Sou proprietário de uma fração em prédio. No final de Dezembro (para acabar o ano em grande) deparamo-nos com uma inundação na cozinha. Depois de limpar toda a cozinha e a tubagem, voltava a encher. Fui ver os canos dos resíduos do wc do prédio e estavam cheios. Após o desentupimento pensei que tudo estaria resolvido. Infelizmente não. No dia seguinte nova inundação. Contactei a empresa que gere o condomínio e descobriu-se que o cano do prédio estava entupido e como sou a 1a habitação, saia tudo na minha fração. Lá se desentupiu a custo, chamando os profissionais. Nos dias seguintes verifiquei o apodrecimento das partes baixas dos móveis de cozinha e continua degradação. Mandei email para a empresa do condomínio a reportar o sucedido e quais as medidas que deveriam ser tomadas. NÃO RESPONDERAM. Passado algum tempo mandei novo email e nenhuma resposta novamente. Mandei um último mail e avisando que se não respondessem iria fazer as obras necessárias e descontar no valor do condomínio e SÓ aí se dignificaram a responder. Alegando que deveria ter acionado o seguro da minha habitação nos 8 dias seguintes. Ora se só me respondem quase 3 meses depois, é impossível. Funciona mesmo assim como eles afirmam ou querem passar a despesa para mim??
O seu seguro particular não poderá contemplar a cobertura necessária para os danos que relata.
É que, os danos ocorridos não foram provocados por uma sua canalização privada, mas sim por uma canalização do condomínio. Neste caso, trata-se e recai sobre o condomínio, de uma responsabilidade civil para com terceiros. Se o condomínio tiver um seguro colectivo deve ser este accionado. Se não existir esse seguro colectivo, deve ser imputado a todos os condóminos a indemnização pelos seu danos.