Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Resumindo: no caso de no divórcio um querer ficar com a casa e o outro até estar disposto a aceitar, como é que funcionaria?

    A parte que quer ficar com a casa tem o ordenado menor mas tem um bom fiador.

    A parte que quer sair só quer, pelo menos para já, ajuda para dar entrada noutra casa (à volta de 50mil euros).

    Vendendo a casa pelo valor de mercado e dando o valor ainda em crédito ao banco sobrariam 63 mil para dividir pelos dois.

    Eu sei que o mais fácil era vender, fazer contas e dividir tudo. O casal está de boa fé a tentar resolver tudo.

    Alguém tem por aí alguma ideia que possa ajudar nesta situação?

    Obrigado
    • smst
    • 28 março 2023

     # 2

    Se você aceitar pagar 50.000€ à outra parte mesmo ela só tendo direito a 31.500€, realmente a outra parte estará a fazer um bom negócio.
    Agora você acha que consegue suportar a prestação actual e ainda ter disponiveis os 50.000€ para dar à outra parte?
    É tudo muito bonito, mas normalmente nenhuma das partes tem dinheiro para comprar a parte do outro, por isso na maioria dos casos é melhor vender, liquidar o empréstimo e dividir o que sobrar, assim cada um refaz a sua vida.
  2.  # 3

    Colocado por: AzulnautaA parte que quer sair só quer, pelo menos para já, ajuda para dar entrada noutra casa (à volta de 50mil euros).


    mas é a casa nova que custa 50mil, ou é a entrada que é de 50mil ?


    Colocado por: AzulnautaAlguém tem por aí alguma ideia que possa ajudar nesta situação?


    não há muito a dizer, se uma das parte tem interesse em ficar com a casa é chegarem a um valor que ambos estejam de acordo e ver se o banco aprova a operação. Ou então vender a casa, pagar o empréstimo e dividir o que sobra.
  3.  # 4

    A casa nova custa bem mais que 50 mil.

    O banco já disse que a parte interessada em ficar com a casa não tem capacidade financeira para tal, está agora a analisar se é possível com um fiador a dar backup.

    Agora uma ideia talvez ridícula mas que me surgiu: se os pais dessa parte interessada decidirem ficar com a casa o banco aceitava a troca de nome? Porque em termos financeiros não havia problema.

    Claro que a outra parte teria de aceitar o acordo e receber na mesma a torna dela para poder seguir a sua vida.
 
0.0112 seg. NEW