Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Gostaria de saber qual a melhor opção para a instalação de painéis solares para carregar um carro em casa.
    Tenho um turismo rural, e iremos fazer mais três vagas de estacionamento, e será nessas três vagas onde pensamos colocar os painéis.
    Qual a melhor opção de instalação? Empresas? Galp, Edp?
    E orçamentos, alguém já pediu?

    Obrigado e boa noite mais uma vez!
  2.  # 2

    Painéis para carregar carros são iguais a painéis para consumo da casa, sem tirar nem pôr ;-)
    Em princípio as soluções dos comercializadores não são as melhores em termos de preço, apesar de terem condições de pagamento normalmente mais "simpáticas".

    Eu sugeria contactar instaladores de solar da zona a fim de comparar valores.
    Não esquecer que os painéis só produzem quando há sol e os carros normalmente estão estacionados ao fim do dia/noite.
    Para carregar um carro precisa de ter uns 2,3kW no mínimo pelo que deve dimensionar uns 5kW para ter produção em excesso e assim cobrir o carregamento também fora das horas de pico (senão só ali no pico da hora de almoço é que gera energia suficiente).
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 3

    Sobredimensionar não faz sentido nenhum nesta situação e nunca vai ter retorno. É um turismo rural, só muito pontualmente vai ter clientes com carro elétrico, a maior parte dos dias vais estar a injectar na rede.
  4.  # 4

    Primeiro, é de louvar a sua preocupação tanto em energias alternativas como na mobilidade elétrica.
    Sugiro publicitar a possibilidade de carregamento no seu estabelecimento.
    Eu, como muitos proprietários de VE, damos prioridade a alojamentos onde nos é possibilitado o carregamento.
    Não sei o que está em ponderá em colocar, mas sugiro apenas e só, uma tomada CEE16A em cada um dos postos de estacionamento e depois, os seus clientes usam o cabo portátil para o carregamento do seu VE.
    Chega e sobra para as necessidades normais dos seus clientes.

    Colocar painéis com o único propósito de possibilitar carregamento de VEs é a meu ver do ponto económico errado.

    Tenho dois VEs e painéis solares (3,92kWp) e ou carrega apenas um a 16A ou os dois a 10A em simultãneo quando há sol.
    Como tenho também duas baterias, consigo carregar mesmo a 16A por algumas horas sem usar a energia da rede, assim haja sol.
    E posso fazer isso porque estou em trabalho remoto e posso colocar os VEs a carregar quando há sol.
    S não estivesse em casa, a partir das 12:00 tinha as baterias carregadas e desperdiçava o investimento. Aqui, a alternativa seria vender para minimizar o investimento.

    Em férias, por norma, não passamos o dia no local onde pernoitamos... portanto, serão poucas as vezes que irão carregar durante o dia.

    Sugiro algumas hipóteses:
    - baixo investimento: painéis apenas para eliminar o standby ~500W (retorno na casa dos 4 anos ou menos)
    - alto investimento: painéis na casa dos 4kWp e vender o excedente (retorno na casa dos 10 anos ou menos)

    Sugiro também procurar a fornecedora de energia mais em conta para consumo para lhe reduzir ainda mais a sua fatura.
 
0.0103 seg. NEW