Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei recentemente um novo apartamento no Porto (construção 2023).

    Sucede que estou completamente triste com a situação que estou a vivenciar, basicamente ouço os vizinhos a falar em alto e bom som nos quartos da casa e wc, sendo que o wc parece-me ser normal, porque também ouvia no meu antigo apartamento de construção 2010, normalmente o ruído no wc vem pelo exaustor.

    O barulho vem do apartamento de baixo e do apartamento do lado que faz divisão da sala do apartamento do lado com um dos quartos que é o meu escritório, sendo que o meu maior problema é o quarto onde eu durmo, onde recebo o ruído do apartamento de baixo.

    Não posso dizer que o ruído é pouco, porque chegasse a compreender a conversa, e noutro dia o vizinho estava a discutir e desatou aos gritos de tal forma que parecia que estava dentro do meu apartamento.

    Não considero esta situação normal, o apartamento é novo e foi me vendido como tendo isolamento acústico, já reclamei com o construtor e diz que está a analisar embora diga que o prédio foi licenciado com os testes acústicos, mas parece-me que vou ter aqui uma batalha, porque ouvir som de móveis a arrastar é uma coisa, ouvir as pessoas a conversar é outra, e acho que isso não devia ser possível na construção mais recente.

    Gostaria de ter a vossa opinião, assim como sugestões de como resolver esta situação da melhor forma possível, estou a dormir com tampões nos ouvidos, o que não é nada bom.

    A ficha técnica do apartamento diz que as paredes interiores entre compartimentos possui tijolo vazado de 9cm com gesso projectado em ambas as fases com 2cm.

    Paredes entre fogos com tijolo 9 cm mais 11 cm, com isolamento em lã de Rocha com 40mm de espessura, revestido com gesso projectado 2 cm.

    Pavimento entre fogos, laje maciça em betao armado com espessura de 25 cm, superiormente com betonilha de enchimento e regularização com espessura média de 15 cm, membrana de isolamento ao ruído de impacto impactodan 10mm e revestimento final pavimento de multicamada em madeira de Carvalho rústico com 14 mm de espessura. Teto falso com estrutura metálica, com lã de rocha de 45 mm, e chapa simples de gesso cartonado de 13 mm.

    Com estas características é normal ouvir a conversa dos vizinhos de baixo e do lado?

    Obrigado
  2.  # 2

    Será que tem lá Impactodan?...
  3.  # 3

    Colocado por: ricardo.rodriguesSerá que tem lá Impactodan?...


    O impactodan é só para o ruído de precursao não para o aéreo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

    Se o apartamento emissor do ruido estver com poucos móveis o eco/vibração pode ser potencializado.

    No meu apartamento de 2000, eu no 2° andar conseguia ouvir as festas do 6°.
    Mas o problema é mesmo meu porque tenho problema de audição e ouço demasiado.
  5.  # 5

    Chama uma empresa de ensaios acústicos e paga medições e vê os resultados, pois o construtor pode ter tido resultados facilitados

    Isso na teoria pode chegar se colocaram isso tudo na prática é outra história.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  6.  # 6

    Se o construtor cumpriu os projetos, com ou sem ensaios, não é obrigado a fazer nada.
  7.  # 7

    É.. se os ensaios não verificarem os valores legais, não teria licença. Agora como esses ensaios foram medidos..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
  8.  # 8

    Agradeço a vossa ajuda, vou contactar uma empresa que faça uma avaliação acústica e ver no que dá.
  9.  # 9

    O grosso do problema pode estar relacionado com a reverbação por falta de mobiliário nas frações adjacentes conforme já foi referido pelo nielsky. A solução pode passar por os seus vizinhos terem de isolar os tetos e paredes, isto implica a redução de áreas onde quer que seja colocado o isolamento acústico, não será fácil e barato de resolver.
  10.  # 10

    Colocado por: ricardooliveiraAgradeço a vossa ajuda, vou contactar uma empresa que faça uma avaliação acústica e ver no que dá.

