Iniciar sessão ou registar-se
    • Lbc
    • 27 março 2023

     # 1

    Boas,

    qual o traço e espessura da argamassa para revestimento exterior em bloco térmico novo, para posterior aplicação de ETICS.
  1.  # 2

    Colocado por: LbcBoas,

    qual o traço e espessura da argamassa para revestimento exterior em bloco térmico novo, para posterior aplicação de ETICS.


    não faz mal fazer reboco, mas nos manuais de aplicação de ETICS não obrigada, sendo que pode ser colada diretamente no bloco térmico. A desvantagem é que normalmente o bloco nunca esta certinho e as placas ficam sempre ligeiramente afastadas ganhando espaço vazio (camera de ar) que não é bom para condensações.
    • Jupy
    • 27 março 2023

     # 3

    Colocado por: reator22as placas ficam sempre ligeiramente afastadas ganhando espaço vazio (camera de ar) que não é bom para condensações

    Isso só acontece se a cola na placa for aplicada por pontos..
  2.  # 4

    Colocado por: Jupy
    Isso só acontece se a cola na placa for aplicada por pontos..


    O manual diz que diretamento no tijolo deve ser por pontos e banda perimetral (do que vi a maioria dos aplicados pelo norte colocam so pontos. Em paredes rebocadas pode deve ser com massa em toda a superfce da laca com talocha dentada, contudo este ultimo metodologistas so funciona de a parede tiver bem nivelada que é o que o reboco é suposto fazer.


    Numa parece "torta" que são quase todas infelizmente, como o recoco tem custo adicional, opta-se por colocar direto no tijolo por pontos pois se no tijolo quiser colocar com placa cheia é quase impossível -dizem eles - acertar e endireitar as placas.

    Eu acabei de colocar capoto na minha construção e a conclusão que cheguei é que: ou tem uma fortuna e abandona a construtora e troca para outra ja a pedir como quer, ou então acaba por ter de fazer um jogo muito grande de cintura entre pedir bem feito e ficar chateado e ficar com obra parada. Eu nunca pensei que houvesse tanta ignorância e resistencia a mudança no mundo da construção.

    Dou por exemplo a colocação do capoto: demora 10min a ler um manual completo de colocação de etics.. ainda assim parece que nunca ninguém leu uma pagina. Quando pergunta porque esta a ser feito diferente dizem que eles é que sabem e que tem muitos anos daquilo. Enfim, construir foi o maior erro da minha vida. Não há frustração maior.

    Sou da area sa saude, e fiquei surpreso com a absoluta falta de metodologia na construção. Tantos projetos de arquitetura e especialidades e depois ninguém olha para aquilo.
    Concordam com este comentário: J0nasPst0las, Beto1980, Filipe21, JoãoEduardoDias
    • Lbc
    • 27 março 2023

     # 5

    Eu acho que rebocado primeiro ficara melhor, mas a minha dúvida e mesmo que traço usa-se para fazer esse primeiro reboco, pois já ouvi muita coisa e gostava que ficasse bem feito.
  3.  # 6

    Colocado por: LbcEu acho que rebocado primeiro ficara melhor, mas a minha dúvida e mesmo que traço usa-se para fazer esse primeiro reboco, pois já ouvi muita coisa e gostava que ficasse bem feito.


    O mesmo traço como se fizesse um reboco tradicional.
    • Lbc
    • 27 março 2023

     # 7

    Exacto, mas nem isso é consensual, já me disseram com areia fina, areia de rio, cimento, cal...
    • Jupy
    • 27 março 2023

     # 8

    Colocado por: reator22O manual diz que diretamento no tijolo deve ser por pontos e banda perimetral

    Certo,levando o cordão perímetral não tem como existir circulação de ar por detrás das placas e como tal já não existe o perigo da condensação ..

    Colocado por: reator22do que vi a maioria dos aplicados pelo norte colocam so pontos

    Isso pode acontecer mesmo em paredes rebocadas (eu já vi isso)

    Colocado por: reator22Em paredes rebocadas pode deve ser com massa em toda a superfce da laca com talocha dentada

    Não deve nada,nenhuma marca exige isso..
    Em parede rebocada as placas podem muito bem ser aplicadas com cordão perímetral e pontos
  4.  # 9

    Colocado por: LbcEm parede rebocada as placas podem muito bem ser aplicadas com cordão perímetral e pontos

    E porque não por colagem integral?

    O cordão e os pontos na placa de isolamento servem mesmo para jogar com a placa em pequenos empenos que a base possa ter!!!
    Quando está rebocada não faz nenhum sentido usar o cordão perimetral e os pontos no meio.
  5.  # 10

    Colocado por: SEEING
    E porque não por colagem integral?

    O cordão e os pontos na placa de isolamento servem mesmo para jogar com a placa em pequenos empenos que a base possa ter!!!
    Quando está rebocada não faz nenhum sentido usar o cordão perimetral e os pontos no meio.


    Gastasse menos..

    Infelizmente o que vejo quase todo o lado é 5 ou seis pontos e toca a colar ficando uma imensa caixa de ar! Assim foi na minha tb.. com pena minha!
    • Jupy
    • 28 março 2023

     # 11

    Colocado por: SEEINGQuando está rebocada não faz nenhum sentido usar o cordão perimetral e os pontos no meio.


    Faz sentido mas que maneira,enquanto aplica cola integral numa placa eu aplico cola em cordão perímetral e pontos em duas placas
  6.  # 12

    Colocado por: Jupy

    Faz sentido mas que maneira,enquanto aplica cola integral numa placa eu aplico cola em cordão perímetral e pontos em duas placas

    Cada um é como qual :-)
    Interessante seria partilhar porque o faz! Qual a vantagem?

    Estando a parede nivelada pelo reboco fazer colagem integral tem ainda outra vantagem que é a de evitar o "choco" que muitos se queixam no sistema ETICS.
    Se a colagem com cordão e pontos em tijolo se torna praticamente obrigatória para corrigir pequenos empenos, o mesmo não acontece numa parede rebocada.
    • Jupy
    • 28 março 2023

     # 13

    Colocado por: SEEINGo mesmo não acontece numa parede rebocada.

    Desde quando é obrigatório fazer colagem integral em paredes rebocadas?
    • Jupy
    • 28 março 2023 editado

     # 14

    Colocado por: SEEINGInteressante seria partilhar porque o faz! Qual a vantagem?


    Colocado por: Jupyenquanto aplica cola integral numa placa eu aplico cola em cordão perímetral e pontos em duas placas
  7.  # 15

    Colocado por: JupyDesde quando é obrigatório fazer colagem integral em paredes rebocadas?

    E eu disse onde que era obrigatório?
    Apenas dei a minha opinião 🤷‍♂️
    • Jupy
    • 28 março 2023

     # 16

    Colocado por: SEEINGE eu disse onde que era obrigatório?

    Andou lá perto: -))
 
0.0208 seg. NEW