Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: marco1DR

pense um pouco, pode ter os apoios a meio desse grande vão nos dois lados, um estará sempre a funcionar quer aberta ou fechada e o outro ao abrir fica momentaneamente suspenso até "chegar novamente a "terra" firme apos a abertura total.
    Concordam com este comentário:DR1982
    sim, isso sim.
    Tem de garantir que nao haja peso em cima quando a estrutura abrir, e claro que pelo menos aguente com o próprio peso dirante a abertura, mas sim, tem razão!
  2.  # 42

Alias pode colocar vários apoios para ir sempre auxiliando ao longo da abertura
    • vf74
    • 8 abril 2023 editado

# 43

Colocado por: vf74Mas como ? Coloco 4 guias com rodas a meio?

A abrir na mesma em bloco mas como se fossem 2
      sketch1680962203531.png

Com 4 guias?
    Com mais rodas?
      sketch16809622035312.png
  3.  # 44

Sendo elemento único, dificilmente precisará de uma guia de suporte, pois só tem de suportar o seu próprio peso durante a abertura/fecho. Só tem que ter suporte longitudinal, tanto na posição de totalmente aberto e na posição de totalmente fechado.
    • vf74
    • 8 abril 2023 editado

# 45

Mas se for sem rodas .

Que alternativa falam ?alguma patilha que desça,tipo descanso bicicleta?
      b25a0bbd-6062-4fc1-a976-ef874cb71b2a2.png
  4.  # 46

pode ter esfera que roda para todo o lado
    pode ter apenas rodas nos topos e sim uns descansos quando tiver na posição
    há muita forma de dar a volta ao texto
  5.  # 47

A esfera não resulta, como vai abrir para a relva , e já vou ter de fazer apoio para 2 calhas.

Faria mais sentido o descanso, basta um pequeno apoio
    • vf74
    • 8 abril 2023 editado

# 48

Vi isto, soldado por baixo, pode ficar invisível e fazer o efeito .

Dá para 2000Kg

Aberto na relva precisa apenas de um pequeno apoio
      a9c36dea-95eb-11ea-bf47-b8ca3aa7cc83.jpg
  6.  # 49

Colocado por: DR1982como? Como é que vai meter apoios no meio da piscina?

Are we thinking yet…
  7.  # 50

Colocado por: Joao DiasAre we thinking yet…
    nada disso, repara que eu antes de falar perguntei el que direção o Deck abria, fiquei com a ideia que era no sentido do comprimento
  8.  # 51

Colocado por: DR1982nada disso, repara que eu antes de falar perguntei el que direção o Deck abria, fiquei com a ideia que era no sentido do comprimento

A direcção da abertura não tem que implicar com a carga.

Com as ripas nessa direcção a vermelho, a flecha é só nessa distância, assumindo que, tanto na posição totalmente aberta como na totalmente fechada, tem apoio nas 2 arestas longas. Tb pode fazer uma peça única e não precisa de dividir em dois, como está na imagem.

Para abrir/fechar como está na imagem, será preciso apoio nas arestas curtas, mas somente para o rolamento.
    Isto, claro, se não houver carga durante o movimento de abertura/fecho, pois os requisitos são apenas para o próprio peso, o que me parece à partida, desprezável.

Se tiver carga permanente, a conversa é outra, claro.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  9.  # 52

Mas a ideia seria o deck poder ser utilizado, tanto fechado como aberto.

E o que me preocupa é aquele vão de 8 metros, se não tiver apoio vai acabar por deformar
  10.  # 53

Colocado por: vf74Mas a ideia seria o deck poder ser utilizado, tanto fechado como aberto.

Como descrevo, pode ser utilizado tanto fechado como aberto.

Apenas não poderia ser usado (ter carga) durante o procedimento de abertura/fecho.
    A sua ideia seria ter uma carga permanente? Por exemplo, mobília, bases de chapeu de sol, ou assim?
  11.  # 54

Colocado por: pguilherme
    Como descrevo, pode ser utilizado tanto fechado como aberto.

