Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: HAL_9000Conheço pelo menos 3 casais nessa situação, fizeram projeto, provaram o sonho, receberam os orçamentos, e meteram os projetos na gaveta porque os "orçamentos assim por alto" bateram sempre errado por largas dezenas de milhares de euros.
    Num dos casos, queriam gastra no maximo 180k, e levaram essa premissa para o arquiteto. Orçamento mais baixo: 325k + IVA.

E calaram-se?
    Então encomendaram um serviço que teria o valor alvo, e depois levaram com orçamentos do dobro? Não pediram ao arquiteto para refazer o projeto?
  2.  # 122

JCoimbra
    e será que seria possivel e de acordo com as necessidades funcionais que o casal pretendia?
  3.  # 123

Colocado por: JCoimbraE calaram-se?
    Então encomendaram um serviço que teria o valor alvo, e depois levaram com orçamentos do dobro? Não pediram ao arquiteto para refazer o projeto?

É a velha conversa de saber porque é que o preço aumentou. Se calhar foi culpa do Arquitecto, que quis fazer mais do que o cliente pode pagar só porque sim... ou se calhar foi pelos "já agoras" do dono de obra, ou pela especulação do empreiteiro e/ou agente imobiliário, agora é o Putin... etc etc... ou até foi tudo isto junto... esta lengalenga já tem barbas.
    Concordam com este comentário: marco1
  4.  # 124

Colocado por: marco1JCoimbra
    e será que seria possivel e de acordo com as necessidades funcionais que o casal pretendia?

Se não fosse possível, o mais sensato seria o arquiteto dizer aos possíveis clientes, que ou subiam o valor ou seria muito difícil cumprir com esse orçamento... e eles que decidissem... é lógico pelo menos para mim que não posso comer camarão ao preço de esparguete.
    Agora, uma coisa é uma pessoa pedir 150k para uma casa ao arquiteto, e depois receber orçamentos 10 ou no limite 20% mais altos, outra é receber orçamentos de mais 100%...
  5.  # 125

JCoimbra

e sabe-se lá o que se passou, pode ter sido muita coisa basta pensar no rol de hipoteses.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 126

Colocado por: JCoimbraE calaram-se?
    Não sei se barafustaram ou não, mas a verdade é que para já o projecto é um pasta bonita na gaveta.

Depois também não sei se valia a pena. Os DO indicam o orçamento que teem, mas depois tb vão pedindo coisas e a certa altura pode-se perder o pé de parte a parte, e não tenho a certeza que o arquiteto alerte devidamente para esse facto, ou que os DO tenham bem noção do custo de algumas soluções.
    Para dizer a verdade, não sei se neste momento algum arquiteto consegue na verdade fazer uma previsão do custo de uma obra com margem de 10%. Parece-me que a especulação é tanta que um projeto começado em janeiro e terminado em novembro, pode aumentar várias dezenas de milhares de euros, apenas pelo factor tempo.

No caso concreto da casa do orçamento de 180k, parece-me que o arquiteto seguiu a regra dos 1000 eur/M2 ( projeto de 2021, orçamento de 2022). Projetou um T3 de 180m2 de arquitetura moderna, a aproveitar devidamente a geografia do terreno. As areas pareceram-me contidas, e a planta muito funcional, indo ao limite de mobilar em 3D para que a fluidez fosse a melhor.

Eu posso dizer que estive com os projetos na mão,adorei,e até percebi uma vêz mais o que perdi no meu projeto em nao ter encontrado um profissional com aquela criatividade.

Problema? O orçamento mais barato foram os tais 325k +IVA.

Tendo em conta a zona, dá-me a impressão que alguns empreiteiros veem uns 3D mais pormenorizados e carregam logo no orçamento, porque "quem tem um projeto destes é porque pode pagar".
    Concordam com este comentário: marco1, N Miguel Oliveira
    • snob
    • 12 abril 2023 editado

# 127

Colocado por: DR1982por esse preço consigo eu portas até ao teto lacadas.

Com que espessura? Com que ferragens? Há muitos preços e material...
    Eu consigo a 370€ lacadas, mas com qualidade inferior

Ainda hoje estive numa grande loja que vende material de pichelaria a picheleiros e perguntei o preço que levam atualmente para montar uma BC.
    Resposta do dono "estamos a viver um tempo em que o pessoal anda todo a roubar, nem lhe vou dizer, sei que varia muito da boca de cada um". "Monte-a você que não custa nada, eu faço-lhe já um esquema e ainda ganha dinheiro para comprar a máquina de colar ppr"
    • sltd
    • 12 abril 2023

# 128

400 € por uma porta simples é um roubo.
    Concordam com este comentário: JMHouse
  7.  # 129

Colocado por: FabCardoso

400+iva é bem bom, só pode ser curto se quiser todas de correr...

