por: Bragas VQuanto pagou por isso?



    Em Julho 2022 o preço foi perto dos €25,00 / m2 (iva incluído).
    Não consigo dizer o custo certo para aplicar o pavimento + rodapés. O custo da colocação do pavimento foi incluída no total do orçamento de mão-de-obra que englobou muitas outras intervenções no apartamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  14.  # 14

    Colocado por: VizinhoDoLadoColoquei vinilico flutuante BF SPC 6,5mm em Julho passado no apartamento que habito e só tenho a dizer maravilhas (muito melhor que o flutuante madeira que tinha na outra moradia que vendi há 3 anos). Estou em fase de começar a construção de um nova moradia, e quando chegar a altura será o mesmo tipo de chão, sem hesitar.

    O chão ficou mais acolhedor, menos frio, menos ruído e acabou por nivelar as diferenças que havia entre quartos, sala, wc's e corredores.

    Apenas ainda não posso opinar sobre a durabilidade do mesmo, mas como em casa toda a familia anda sem o calçado da rua ....


    Assentou o chão diretamente sobre a laje? Eu vou colocar em casa o de 5.5.



    Colocado por: Bragas VQuanto pagou por isso?



    Eu também comprei em Julho de 2022 mas comprei o SPC 5.5 e custou-me 19,79m2 já com iva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  15.  # 15

    directamente sobre o chão antigo (cerâmico).


    Colocado por: Busca
    Assentou o chão diretamente sobre a laje? Eu vou colocar em casa o de 5.5.
  16.  # 16

    Colocado por: VizinhoDoLadodirectamente sobre o chão antigo (cerâmico).





    Bom dia, coloquei o meu vinílico sobre cerâmico antigo e ele apresenta várias zonas "levantadas" onde quando piso se sente bastante o piso ir abaixo e quando bate no cerâmico faz aquele "toc".. Não levou base, é um vinílico SPC..
    Será pouca folga nas paredes? Falta de base? Tornou-se desconfortável em vez de o oposto.. O que posso fazer?

    Obrigado a quem souber ajudar
  17.  # 17

    Retire o rodapé e veja as folgas perimetrais.
  18.  # 18

    Ora mais um para se juntar á profecia…
  19.  # 19

    Colocado por: Joao DiasOra mais um para se juntar á profecia…


    Se tiver algo a acrescentar agradeço...
    Concordam com este comentário: marize, sousa80
  20.  # 20

    Colocado por: andrediaz

    Se tiver algo a acrescentar agradeço...
    Concordam com este comentário:marize

    Ter tenho, mas já escrevi aqui tantas vezes a mesma coisa que já cansa.
    Independentemente, como o Senhor não tem culpa nenhuma, aqui vai.
    O vinil é um material estupidamente enganador uma vez que, embora seja apresentado como um material mega resistente e que aguenta tudo com o mínimo ou zero de preparação, tal não é verdade. Aliás, é exactamente o oposto.
    O vinil é o material que a melhor preparação de base obriga dada a sua altíssima fragilidade não só ao nível dos encaixes como e principalmente, ás variações higroscópicas da habitação nomeadamente humidade ou contacto com sol directo.
    Posto isto, a partir do momento que aplicou o vinil directamente sobre a tijoleira/mosaico, automaticamente não garantiu a obrigatória planimetria para aplicação deste material.
    Ora, como a solução em si é apresentada ao cliente final com a etiqueta de que a instalação é facilima e “qualquer um aplica” quase nenhum aplicador se preocupou em fazer formação específica para realizar preparações de base e a partir dai, logicamente, a solução já nasce coxa.
    E para que saiba, é muito frequente o vinil e os laminados serem encarados como aquela solução que vai ficar “bonita e moderna” e vai tapar a treta toda de forma perfeita. Não é verdade, e por esta altura, garantidamente que já percebeu que nada do que lhe estou a escrever é falso.
    Infelizmente, o seu caso é, para mim que ando no mercado todos os dias, absolutamente banal. Oiço relatos como o seu ás dezenas por semana.
    E enquanto os clientes e principalmente os profissionais, não perceberem que a preparação de base é absolutamente indispensável e que a mesma custa mais que o vinil em si, muitos mais irão acontecer.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, Dom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPatinha, andrediaz
 
0.0234 seg. NEW