Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Desculpem em primeiro lugar estar a criar mais um post sobre TA, quando o forum já tem tantos.
    Fiz bastante pesquisas, mas queria só ajuda a confirmar o que vou fazer porque não encontrei as respostas todas.

    Tenho um apartamentozito de férias, e estou a tirar o gás à casa, que era de botija. Estou a meter placa de indução para cozinhar, e vou meter termoacumulador para aquecer a água das torneiras e duche (1 WC).

    Nós somos 4, mas de vez em quando posso ter visitas ou alugar a casa durante o verão a uma familia de 5, então queria uma capacidade que não deixasse ninguém sem água quente. Pelo que vi, 150L deve chegar.

    Tinha lido aqui no fórum que é melhor escolher TA com resistencia embainhada, então vou fazer isso.

    Li também que meter válvula termoestática ajuda a limitar o caudal quente, permitindo duches mais quentes. Não tinha pesquisado ainda muito a coisa, e como precisava de encomendar torneira nova de duche, encomendei um conjunto termoestático.
    Isso chega, ou tenho que comprar um outro sistema para meter logo à saida do TA, quando o comprar?

    Em relação à manutenção regular com o ânodo, estava a pensar que o que podia fazer para aumentar a vida do TA era vazar o depósito sempre que acabar as férias, e desligar o quadro. Quando voltar ligo e passado 4 ou 5h tenho água quente.
    Isto é uma boa ideia, ou pode criar outros problemas?

    E pronto, a outra coisa que não consigo decidir é que TA comprar. Como é para casa de férias se calhar não compensar comprar a coisa mais XPTO, pois a economia podia ser falsa. Mas se calhar é melhor comprar um pelo menos com resistencia embainhada, e termoestato digital?

    Obrigado por qualquer ajuda que me possam dar.
  2.  # 2

    Náo necessita utilizar uma válvula termostática o proprio termocumulador tem uma resistencia que se controla a temperatura náo vejo vantagens na sua utilização.

    Se comprar um TA em cuba de cobre náo necessita de anodo neste sentido não tem problemas .
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    A vantagem de ter uma válvula termoestatica à saída do TA é reduzir a saída de água quente para a absolutamente necessária.

    E ineficiente extrair água a 60° para ser temperada no local de consumo a 38.
    Ao limitar a temperatura logo a saída do TA usa menos água quente para o mesmo efeito.

    Pode dizer-se que se tiver a termostatica apenas no local de consumo vai dar ao mesmo. Não é bem assim porque as perdas na canalização não são insignificantes.

    Além disso há a questão da segurança e proteção contra escaldões nos pontos de consumo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    O TA vai estar na divisão mesmo ao lado do WC, por isso estamos a falar de 3 metros de canalizacão. Para a cozinha já vão ser uns 5 ou 6.

    Tenho que ver quanto custam essas válvulas termoestáticas para meter logo no TA. Será que tenho que mudar a torneira do duche então, para não serem 2 pontos de controle termoestático?

    Cuba em cobre seria bom, mas são muito mais caras. Se fizer esta manutenção que estava a pensar, consigo ter o TA mais barato e uma vida decente do produto com poucas trocas do ânodo, se tudo correr bem.

    Resta saber para que marca optar, e se vale a pena ter termoestato digital, ou se vai tudo dar ao mesmo
  5.  # 5

    Colocado por: KetzTenho que ver quanto custam essas válvulas termoestáticas para meter logo no TA. Será que tenho que mudar a torneira do duche então, para não serem 2 pontos de controle termoestático?


    Não há qualquer problema em ter dois pontos de controle termoestáticos. Até porque nem todas as torneiras são termoestáticas. Geralmente só as de duche.


    Eu tenho uma válvula termoestatica logo à saída do TA regulada para ~40ºC e depois nos duches cada um regula como quer abaixo de 38º.
    Nos lavatórios e misturadora da cozinha, mesmo que abra a torneira quente no máximo, nunca saem mais que os 40ºC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ketz
    • SrR
    • 3 abril 2023

     # 6

    A termostatica tb aumenta a quantidade de agua quente disponível pois faz a mistura logo à saida, pesquise por ex termoacumulador 150l videira mural, 1000€ faz a festa.
  6.  # 7

    Colocado por: SrRA termostatica tb aumenta a quantidade de agua quente disponível pois faz a mistura logo à saida, pesquise por ex termoacumulador 150l videira mural, 1000€ faz a festa.


    Lá está, os TA da Videira são o dobro do preço!

    Vendo na Nicolau Rosa por ex:

    Termoacumulador 150 L, alta pressão EURO-92 3000W, 230V vertical parede Videira
    892,06 € c/ IVA

    enquanto um da Vulcano com resistencia embainhada, por ex:
    Termoacumulador NaturaAqua 150L ES GC 2.2 KW 7736506468 Vulcano
    314,27 € c/ IVA
    O PrimeAqua é 390,89 € c/ IVA, ainda não vi bem a diferença entre eles.

    ou um da Thermor
    Termoacumulador Ceramic 150 L, 1800 W vertical 230 V, ErP C, Thermor 271113
    459,00 € c/ IVA

    Com uma diferença tão grande, justifica-se a cuba de cobre para uma casa férias onde se pode vazar a cuba depois de cada periodo de uso?
 
0.0120 seg. NEW