Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite ,


    Desde já agradeço a todos que para este tópico possam partilhar algumas experiências.

    A minha obra ainda nem a meio se encontra e o Empreiteiro de um momento para o outro começou com postura de ameaços verbais de que ia ter que aumentar o orçamento fornecido em 2022 e adjudicado no mesmo ano , por onde eu DO me posso basear em termos legais do que o Empreiteiro pode e qual a percentagem passiva de aumento?!

    Por outro lado existem também algumas ameaças de que eu teria que procurar outro empreiteiro para terminar a obra , em termos legais como se processa esta etapa sendo que se eu não aceite cessar o contrato e sim o Empreiteiro a efetuar?! Em termos legais ou não legais o que pode ou não ser feito?!
    A obra já deveria estar muito mais avançada , em termos contratuais eu tenho como o penalizar tendo em conta os prazos estabelecidos no orçamento ?!

    Obrigado a todos.

    Saúde ;)
  2.  # 2

    Depende das cláusulas que tem no contrato de empreitada.
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteDepende das cláusulas que tem no contrato de empreitada.


    Menciona que:
    podem justificar‐se alterações aos
    mesmos, e consequentemente a revisão do seu custo final.
  4.  # 4

    Infelizmente este é só mais um caso dos que por aqui aparecem e que cada vez se ouve mais.
    Espero que não seja dos que tem pagamentos adiantados ao empreiteiro.
    Ainda dizem por aqui que não é preciso garantias e que é normal pagar adiantado.
    Enfim espero que tudo lhe corra pelo melhor.
    Concordam com este comentário: Casinha2020, treker666, ricardo.rodrigues
  5.  # 5

    Colocado por: TelhadoAinda dizem por aqui que não é preciso garantias e que é normal pagar adiantado.

    Não diga disparates.
  6.  # 6

    Colocado por: TelhadoInfelizmente este é só mais um caso dos que por aqui aparecem e que cada vez se ouve mais.
    Espero que não seja dos que tem pagamentos adiantados ao empreiteiro.
    Ainda dizem por aqui que não é preciso garantias e que é normal pagar adiantado.
    Enfim espero que tudo lhe corra pelo melhor.


    Para dançar o Tango têm de ser pelos menos dois.

    O Casinha2020 que diga ao empreiteiro, para agora no contrato colocar garantias reais.

    Do que se vê por aí, já é difícil arranjar empreiteiros, quanto mais exigir "garantias".
    Concordam com este comentário: Casinha2020
  7.  # 7

    Colocado por: Varejote

    Para dançar o Tango têm de ser pelos menos dois.

    O Casinha2020 que diga ao empreiteiro, para agora no contrato colocar garantias reais.

    Do que se vê por aí, já é difícil arranjar empreiteiros, quanto mais exigir "garantias".
    Concordam com este comentário:Casinha2020


    Agora não. Era antes.
    Mas pronto eu estou enganado é siga pa frente e continuar a ouvir estas tristes histórias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  8.  # 8

    Colocado por: Telhado

    Agora não. Era antes.
    Mas pronto eu estou enganado é siga pa frente e continuar a ouvir estas tristes histórias.


    Eu não disse que está enganado, o problema é os empreiteiros/promotores aceitarem certas garantias.

    Como já disse em outro tópico, quando andei a ver moradias, terrenos com projeto aprovado que o construtor/promotor, fazia a empreitada e vi como é que a banda toca.
  9.  # 9

    Colocado por: Telhado

    Agora não. Era antes.
    Mas pronto eu estou enganado é siga pa frente e continuar a ouvir estas tristes histórias.
    Nao está enganado, mas neste momento que tem a faca na mão são os empreiteiros.
    Vai la com mil e um exigência e alguns não estou para o aturar viram-lhe as costas.
    Outros, até podem aceitar as condições mas leva com um aumento de preço correspondente.

    Da experiência que tenho, os empreiteiros não estão para coçar a cabeça neste momento. Ou se dança a música deles ou se começar com exigências de pormenores xpto ou condições contratuais eles partem para outro cliente menos complicado.
    Infelizmente é o que tenho sentido.
    Neste caso em concreto o empreiteiro para falar assim provavelmente já tem dinheiro a mais do lado dele e um contrato que o salvaguarde, mais um DO que vai passar umas noites sem dormir.
    Concordam com este comentário: Casinha2020
    • snob
    • 29 março 2023

     # 10

    O DL 36 de 2022 só se aplica a contratos públicos, contudo, na minha opinião pode servir de referência e apoio na renegociação de um ajustamento de preço numa obra particular.

    Cada caso tem as suas particularidades, eu na minha obra sofri um ajustamento de cerca de 10%.

    Pelo menos na serralharia e carpintaria, se forem tratadas e adjudicadas diretamente pelo DO poderá poupar alguns euros valentes.

    Para terminar, se for buscar outro empreiteiro para concluir a obra, provavelmente vai sair mais caro.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casinha2020
  10.  # 11

    Colocado por: DR1982Nao está enganado, mas neste momento que tem a faca na mão são os empreiteiros.
    Vai la com mil e um exigência e alguns não estou para o aturar viram-lhe as costas.
    Outros, até podem aceitar as condições mas leva com um aumento de preço correspondente.

    Da experiência que tenho, os empreiteiros não estão para coçar a cabeça neste momento. Ou se dança a música deles ou se começar com exigências de pormenores xpto ou condições contratuais eles partem para outro cliente menos complicado.
    Infelizmente é o que tenho sentido.
    Neste caso em concreto o empreiteiro para falar assim provavelmente já tem dinheiro a mais do lado dele e um contrato que o salvaguarde, mais um DO que vai passar umas noites sem dormir.


    Eu entendo o que diz e provavelmente vai continuar assim até os DO’s tomarem medidas.
    Já disse e repito um DO sem casa ou na casa antiga adapta-se uma empresa sem trabalho fecha e demora muito pouco tempo.
  11.  # 12

    Colocado por: Telhado

    Eu entendo o que diz e provavelmente vai continuar assim até os DO’s tomarem medidas.
    Já disse e repito um DO sem casa ou na casa antiga adapta-se uma empresa sem trabalho fecha e demora muito pouco tempo.
    pois claro que se a procura pelos construtores abrandar a coisa muda, serão os empreiteiros a ter de se adaptar, é a lei da oferta vs procura a funcionar.
    Mas isso é em tudo assim
  12.  # 13

    Colocado por: VarejoteDepende das cláusulas que tem no contrato de empreitada.


    Colocado por: Casinha2020Menciona que:
    podem justificar‐se alterações aos
    mesmos, e consequentemente a revisão do seu custo final.


    então o empreiteiro está no direito dele.

    no entanto você tb pode ter uma conversa franca com ele, porque ele aumenta os preços, mas o banco não aumenta o valor do empréstimo, pelo que a corda não dá para esticar para os dois lados sem partir.

    por outro lado se ele abandonar a obra você tb não tem garantia de arranjar outro empreiteiro com preços mais baratos, pelo que está numa encruzilhada
    Concordam com este comentário: Casinha2020
 
0.0184 seg. NEW