Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Venho aqui pedir opinião aos entendidos na área e/ou a quem já tenha passado pelo mesmo.

    Tenho na minha casa um recuperador de calor, instalado na construção da moradia(2004), mas com a utilização reparei agora este inverno que a chapa de trás abriu, e ( já vem do ano passado ou do outro) a massa da montagem das peças tá a desfazer, o Pladur da chaminé tá a rachar junto á parede, etc. ( Coisas que acho que pelo uso será minimamente normal)

    Acontece que esta primavera/verão tenho de pintar as casas e falei com a patroa sobre a possibilidade de retirar-mos o recuperado e muito provavelmente meter um AC.
    Moro numa zona rural, não me é difícil arranjar lenha, até sem a pagar inclusive, e na questão da electricidade para os hábitos da família tenho uma tarifa simples.
    Não equaciono a mudança por uma questão de custos digamos assim, mas uma vez que tenho de resolver a situação, não será mais viável a médio/curto prazo alterar?
    Com o valor de um recuperador novo compro um AC, com o recuperador só me sirvo de inverno, com o AC todo ano se for preciso, e ainda com a questão de que a sala é pequena, e apesar do recuperador poder tar a ocupar por exemplo 1m2, sem ele lá, conseguia uma disposição diferente das mobílias etc. ( Por outro lado, como chego a ter lenha e não pagar, a usar o AC lá se vai a fatura €€€€)
    • paulos
    • 25 março 2023 editado

     # 2

    Depois de ter lenha de borla, não percebo a duvida.
    É colocar um bom recuperador adf por exemplo, em que aqueça essa zona e outra ao lado e ou por cima.
    O calor de um recuperador/salamandra não tem nada a haver com um AC é bem melhor, além de ver o fogo cria outro ambiente.
 
0.0080 seg. NEW