Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou a construir a minha casa e tenciono colocar uma clarabóia Velux Janela Cúpula de 80x80cm numa casa de banho com 2 lavatórios; cabine de duche e cabine de sanita.
    A casa vai ter VMC.
    A clarabóia estará em cima dos lavatórios.
    Gostaria de saber a opinião do fórum se acham que é obrigatório que a clarabóia seja de abrir.
    Ora, o sistema VMC aconselha a nem sequer abrirmos muito as janelas, e faz-me confusão ter obrigatoriamente que abrir algo para tomar banho.
    O que acham ? Obrigado!
  2.  # 2

obrigatório não é de certeza ainda por cima tem VMC
    faça fixa, evita logo ai possiveis problemas.
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonio m
  3.  # 3

Colocado por: antonio mBoa noite,

Estou a construir a minha casa e tenciono colocar uma clarabóia Velux Janela Cúpula de 80x80cm numa casa de banho com 2 lavatórios; cabine de duche e cabine de sanita.
    A casa vai ter VMC.
    A clarabóia estará em cima dos lavatórios.
    Gostaria de saber a opinião do fórum se acham que é obrigatório que a clarabóia seja de abrir.
    Ora, o sistema VMC aconselha a nem sequer abrirmos muito as janelas, e faz-me confusão ter obrigatoriamente que abrir algo para tomar banho.
    O que acham ? Obrigado!

Quanto vai pagar por isso?
  4.  # 4

qual vai ser a VMC? simples ou duplo fluxo?

mas em ambas não devem existir outras entradas ou saidas de ar além das calculadas
  5.  # 5

Caro Jorge alves, a VMC vai ser de duplo fluxo com recuperação de calor, modelo LOSSNAY VMC VL, da Mistubishi.

O meu medo é com os condensados, mas já pensei para além da VMC meter um ventilador dedicado dentro do chuveiro.

Colocado por: jorgealvesqual vai ser a VMC? simples ou duplo fluxo?

mas em ambas não devem existir outras entradas ou saidas de ar além das calculadas
  6.  # 6

Caro Bragas V, a diferença na clarabóia velux de 80x80 fixa para a de abrir elétrica é de 595€ para 1.123€

Colocado por: Bragas V

Quanto vai pagar por isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  7.  # 7

Colocado por: antonio mO meu medo é com os condensados, mas já pensei para além da VMC meter um ventilador dedicado dentro do chuveiro.
    desligue o complicometro
    Concordam com este comentário: marco1, antonio m
  8.  # 8

Colocado por: antonio mCaro Bragas V, a diferença na clarabóia velux de 80x80 fixa para a de abrir elétrica é de 595€ para 1.123€

Obrigado.

Preço final?

Graças a Deus que a minha é fixa.. 😀mas estou mais virado pra 60x120
  9.  # 9

Optei por caixilharia.

Metade do preço, e com possibilidade de ventilar.

Ao que me informei, as fixas da Velux não são ventiladas.

Fica uma coisa assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
      IMG_7395.jpeg
  10.  # 10

E como é que isso ventila? Não é de abrir, pois não?
  11.  # 11

Colocado por: mandrongoE como é que isso ventila?

O vidro não está encostado ao murete.
    além de não haver controlo de extração de ar ( é permanente) e das perdas/ ganhos térmicos, os insetos também poderão entrar.
    Não é solução para uma casa moderna. (é muito utilizado ainda, em zona de claraboia e ventilação de uma caixa de escadas de espaços não climatizados).
    Concordam com este comentário: marco1, mandrongo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  12.  # 12

Qual será a solução ideal? Alguma empresa que possa aconselhar?
  13.  # 13

Colocado por: ninja906Qual será a solução ideal?

Havendo projectos e projectistas e tecnicos na obra, TEM de ver isso com eles e cruzar com o projecto/ obra em causa.

Colocado por: ninja906Alguma empresa que possa aconselhar?

empresa de quê?
  14.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasO vidro não está encostado ao murete.
    além de não haver controlo de extração de ar ( é permanente) e das perdas/ ganhos térmicos

Pois, também me foi aconselhado não fazê-lo por causa desses motivos e ainda me foi dito que, em dias de vento, ia ouvir a assobiar e que depois ia dizer mal do instalador.

Por outro lado, no inverno e ainda em obra, o vidro esteve sempre condensado e a pingar. Naturalmente que tinha pouca ou nenhuma ventilação, a obra ainda estava a libertar água e mesmo o pladur verde ganhou manchas negras. Mesmo assim, pedi opinião ao instalador da caixilharia, que continua a não aconselhar deixar aberturas. Propôs sim, aplicar etics no murete. Qual a opinião de quem já instalou situações semelhantes?

Ainda, e comparando com o da imagem acima, o meu instalador colocou alumínio em todo o perímetro, para garantir uma melhor estanquidade no vidro; por outro lado dificulta a drenagem, pelo que já pedi que fosse dada mais inclinação.
  15.  # 15

De uma proposta que recebi, o instalador tem referência de claraboias instaladas em moradias e segundo o mesmo sem reclamações.

É em caixilharia de alumínio EXTRUSAL A155 com vidro Duplo Térmico e Laminado (6 GUARDIAN SUN + CX 14 + 4.4.1), e no assentamento é assegurada a microventilação.

Tópico a seguir, pois esta opção até agora é de longe bem mais em conta que uma opção VELUX ou FAKRO.
  16.  # 16

O que é isso da microventilaçao?
    Pode facultar o contato desse instalador?
    Obrigado
  17.  # 17

Colocado por: ninja906O que é isso da microventilaçao?
    Pode facultar o contato desse instalador?
    Obrigado

FABRI4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ninja906

0.0201 seg. NEW