    Atenção que vai ter de garantir o acesso ás fracções vizinhas para esses ensaios. De qq foram, a situação concerteza que é importante para todos os envolvidos, seja pela questão de conforto e acústico, seja pela preservação da privacidade e se chegarem a uma conclusão que o problema e´sta de facto na construção e tenham de reclamar ao abrigo da Garantia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardooliveira
  11.  # 11

    Pode fazer um furo numa zona pouco visível e perceber se tem a lã de rocha no intervalo entre os tijolos. O ideal seria ter ainda uma caixa de ar (sem estar a lã-de-rocha em contacto com ambos os paramentos de tijolo), mas isso não está contemplado no projeto; e supostamente o que está projetado devia cumprir...
    Seja como for, esse apartamento, sendo novo, com essa situação não poderá passar num teste acústico! Não faria sentido.
    Deve ter aí matéria para uma anulação do negócio com indemnização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardooliveira
  12.  # 12

    Também pode dar-se o caso de ser laje de vigotas e abobadilhas e o isolamento dos tectos ser muito fraco e o sóm atravessar o oco todo da laje ecoando
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Em suma, não importa o que o cosntrutor "oferece", estamos sempre expostos a na realidade sermos comidos visto que não conseguimos saber o que há dentro das paredes/tetos...
    :[
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardooliveira
  14.  # 14

    Já perguntou aos vizinhos se também o ouvem a si?
    Quando num prédio, só existe um condómino a reclamar do ruido, normalmente o problema está no condómino, e não no prédio, mas isso só se resolve com ensaios acústicos.
  15.  # 15

    Colocado por: PickaxeJá perguntou aos vizinhos se também o ouvem a si?
    Quando num prédio, só existe um condómino a reclamar do ruido, normalmente o problema está no condómino, e não no prédio, mas isso só se resolve com ensaios acústicos.


    Sim, também ouvem e muitos se queixam até de outros ruídos, também já me disseram que em termos de lei, no limite do exigido, não deveria ouvir as conversas dos vizinhos, pelos menos de forma perceptiva.

    Ainda estou a fazer contactos e a preparar soluções porque já vi que isto vai dar pano para mangas.


    Colocado por: nunogouveiaPode fazer um furo numa zona pouco visível e perceber se tem a lã de rocha no intervalo entre os tijolos. O ideal seria ter ainda uma caixa de ar (sem estar a lã-de-rocha em contacto com ambos os paramentos de tijolo), mas isso não está contemplado no projeto; e supostamente o que está projetado devia cumprir...
    Seja como for, esse apartamento, sendo novo, com essa situação não poderá passar num teste acústico! Não faria sentido.
    Deve ter aí matéria para uma anulação do negócio com indemnização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardooliveira


    Concordo, mas anular a compra que já foi realizada não é benefício para ninguém, ainda para mais com os preços que estão a praticar nas casas e a falta delas no mercado, situação muito chata.
  16.  # 16

    Se a casa tem esses problemas, não é bem uma casa, é mais um dormitório com beliches. (estou um pouco a brincar...mas)
  17.  # 17

    Viva!
    Tenho um problema semelhante.
    Há uns meses que, estando na sala, ouço as conversas dos vizinhos do prédio do lado. São conversas normais, nada de gritaria. Isso passa-se desde que fizeram obras, que eu até pensei que me íam entrar pela sala... Será que "descascaram" a parede para ter mais uns cms de área? Alguém se lembraria disto? Causa-me incómodo porque não gosto ter o som muito alto, quer seja música, quer seja da tv. Antes de tentar chegar à fala com eles - são pessoas que não respondem à saudação de ninguém - gostaria de ter a vossa opinião sobre o que terá causado o que descrevi. Refiro que os prédios foram construídos há mais de 20 anos. Obrigado e boas festas.
 
0.0203 seg. NEW