Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Aos técnicos de estruturas
    Tenho um muro em alvenaria de bloco de cimento 50x20x15 assente numa vida de fundação com 4 ferros de 12, com 1,00 m de altura e uma extensão de aproximadamente 30,00m
    tem cerca de 6 meses de construção e apareceram umas fissuras na vertical.
    Qual poderá ser a causa.
    A viga existe mesmo.
    Não me pareçe que possa ter havido assentamento da mesma pois foi assente sobre terreno "rijo"
      Muro.jpg
  2.  # 2

    não tem pilarestes de quando em quando??? é que é uma grande extensão de muro de alvenaria mesmo com fundações e como tal precisaria de "interrupções"precisamente para não fissurar.
  3.  # 3

    zedasilva e não fizeram pilares pelo meio? isso é meio caminho andado para acontecer isso, e ainda por mais em 50 metros.
    isso demonstra movimentos transversais.
  4.  # 4

    Ups.
    Desculpem. tem pilares de 15x15 com 4 ferros de 12 afastados 5,00m entre eles e uma viga de coroamento igual á viga de fundação
  5.  # 5

    Isso é algo normal, haver algumas fissuras. 6 meses atrás era Agosto... Altas temperaturas provocam uma secagem mais rápida, logo maior tendência para algum fissuramento. Agora, se é uma fissura superficial e muito fina, é normal. Se são fissuras profundas e grandes (tipo a ver o tijolo), já é mais preocupante!
  6.  # 6

    Boas

    Localização das fissuras relativamente às ligações parede / pilares? Aparecem em todo o muro? Dimensão da viga de fundação?

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 7

    A localização das fissuras é aleatoria sendo que existem fissuras a meio de dois pilares consecutivos, mas tb a cerca de 20 cm de um dos pilares.
    A vida fe fundação deve ter cerca de 30x30.
    Não houve projecto para estes muros pois são muros de divisão de estremas nem os mesmo estão sujeitos a cargas resultantes de terras encostadas.
    São micro fissuras mas sim o muro esteve exposto às temperaturas elavadas do nosso passado verão
  8.  # 8

    Boas

    São micro fissuras mas sim o muro esteve exposto às temperaturas elevadas do nosso passado verão

    Também estou de acordo que essa possa ser a causa mas só por via das dúvidas:

    A localização das fissuras é aleatoria sendo que existem fissuras a meio de dois pilares consecutivos, mas tb a cerca de 20 cm de um dos pilares.


    Nota algum padrão na distribuição das fissuras, por exemplo, junto aos pilares fissuras na parte superior do muro e entre pilares na parte inferior? Ou o contrário? Ou nenhum padrão?

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 9

    As fissuras são de alto a baixo do muro.
    De um dos lados não está rebocado pk é o lote vizinho e ele vai fazer um muro junto.
    Desse lado dá para ver que a fissura é tb na zona da viga de coroamento e não só no reboco.
  10.  # 10

    Como não está rebocado por um dos lados, pode provocar infiltrações e humidade no reboco o origina duas situações: maior coeficiente de dilatação térmica linear e ciclo gelo/degelo.
  11.  # 11

    Colocado por: pc saldanhaComo não está rebocado por um dos lados, pode provocar infiltrações e humidade no reboco o origina duas situações: maior coeficiente de dilatação térmica linear e ciclo gelo/degelo.


    Bem essa pode ser uma explicação até pk o lado que não está rebocado è a norte.
    Contudo no muro da outra extrema a patologia é a mesma e neste caso e foi construido colado ao muro do vizinho.
    Não existe qualquer tipo vedação entre os dois, pelo que é normal que exista alguma infiltração entre eles e que possa provocar esse fenómeno de dilatação térmica
  12.  # 12

    Boas

    Não me parece que seja problema da viga, pelo que a razão deve ser a retracção excessiva do betão no processo de cura (parto do princípio que o bloco foi colocado de forma a matar as juntas (desencontradas).

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

    Sim o bloco foi assente com as juntas desencontradas pelo que as fissuras não são pelas juntas.
    Tb estou inclinado para um fenomeno de retração excessiva do betão.
    Mas como as fissuras são todas na vertical pensei que poderia haver outra razão qualquer
  14.  # 14

    Bom, ok e qual a solução, é q o meu muro está na mesma, e são fussuras de 5mm.
  15.  # 15

    Como não foram feitas juntas de fraccionamento para garantir a absorção da retração do reboco e as dilatações térmicas a solução passa por aplicar uma pintura de base elástica, preferencialmente foto-reticulante, após o tratamento das fissuras existentes.

    Nota: Apenas após garantir que não existem infiltrações nem capilariedade.
  16.  # 16

    E para reforçar a estrutura?
 
0.0156 seg. NEW