Eu disse normais 405+iva , correr 930+iva

DR, Roupeiros é nos 350€/m2

Cada um tenta, agora com os bancos apertar é que já não se vão safar tanto
    • snob
    • 12 abril 2023 editado

# 130

Esta semana também estive numa grande empresa que só revende material de casa de banho para todo o País. Descobri que o preço dos contentores apesar de terem regressado ao preço habitual (redução de cerca de 75%), o material continua a ser vendido ao preço pós inflação / efeitos da guerra porque o patrão não quer abdicar dos lucros já que o material continua a sair. Isto deve acontecer com outras tantas empresas.
    Conclusão, no final da linha está o pobre DO a fazer das tripas coração para conseguir fazer a sua obra. Enfim, é o que temos...
  8.  # 131

Colocado por: sltd400 € por uma porta simples é um roubo.
    402+IVA foi quanto paguei há 2 anos por portas lisas de MDF laçadas a branco 200 * 85, montagem incluida. Se já tinha a ideia na altura que foi um roubo, agora confirmo. Mas tinha mais orçamentos e eram o mesmo valor quase
  9.  # 132

Colocado por: N Miguel Oliveira

É a velha conversa de saber porque é que o preço aumentou. Se calhar foi culpa do Arquitecto, que quis fazer mais do que o cliente pode pagar só porque sim... ou se calhar foi pelos "já agoras" do dono de obra, ou pela especulação do empreiteiro e/ou agente imobiliário, agora é o Putin... etc etc... ou até foi tudo isto junto... esta lengalenga já tem barbas.
    Concordam com este comentário:marco1

Mas é engraçado que estamos num fórum onde se defende que nos devemos fazer acompanhar de todo os tipo de técnicos para esta coisa da construção de uma moradia.. são engenheiros, fiscais, técnicos de todas as formas e feitios, e depois acontece uma situação destas e a culpa é do DO que não percebe (nem tem que perceber) patavina do assunto..

Pra que diabo são os técnicos, se na hora da verdade não há um único que esteja do lado do DO..
  10.  # 133

Caros:
    Esses valores para as portas é com as guarnições incluídas?
    • snob
    • 12 abril 2023

# 134

Colocado por: NielsBohrCaros:
    Esses valores para as portas é com as guarnições incluídas?

Claro, no sitio.
    Os aros podem ser em mdf ou madeira maciça daí a variação de preço
  11.  # 135

https://www.leroymerlin.pt/produtos/portas-janelas-e-escadas/portas-interiores/portas-de-bater/portas-de-bater/

ou se trabalha com produtos standard da loja ou fica tudo muito mais caro
    há uns anos atras compravam-se casas e construíam-se casas com estes produtos básicos e ninguem batia o pé, hoje em dia quer-se mais e depois chora-se
    é logico.
  12.  # 136

Colocado por: HAL_9000Pois :). Mas efectivamente em Viseu, a lareira assenta bem. E aquelas janelas sem proteção tornam a casa num forno de junho a setembro, por melhor que seja construida. Vá eram mais 7-8k, para resolver estas questões.

Sempre pode fazer o sombreamento recorrendo a arvores de folha caduca
  13.  # 137

Mas alguém tem coragem de meter MDF em portas?
    No minimo contraplacado maritimo…
  14.  # 138

Colocado por: Cati82
    No meu caso, isso não seria problema porque temos um barracão no terreno e perto do local onde pretendemos construir, que serve para arrumar de tudo um pouco... Desde batatas, cebolas, trator, alfaias, móveis de sala de jantar que atualmente não uso, etc. Tem o espaço bem divido e serve para tudo isso porque a casa onde atualmente vivo tem 152m2, mas muito mal divididos. É uma casa reconstruída, mas antiga e que nos fica cara, até pelo facto de não ter forma de criar isolamento viável para baixar consumos.
    E posso dar-lhe um exemplo: usamos 2 aquecedores a óleo, e temos uma lareira, na lenha gasto cerca de 700€ por inverno e bola conta da luz são cerca de 120€ nos meses mais frios. Para aqui colocar um aquecimento, ou ficava com os tubos todos de fora a servirem de decoração à casa, ou colocava ar condicionado, não havendo boa isolação, é deitar dinheiro fora.
    Portanto, a longo prazo, e a meu ver, acabo por ter algum benificio.
    Ainda não fui a nenhum banco, foi um intermediário que me pôs a par da situação, por isso ter a ideia dos 120mil, mas pode até nem ser esse valor...
    Concordam com este comentário:HAL_9000

De certeza que não dá para criar isolamento?

Se for feito de forma correta consegue isolar bem a casa e sem gastar uma fortuna.

O problema de isolar termicamente casas "antigas" é a utilização dos capotos, ficando a casa dentro de sacos de plástico.

A título de exemplo:
    Se isolar a casa com 1cm de argamassa "secil isodur one" tem o mesmo isolamento térmico que um bloco de cimento com 35cm, mas pode usar espessuras maiores.
    Se colocar tetos pladur na casa toda (+-4000€) e lá de rocha por cima do pladur (750€) passa a sentir logo a diferença
    no conforto
  15.  # 139

Mas de forma rápida, extremamente eficaz e muito barata é, caso tenha sótão, colocar lá de rocha no chão do sótão.
    A lá de rocha de 5cm anda na ordem dos 2€/m^2, o que gastaria 300€.
    Com um pouco de jeito num sábado e você fazia o trabalho.

A depois só tem de sombrear as janelas das 13h às 20h com umas arvores, nem.que seja em vasos dos grandes....:)
  16.  # 140

Colocado por: marco1https://www.leroymerlin.pt/produtos/portas-janelas-e-escadas/portas-interiores/portas-de-bater/portas-de-bater/

ou se trabalha com produtos standard da loja ou fica tudo muito mais caro
    há uns anos atras compravam-se casas e construíam-se casas com estes produtos básicos e ninguem batia o pé, hoje em dia quer-se mais e depois chora-se
    é logico.

Há aí portas abaixo dos 100€ bem bonitas. Nunca na vida teria coragem para dar 400€ por cada porta interior, havendo destas a 100€.
    Eu nunca construi, espero começar nos próximos 12meses, mas acredito que a partir de certa altura haja um deslumbramento tal que o pessoal perde a noção

0.0367 seg. NEW