Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Peço desculpa a minha ignorância mas gostava de perceber esta nova moda de anuncios que publicitam metade dos imóveis já ocupados e sem possibilidade de ver o imóvel.
    É comprar metade de uma casa completamente às cegas e ao engano sem saber sequer quem está lá a morar.
    Este tipo de anúncios não fazem qualquer sentido e deviam ser proibidos porque podem induzir em erro.
    Nem sequer se sabe qual a mensalidade que estão a pagar os que estão atualmente na casa.
    Será muito mau negócio para quem comprar este apartamento porque poderá ter imensos problemas com a casa e ainda por cima só com direito a metade do imóvel investido.

    Estamos numa epoca muito má para comprar casa. Existem autênticos buracos e casas completamente destruídas a preços exorbitantes.
    É preciso haver controlo nisto e não é como a "ajuda" enganadora do nosso Estado Português que isto vai para a frente.

    A acrescentar a isto os bancos já não facilitam grande coisa nos empréstimos para quem já tem quase 40 anos.
    Isto hoje é dia é viver com o coração nas mãos e rezar para que as taxas taxinhas e euribors não tenham grandes aumentos ou rapidamente nos cortam as pernas...

    Depois não me admiro que pessoas que se calhar tinham a vida organizada minimamente que resolva destruir as casas por revolta porque de um momento para o outro as taxas taxinhas e euribors passaram uma rasteira e tiveram de ir para a rua. Eu provavelmente faria o mesmo. Se não posso ficar com a casa, ninguém pode!

    E não podemos estar à espera de uma reforma de jeito porque provavelmente não vai ser suficiente para nada e uma casa que tanto suor e trabalho nos custou tanto a pagar, ficamos sem ela porque não conseguimos pagar outras taxas que entretanto são inventadas :-(
  2.  # 2

    Há um anúncio de um imóvel nessas circunstâncias duas ruas ali acima.
    Uma pessoa compra 50% e depois vai viver com um o outro cônjuge que não quiz vender a parte dele no divórcio :)
  3.  # 3

    Colocado por: SERit

    Depois não me admiro que pessoas que se calhar tinham a vida organizada minimamente que resolva destruir as casas por revolta porque de um momento para o outro as taxas taxinhas e euribors passaram uma rasteira e tiveram de ir para a rua. Eu provavelmente faria o mesmo. Se não posso ficar com a casa, ninguém pode!


    Ora, aqui fica mais um alerta sobre a possibilidade de se disponibilizar o arredamento de uma habitação a um inquilino, supostamente, incumpridor de regras e vandálico.

    Os contratos de arrendamento obedecem a regras legais, se tais regras possibilitam o termo do contrato, a que propósito é que um SERit não deve cumprir e se for obrigado, com que letimidade passa a destruir a habitação ????

    É por isso,...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

    Colocado por: VizinhoDoLadoUma pessoa compra 50% e depois vai viver com um o outro cônjuge que não quiz vender a parte dele no divórcio :)
    Pode ser um bom negócio. Imagine que comprava a parte do marido e a ex-mulher tinha o corpo da Sofia Vergara. É de pensar duas vezes.



    Colocado por: SERitPeço desculpa a minha ignorância mas gostava de perceber esta nova moda de anuncios que publicitam metade dos imóveis já ocupados e sem possibilidade de ver o imóvel.
    Desde que o preço pedido tenha esse fatores em conta, não vejo problema nenhum nesse tipo de anúncios. Só compra quem quer.

    Colocado por: sizeOra, aqui fica mais um alerta sobre a possibilidade de se disponibilizar o arredamento de uma habitação a um inquilino, supostamente, incumpridor de regras e vandálico.
    Isto..
    Concordam com este comentário: SERit
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Pode ser um bom negócio. Imagine que comprava a parte do marido e a ex-mulher tinha o corpo da Sofia Vergara. É de pensar duas vezes.

    LOL
  6.  # 6

    Na execuções fiscais o que mais há são casos destes. Muitas vezes nem sequer e metade da casa mas uma parte ainda mais pequena.
    Pelo que sei até podem ser muito bons negócios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SERit
  7.  # 7

    Colocado por: VizinhoDoLadoHá um anúncio de um imóvel nessas circunstâncias duas ruas ali acima.
    Uma pessoa compra 50% e depois vai viver com um o outro cônjuge que não quiz vender a parte dele no divórcio :)

    Acredito que seja uma boa explicação para esta nova moda mas não me parece nada lógico porque se o outro não concordar em vender a restante parte então perdi tempo e dinheiro e não consigo fazer nada com o imóvel. É completamente deitar dinheiro à rua. Nós agora até estamos tão folgados de dinheiro (tom sarcático...).
    Concordam com este comentário: VizinhoDoLado
  8.  # 8

    Colocado por: SERit
    Acredito que seja uma boa explicação para esta nova moda mas não me parece nada lógico porque se o outro não concordar em vender a restante parte então perdi tempo e dinheiro e não consigo fazer nada com o imóvel. É completamente deitar dinheiro à rua. Nós agora até estamos tão folgados de dinheiro (tom sarcático...).


