Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

em resumo.. os preços da construção deram cabo de todos nós..
  2.  # 102

realmente
    • snob
    • 12 abril 2023

# 103

Colocado por: reator22Também me foi dito que conseguia por 150k, (ja tinha terreno com muros) mas por este andar vai bater nos 230-250k dependendo se deixo tudo pronto ou não. Se tivesse comprado na altura tina poupado bastante, moradias de 180K aqui na zona em 2019 estão hoje a 250-270K.

Na construção, quando se pedem estimativas e se diz que temos um orçamento limitado, há muitos profissionais a dizerem que é possível construir mais barato e dentro do tal orçamento limitado. Contudo muitos têm noção que estão a enganar as pessoas. Só que se ninguém avançar com obras, esses profissionais também ficam sem trabalho.
  3.  # 104

Colocado por: reator22Outra coisa que o arquiteto mencionou foi pessoal a pedir projeto porque empresas deram um estimativa por alto (sempre baixa) e depois quando vão a pedir orçamento a serio percebem que gastaram dinheiro com arquiteto para nada porque não dá para construir, o orçamento final é muito mais alto.
    Conheço pelo menos 3 casais nessa situação, fizeram projeto, provaram o sonho, receberam os orçamentos, e meteram os projetos na gaveta porque os "orçamentos assim por alto" bateram sempre errado por largas dezenas de milhares de euros.
    Num dos casos, queriam gastra no maximo 180k, e levaram essa premissa para o arquiteto. Orçamento mais baixo: 325k + IVA.
    Concordam com este comentário: JMHouse
  4.  # 105

Colocado por: Bragas V

Voce está mesmo transtornado com esta história da construção.. 😃

Estou mesmo! :) isto de escrever a correr! Nem acredito que estamos em 2023...
  5.  # 106

Quando pensei um construir uma moradia de orçamento bem limitado, fui ao gabinete de arquitetura e expus essa mesma limitação.
    Como primeiro esboço da moradia fui ter com um construtor a perguntar o que podia modificar para baixar o preço, já que ele me disse logo que ia ficar mais caro do que eu podia pagar.
    Tirei quase todas as "gorduras" arquitetônicas e mesmo assim ficou mais caro 20% do que estava a contar, mas poupei mais de 25.000,00 € ao retirar algumas "mariquices".
    Esteticamente a moradia não vai ficar tão "moderna" como o primeiro esboço, mas só assim consegui seguir em frente e dei importância mais à funcionalidade do que à estética.
  6.  # 107

Colocado por: zepedro1972Quando pensei um construir uma moradia de orçamento bem limitado, fui ao gabinete de arquitetura e expus essa mesma limitação.
    Como primeiro esboço da moradia fui ter com um construtor a perguntar o que podia modificar para baixar o preço, já que ele me disse logo que ia ficar mais caro do que eu podia pagar.
    Tirei quase todas as "gorduras" arquitetônicas e mesmo assim ficou mais caro 20% do que estava a contar, mas poupei mais de 25.000,00 € ao retirar algumas "mariquices".
    Esteticamente a moradia não vai ficar tão "moderna" como o primeiro esboço, mas só assim consegui seguir em frente e dei importância mais à funcionalidade do que à estética.
    eu acho que o ideal é começar sempre por baixo. Estimar gastar 120k para gastar 190k. E ajustar o orçamento dessa maneira. Quando pensei em construir pedimos ao arquiteto para ser por volta dos 130k, já precavendo eventuais contratempos e os típicos "já agora mais isto", foi o melhor que fizemos. Com todas as subidas de materiais e a conjuntura actual devemos conseguir por volta dos 180k +/-
  7.  # 108

Para além do preço é importante perceber se estamos a pagar mais do que a média... Na minha situação sinto que estou a pagar 250 por uma coisa que não vale 200 se fosse vender.
    Concordam com este comentário: Vert.olive
  8.  # 109

Colocado por: Cati82Boa noite.
    Devido aos as anos que eu e o meu marido temos, e rendimentos baixos, o banco só nos empresta 120mil euros para a construção de uma casa. Nós temos já o terreno, com eletricidade, saneamento e água, está tudo mesmo ao lado e é só puxar para o local da construção, se assim acontecer. Portanto a nossa dúvida é se conseguiremos construir uma casa de linhas quadradas, com 3 quartos, duas casas de banho, uma delas na suite e sala de jantar, estar e cozinha tudo junto, sendo que queremos todo o chão da casa em azulejo, por 120mil euros. Eu sei que é muito difícil responder a esta pergunta, mas o empreiteiro com quem falei diz que também não me pode dar valores sem projeto, ou seja, não vou gastar dinheiro num projeto se não sei se conseguirei fazer a construção...
    Alguém com casas semelhantes por aqui que me dê umas luzes?
    Obrigada.

