Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

sim

os duplos podem ter mas não é obrigatória
  2.  # 22

Colocado por: bettencourtsim

os duplos podem ter mas não é obrigatória

ia ser essa a minha próxima pergunta ... porque queria saber se não me venderam gato por lebre
  3.  # 23

mas é facil toque com uma moeda e sinta o barulho de ambos - para quem ainda nunca fez faça 1º no carro - o da frente é laminado e os outros são temperados

ab
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura, Ashtaroth
    • eu
    • 6 fevereiro 2010

# 24

Colocado por: bettencourttoque com uma moeda e sinta o barulho de ambos - para quem ainda nunca fez faça 1º no carro - o da frente é laminado e os outros são temperados

Mas com cuidado... É possível partir um vidro temperado com uma moeda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura
  4.  # 25

mas não é suposto o vidro temperado ser mais resistente??? pensava que sim...
  5.  # 26

Obrigada a todos. Esta questão interessa-me porque tenho uma mesa de sala de jantar, com tampo em vidro temperado, que, estava a pensar em mandar cortar para que ficasse mais pequena. Pelo que leio, fica assim fora de questão esta opção (?).
    Cumprimentos.
  6.  # 27

CMartin

uma hipotese é usar esse vidro na vertical como biombo/divisória algures na casa e comprar outro para a mesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  7.  # 28

Obrigada Marco1. Era capaz de ser interessante o biombo, ou divisória. O vidro terá penso, no mínimo 1,5cm de espessura, e é extremamente pesado, eu e o meu marido não conseguimos levantá-lo. Parece-lhe, mesmo assim, viável essa hispótese de fazer uma divisória/biombo?
  8.  # 29

o peso não me parece razão impeditiva, desde que bem seguro, porque não ??
    eu cá não me desfazia desse vidro e tentava arranjar-lhe uma utilidade., nem que fosse como um simples revestimento de uma zona de uma parede.
  9.  # 30

Gosto mais ainda dessa ideia - como revestimento de parede. Tinha pensado nisso, acho que ficaria bonito. E fixar o vidro à parede?!
  10.  # 31

parafuso( atenção há pequenas ferragens muito proprias e que não tem a ver com um parafuso normal) e bucha apropriados se o vidro já tiver alguma perfuração, senão há uns apliques muito discretos que agarram o vidro nas bordas á parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  11.  # 32

senão há uns apliques muito discretos que agarram o vidro nas bordas á parede.

Sim, seria esta a opção, o tampo não tem perfurações. Obrigada pela sugestão..agora é só optar, e ver em que parede ficaria melhor.
    Obrigada, e obrigada de novo pelas excelentes imagens no tema das casas recuperadas!
    •  
      rnbc
    • 6 junho 2019 editado

# 33

Sei que este tópico está morto há muito, mas continua a ser interessante e atual.

Como a resposta nunca chegou a ser dada, dou-a eu: é possível usando luz polarizada medir a tensão na superfície dum vidro temperado. Os padrões assim obtidos são diferentes dos que se obtêm num vidro não temperado e permitem distinguir os dois.

Bastam dois filtros polarizadores para fazer essa verificação duma forma aproximada, isto porque o material sob tensão existente num vidro temperado muda a polarização da luz que o atravessa, ao invés do que acontece num vidro "normal". Diga-se de passagem que mesmo os vidros não temperados vão ter zonas sob tensão, mas os padrões são diferentes.

Felizmente já alguém se deu ao trabalho de fazer uns vídeos mostrando o efeito:

https://www.youtube.com/watch?v=ijoly1Gy55A

https://www.youtube.com/watch?v=Ly4abrJJUgA

0.0171 seg. NEW