Apenas não poderia ser usado (ter carga) durante o procedimento de abertura/fecho.

Acho que tem toda a razão e a sua solução só implica resolver a posição dos apoios durante o movimento - nada louco de resolver mas não assim tão simples também. Verdadeiramente não vejo o dilema de fazer uma cobertura destas dimensões. Agora, requer pensar bem nos mecanismos, cargas e certamente algum cuidado durante a transformação.
  12.  # 55

Colocado por: zemvpferreirasó implica resolver a posição dos apoios durante o movimento

Durante a transformação, apenas precisa de algum tipo de rolamentos nas arestas curtas.
    Estes até podem estar permanentemente em contacto com o chão, sendo apenas necessário algo para travar/trancar o movimento após a transformação.

Quanto aos apoios nas posições de totalmente aberta/totalmente fechada, até pode ser uma pequena ranhura que faz ambos de travão de movimento e de rebaixo para que os apoios nas arestas longas assentem no pavimento...

No todo parece-me um desafio trivial.
    Há muita maneira de chegar ao resultado, é só uma questão de explorar a mais fácil e a que melhor se adequa.

Só para baralhar: a ideia deste deck é para segurança de crianças ou por uma questão de espaço?
  13.  # 56

Colocado por: pguilherme
    A direcção da abertura não tem que implicar com a carga.

Com as ripas nessa direcção a vermelho, a flecha é só nessa distância, assumindo que, tanto na posição totalmente aberta como na totalmente fechada, tem apoio nas 2 arestas longas. Tb pode fazer uma peça única e não precisa de dividir em dois, como está na imagem.

Para abrir/fechar como está na imagem, será preciso apoio nas arestas curtas, mas somente para o rolamento.
    Isto, claro, se não houver carga durante o movimento de abertura/fecho, pois os requisitos são apenas para o próprio peso, o que me parece à partida, desprezável.

Se tiver carga permanente, a conversa é outra, claro.
    Concordam com este comentário:zemvpferreira
    a estrutura precisa de ser pelo menos suficientemente resistente para aguentar o deck durante a abertura, alture el que perde apoio, se abrisse na outra direção em momento algum perdia apoio.
  14.  # 57

É suposto que este Deck só role, ou seja, só se movimente horizontalmente, ou que também desça quando está a tapar a piscina?

Ou seja, tu queres ver uma escada para subires acima da piscina ou queres um deck liso que suba e deslize para a esquerda?

Em ambas me parecem situações fáceis de resolver. Estrutura em aço, uma calha no fundo da piscina e depois uma roda plástica no lado de cá, com uma inclinação de 30% no direção em que deslocados a estrutura
  15.  # 58

não é preciso nada disso, a estrutura tal como já referi atras só fica "desapoiada" momentaneamente num dos lados enquanto se processa o deslocamento.
    mesmo isso há ainda forma de nunca ficar desapoiada com recurso a uma viga movel em metal acoplada por baixo á estrutura.
  16.  # 59

Colocado por: marco1não é preciso nada disso, a estrutura tal como já referi atras só fica "desapoiada" momentaneamente num dos lados enquanto se processa o deslocamento.
    mesmo isso há ainda forma de nunca ficar desapoiada com recurso a uma viga movel em metal acoplada por baixo á estrutura.

Sem um GIF cad não estou a ver a cena.
  17.  # 60

não é preciso gifs, imagine uma viga no meio da piscina por baixo da estrutura em que esta, neste eixo, rola por intermedio de rolamentos até á posição de o deck aberto, depois é só empurrar a tal viga para baixo do mesmo. Mas tal como já disse não é preciso esse apoio, já basta as calhas no topos mais pequenos e num dos lados compridos ter um apoio ( que desliza tambem) a meio que nunca vem para cima da água como é logico.

0.0266 seg. NEW