Olá,

Eu estou na fase de construção, pelo que lhe posso dar uma ideia:
    Conte com 10.000€ iva inc. para para projeto, alvará, ligação à rede energia e aguas e o custo de escritura inicial do banco

Depois em estrutura em casa térrea muito económica necessita 40.000 + iva
    Finos sem louças de WC 35.000 + iva
    Pichelaria mínimo de 5000€ + iva para 2 WC
    Carpintaria 21.000 casa até 130m^2
    Janelas e portas exteriores 9.000 + iva

falta arranjos exteriores + de 20.000

Deve-me estar a escapar coisas, mas para uma casa de 130m^2 conte com:
    10.000€ antes de começar a assentar o 1º bloco
    130.000 + Iva para a casa
    20.000 para imprevistos

Isto acima a cortar muitíssimo no que se escolhe dos materiais.
  9.  # 110

Colocado por: Na_mouch

Olá,

Conte com 10.000€ iva inc. para para projeto, alvará, ligação à rede energia e aguas e o custo de escritura inicial do banco

20.000 para imprevistos

Isto acima a cortarmuitíssimono que se escolhe dos materiais.

Amigo, da forma que andam aí os pato bravos, esses 130 são só para a estrutura, sem paredes 🤣
  10.  # 111

Colocado por: HAL_9000Conheço pelo menos 3 casais nessa situação, fizeram projeto, provaram o sonho, receberam os orçamentos, e meteram os projetos na gaveta porque os "orçamentos assim por alto" bateram sempre errado por largas dezenas de milhares de euros.
    Num dos casos, queriam gastra no maximo 180k, e levaram essa premissa para o arquiteto. Orçamento mais baixo: 325k + IVA.

Comigo foi igual. Também me assusto cada vez que recebo orçamentos. E, foi com projeto de execução para não haver derrapagens. Também já pensei em desistir se não fosse a necessidade de construir rapidamente.
  11.  # 112

Eu nunca acreditei nos valores que o arquiteto e o empreiteiro me davam. Sabia que ia gastar bem mais e por isso é que não considero que houve grande derrapagem. É que as minhas contas sempre foram muito diferentes das deles. Um exemplo é a carpintaria: o empreiteiro dizia que gastaria cerca de 15000 euros mas eu sabia que nem com o dobro, e por isso não fugiu ao meu orçamento. E em algumas coisas como é o caso das cerâmicas e loiças de casa de banho, gastei menos do que o que tinha estipulado. Mas tive a derrapagem dos alumínios, porque apesar de colocar exatamente a mesma coisa que tinha orçamentado inicialmente, no final de 2022 , custaram mais 10000 euros do que no início de 2021.
    Concordam com este comentário: snob
  12.  # 113

Colocado por: Na_mouch

Olá,

20.000 para imprevistos

Isto acima a cortarmuitíssimono que se escolhe dos materiais.

Desculpe meu caro, mas este seu post está longe de estar "namouch".

Com exceção dos arranjos exteriores, que dependendo de um milhar de coisas, até pode conseguir com muito enos que 20K, tudo o resto tenho dificuldade em perceber esses valores.

Estrutura por 40K?
    Fino por 35K?
    Janelas e portas 9K?

um de nós os dois está muito longe da realidade.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
    • snob
    • 12 abril 2023

# 114

Colocado por: alexandrapinheiropor isso é que não considero que houve grande derrapagem

No meu caso a derrapagem tem sido na mão de obra do ladrilhador, ainda por cima optei por cerâmico na sala e cozinha.
    E como o chão não estava bem nivelado, gastei mais material para endireitar aquilo em condições.
    As casas de banho igual, o que derrapou foi a mão de obra.
    Na carpintaria já tinha noção que a qualidade paga-se bem.
  13.  # 115

Carpintaria portas interiores cerca de 500€ ja por cima, roupeiros e cozinha a 200€ m2 de frente
    • snob
    • 12 abril 2023

# 116

Colocado por: DR1982Carpintaria portas interiores cerca de 500€ ja por cima

+ IVA. Com puxadores Tupai, ferragens ocultas e fechadura magnética, é esse o preço.
    Mas se forem portas faceadas poderão ser mais caras.
  14.  # 117

Colocado por: snob
    + IVA. Com puxadores Tupai, ferragens ocultas e fechadura magnética, é esse o preço.
    Mas se forem portas faceadas poderão ser mais caras.
    portas até ao teto com meio fio para ficarem faceadas com painéis, etc etc
    Concordam com este comentário: snob
  15.  # 118

Colocado por: DR1982portas até ao teto com meio fio para ficarem faceadas com painéis, etc etc
    Concordam com este comentário:snob

No modelo chave na mao tenho recebido 400+iva para portas normais, na realidade parece que usam todos os mesmos ficheiros excel. Depois ainda levo com uma porta de 80€ do leroy
  16.  # 119

Colocado por: P@rAdiS3

No modelo chave na mao tenho recebido 400+iva para portas normais, na realidade parece que usam todos os mesmos ficheiros excel. Depois ainda levo com uma porta de 80€ do leroy
    por esse preço consigo eu portas até ao teto lacadas.
    Só disse 500€ para ser um número redondo
  17.  # 120

Colocado por: P@rAdiS3

400+iva é bem bom, só pode ser curto se quiser todas de correr...

0.0489 seg. NEW