Colocado por: JCoimbra
Há aí portas abaixo dos 100€ bem bonitas. Nunca na vida teria coragem para dar 400€ por cada porta interior, havendo destas a 100€.
Eu nunca construi, espero começar nos próximos 12meses, mas acredito que a partir de certa altura haja um deslumbramento tal que o pessoal perde a noção
Colocado por: JCoimbraHá aí portas abaixo dos 100€ bem bonitas. Nunca na vida teria coragem para dar 400€ por cada porta interior, havendo destas a 100€.
Colocado por: NielsBohrMas alguém tem coragem de meter MDF em portas?Se os orçamentos andam (ou andavam em 2021), como demonstram as imagens abaixo; se falamos aqui em "construir de acordo com as possibilidades", se estamos num tópico em que se pretende fazer um T3 por 120K, das duas uma:
No minimo contraplacado maritimo…
Colocado por: JCoimbramas acredito que a partir de certa altura haja um deslumbramento tal que o pessoal perde a noçãoNão é uma questão de deslumbramento, é uma questão de equilibrio.
Colocado por: Bragas VMas é engraçado que estamos num fórum onde se defende que nos devemos fazer acompanhar de todo os tipo de técnicos para esta coisa da construção de uma moradia.. são engenheiros, fiscais, técnicos de todas as formas e feitios, e depois acontece uma situação destas e a culpa é do DO que não percebe (nem tem que perceber) patavina do assunto..
Pra que diabo são os técnicos, se na hora da verdade não há um único que esteja do lado do DO..
Colocado por: Bragas VPra que diabo são os técnicos, se na hora da verdade não há um único que esteja do lado do DO..
Colocado por: HAL_90001000 eur/M2 ( projeto de 2021
Colocado por: HAL_9000Tendo em conta a zona, dá-me a impressão que alguns empreiteiros veem uns 3D mais pormenorizados e carregam logo no orçamento, porque "quem tem um projeto destes é porque pode pagar".
Colocado por: N Miguel OliveiraArq. ainda fica mal visto por ter feito uns 3Ds porreiros...para que fique claro, não foi isso que eu disse. Mas verdadeiramente acho que para o empreiteiro não é indiferente levar um projeto pormenorizado, com 3D bem feitos ou um desenho sem qualquer qualidade técnica relevante (tipo anos 80). Até porque no segundo caso, percebem que podem estar mais a vontade para construir "como sempre fizeram".
Colocado por: HAL_9000para que fique claro, não foi isso que eu disse. Mas verdadeiramente acho que para o empreiteiro não é indiferente levar um projeto pormenorizado, com 3D bem feitos ou um desenho sem qualquer qualidade técnica relevante (tipo anos 80). Até porque no segundo caso, percebem que podem estar mais a vontade para construir "como sempre fizeram".
Colocado por: N Miguel Oliveira
Eu também achava piada ter uma carrinho vermelho, jantes bonitas, com o logo do cavalinho negro num fundo amarelo. Mas não tenho € para gastar num Ferrari. Vou culpar o vendedor?
Colocado por: N Miguel OliveiraEu também achava piada ter uma carrinho vermelho, jantes bonitas, com o logo do cavalinho negro num fundo amarelo. Mas não tenho € para gastar num Ferrari. Vou culpar o vendedor?
Na casa é igual. A diferença é que como não sabe o preço final, vai passo a passo sem a visão geral. Vai comprando as jantes, os estofos, o motor, quando dá por ela acabou o guito e nem vidros o carro tem.
Em vez de pôr os profissionais todos no mesmo saco, pode apostar num projecto mais completo, que lhe permita decidir as coisas sem pressão, com tempo e calma. Para que possa decidir tudo em papel. Sai muito mais barato.
Agora a malta queixa-se quando nem um projecto de jeito quer pagar. É algo cultural, não se preocupe, não é o único.
Colocado por: Na_mouch
No orçamento de carpintaria tem dobradiças de 12€ em inox e existem umas que são ocultas e fecham a porta sozinhas mas custam 170€
Colocado por: snobA questão é que estamos a viver tempos de muita especulação, em que todas as especialidades e serviços carregam nos preços à bruta, IDEM para as lojas de vendas de materiais. No final temos uma bola de neve difícil de comportar para a capacidade financeira média dos DO.
Colocado por: marco1https://www.leroymerlin.pt/produtos/portas-janelas-e-escadas/portas-interiores/portas-de-bater/portas-de-bater/
ou se trabalha com produtos standard da loja ou fica tudo muito mais caro
há uns anos atras compravam-se casas e construíam-se casas com estes produtos básicos e ninguem batia o pé, hoje em dia quer-se mais e depois chora-se
é logico.
Colocado por: snobMas posso culpar o vendedor se me vender um carro com a garantia de que
Colocado por: N Miguel OliveiraQuando passo pelas obras, vejo tanta asneira feita com o propósito de poupar, que depois há que corrigir e não se poupa coisa nenhuma, atrasa-se e condiciona muita coisa. E tudo por ignorância, facilitismo, seja do empreiteiro seja do dono de obra. Também posso culpar o técnico? Eventualmente sim. Mas vou culpá-lo por não ter feito algo que NÃO lhe foi adjudicado, nem opinou, nem viu, nem soube, nem...?
Colocado por: N Miguel OliveiraQuando fez algo errado e daí surgiram problemas, estou plenamente do lado dono de obra. Agora quando não foi tido nem achado... e ainda leva com as culpas... hmmmmmm