Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Nos últimos TRÊS anos vieram 2 colaboradores da EPAL ao meu apartamento para trocar o contador de água.
    Foram-se embora, pois disseram que o contador não poderia ser substituído devido ao cano de chumbo.
    Foto do contador e tubo de chumbo: https://i.ibb.co/dW9CNCM/cano-chumbo.jpg

E o colaborador da EPAL que veio da última vez (e foi a mais de UM ano) tirou fotos para entrega à EPAL, para que a EPAL proceda à substituição do cano de chumbo e troca do contador de água. E ele próprio disse que a EPAL iria trocar esse tubo.

Estou já a mais de um ano à espera e nada.
    Tenho um empreiteiro a fazer obras na cozinha, que diz que será a EPAL a substituir esse cano que antecede o contador.

E telefonei agora à linha de apoio da EPAL, que me diz que a troca do contador de chumbo não é da responsabilidade da EPAL, mas sim minha, ou do condomínio.

Então como ficamos ?

Alguém já passou por algo semelhante ?
  2.  # 2

Em princípio o troço entre o contador e a derivação da coluna montante será com o proprietário, apesar de as obras serem em parte comum.

Fale com o condomínio, qual foi o procedimento nas outras frações.
  3.  # 3

Tem de arranjar alguém para substituir esse tubo
  4.  # 4

Se é um prédio com vários apartamentos a responsabilidade é do condomínio. Desde a válvula de entrada do prédio até aos contadores a responsabilidade é do condomínio tal como no gas e na eletricidade. Depois do contador a responsabilidade é de cada proprietário. Aproveite estar em obras e substitua já. Depois faz contas com o condomínio. Atenção que vai ter de cortar a agua ao prédio todo durante umas horas, e se o prédio não tem uma válvula geral vai ter de pedir e pagar o corte á EPAL.
  5.  # 5

Colocado por: jopsilveira

E telefonei agora à linha de apoio da EPAL, que me diz que a troca do contador de chumbo não é da responsabilidade da EPAL, mas sim minha, ou do condomínio.

Então como ficamos ?

Alguém já passou por algo semelhante ?

Verdade, a EPAL não é responsável pela rede predial, que parte da válvula de corte no passeio.

No âmbito das regras da PH, a responsabilidade pela rede predial é partilhada pelos condóminos consoante quem usufrui o quê :

. Conduta a partir da válvula de corte no passeio até à coluna de distribuição individual : Todos os condóminos (condomínio)
    . Conduta a partir da coluna de distribuição até à fracção, onde estará intercalado o contador : O proprietário da fracção.

No caso que apresenta, poderá ser uma necessidade de todo o prédio, e, nesse caso, seria conveniente que todos os condóminos ponderassem numa obra geral conjunta.
  6.  # 6

Colocado por: size. Conduta a partir da coluna de distribuição até à fracção, onde estará intercalado o contador : O proprietário da fracção.

Tenho duvidas sobre esta parte. Aonde posso encontrar regulamentação sobre isto?
  7.  # 7

Colocado por: Carvai
    Tenho duvidas sobre esta parte. Aonde posso encontrar regulamentação sobre isto?

Estamos perante normas sobre partes/áreas do condomínio:

O segmento da canalização desde o coluna de distribuição até à fração não está ao serviço de outros condóminos.
    ---------

Artigo 1424.º - (Encargos de conservação e fruição)

1. Salvo disposição em contrário, as despesas necessárias à conservação e fruição das partes comuns do edifício e relativas ao pagamento de serviços de interesse comum são da responsabilidade dos condóminos proprietários das frações no momento das respetivas deliberações, sendo por estes pagas em proporção do valor das suas frações.
    2. Sem prejuízo do disposto no número anterior, as despesas relativas ao pagamento de serviços de interesse comum podem, mediante disposição do regulamento de condomínio, aprovada, sem oposição, por maioria dos condóminos que representem a maioria do valor total do prédio, ficar a cargo dos condóminos em partes iguais ou em proporção à respetiva fruição, desde que devidamente especificadas e justificados os critérios que determinam a sua imputação.
    3. As despesas relativas às partes comuns do prédio que sirvam exclusivamente algum dos condóminos ficam a cargo dos que delas se servem.
    4. Nas despesas dos ascensores só participam os condóminos cujas fracções por eles possam ser servidas.
    5. Nas despesas relativas às rampas de acesso e às plataformas elevatórias, quando colocadas nos termos do
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai
  8.  # 8

size

um caso hipotetico, existe uma caixa de escadas comum e um patamar de acesso ás frações mas nesse patamar há um prolongamento do mesmo com um corredor ai de uns 5 m em que só serve umas das frações, neste caso esse corredor é parte comum?
    não sei se está a ver onde eu quero chegar.
  9.  # 9

https://www.epal.pt/EPAL/docs/default-source/agua/ficha-chumbo.pdf?sfvrsn=2

Vale a pena ler e livrar-se do tubo de chumbo para bem da sua saúde
  10.  # 10

Colocado por: marco1size

um caso hipotetico, existe uma caixa de escadas comum e um patamar de acesso ás frações mas nesse patamar há um prolongamento do mesmo com um corredor ai de uns 5 m em que só serve umas das frações, neste caso esse corredor é parte comum?
    não sei se está a ver onde eu quero chegar.

Será parte comum do prédio, por exclusão de partes, não sendo de admitir que no TCPH esteja consignado que esse espaço seja parte privada da fracção. Se o fosse, faria sentido que existisse uma porta no inicio do desse corredor. Em vez de um correr, poderia ser uma escada.

Trata-se de uma área comum de uso exclusivo da tal fração, em que os encargos de fruição ( ex. limpeza) recaem sobre o condómino usufrutuário.

Não tem semelhanças com uma canalização. Se caírem azulejos das paredes, paga o condomínio.
  11.  # 11

O tubo de chumbo em causa é da inteira responsabilidade do proprietário da fração deriva de uma torneira de olho de boi existente na escada que deriva da prumada de alimentação da coluna portanto só serve exclusivamente o condómino usuário da fração não tem nada a ver com partes comuns.

Já tive casos semelhantes em Lisboa e foi assim que se procedeu, inclusivé vai ter que substituir a torneira de olho de boi por uma do tipo Epal porque a existente já está ultrapassada e não é autorizada.
  12.  # 12

Costa53

sim isso é claro , mas antes do olho de boi? esse troço de ramal que deriva da coluna principal ?

0.0161 seg. NEW