    Por isso estão baratos, quem quer comprar assume o risco, simples.
    Concordam com este comentário: SERit
  9.  # 9

    Colocado por: size

    Ora, aqui fica mais um alerta sobre a possibilidade de se disponibilizar o arredamento de uma habitação a um inquilino, supostamente, incumpridor de regras e vandálico.

    Os contratos de arrendamento obedecem a regras legais, se tais regras possibilitam o termo do contrato, a que propósito é que um SERit não deve cumprir e se for obrigado, com que letimidade passa a destruir a habitação ????

    É por isso,...


    Esta parte era referente a uma compra de casa e sim reconheço que fui demasiado agressivo, mas imagine o seguinte cenário em que atualmente é bastante difícil juntar dinheiro para o quer que seja.

    Imagine que pagou os 10% (com muito suor) ou mais de entrada da casa mais pagamentos de papeladas e burocracias e tem tudo certinho com o banco o pagamento da mensalidade que por exemplo é 450€ e já tinha pago vários anos e corrido tudo bem. De um momento para o outro a mensalidade passava para 750€ por aumentos de taxas e que não conseguia pagar (isto depois de tentar negociar o crédito com outros bancos e pedido ajudas etc...) e teria de dar a casa e parar à rua. Peço desculpa mas acredito que até o Papa se passava da cabeça. Ou você seria do gênero - "Ora mas que bem, era mesmo disso que eu estava à espera. Eu até já tenho estado a namorar aquele beco de rua tão jeitoso e já sei a ementa da sopa dos pobres"...
  10.  # 10

    Colocado por: SERitentão perdi tempo e dinheiro e não consigo fazer nada com o imóvel.


    Então não pode? Pode pelo menos alugar a sua quota parte ao co-proprietário.
    Essa moda já existe há muito tempo por esse mundo fora. Shared-ownership.

    No UK até é comum venderem-se imóveis novos nesse regime. Compra uma parte do imóvel e aluga o restante, seja no papel de quem vai para lá viver seja no papel inverso.
    Com o tempo pode depois comprar ou vender a sua parte.

    Não é para todos, claro, há um risco a gerir mas que pode compensar largamente.

    É como nas poupanças, não se pode comprar a uma conta a prazo, com investimento em bolsa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SERit
    • RCF
    • 4 abril 2023

     # 11

    Colocado por: SERitesta nova moda

    Não tem nada de novo nem de moda...
    Existe desde há muitos anos, talvez desde sempre.
    Há alguns anos atrás, até se praticaria ainda mais, se bem que com algumas diferenças, pois comercializavam-se muitos imóveis, especialmente terrenos, em avos, o que na prática não é muito diferente.
  11.  # 12

    Muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Confesso que desconhecia totalmente este tipo de vendas. Se calhar porque só agora com quase com 40 anos é que comecei a procurar casa para comprar porque até agora tenho vivido sempre numa casa arrendada (antes que pensem que vivia em casa dos papás :-P )

    Bom, pelo que vejo as coisas não estão nada fáceis para ninguém.
    https://magg.sapo.pt/atualidade/artigos/se-tem-um-credito-a-habitacao-de-150-mil-euros-nem-acredita-em-quanto-vai-subir-a-prestacao-veja-os-calculos
  12.  # 13

    Colocado por: SERitSe calhar porque só agora com quase com 40 anos é que comecei a procurar casa para comprar porque até agora tenho vivido sempre numa casa arrendada


    Mas este tipo de negocio dificilmente é adequado para habitação própria.
    Será algo exclusivamente para investimento do ponto de vista financeiro, em que a casa em si não lhe interessa para nada.
  13.  # 14

    Talvez já seja consequencia de pessoas a quererem desinvestir no imobiliario.

    As pessoas começam a querer liquidar.
    • MOC
    • 5 abril 2023

     # 15

    Existem instrumentos legais para a resolução da propriedade total de um imóvel.
    Imaginando que duas pessoas são proprietárias de 1/2 de uma fracção, é possível 'obrigar' uma das partes a vender (ou a comprar).
  14.  # 16

    Colocado por: MOCImaginando que duas pessoas são proprietárias de 1/2 de uma fracção, é possível 'obrigar' uma das partes a vender (ou a comprar).

    Sim.
    Através de uma ação de divisão de coisa comum, caso não haja entendimento o Juíz ordena a venda judicial.
    Aparecem muitos casos destes no e-leilões.
    Pode é este processo demorar muito tempo, pelo só compensa para quem quiser investir, na esperança de obter retorno.
  15.  # 17

    Colocado por: ferreiraj125Talvez já seja consequencia de pessoas a quererem desinvestir no imobiliario.

    As pessoas começam a querer liquidar.


    Ou vender 50% de um imóvel e comprar 50% de outro a assim dizer que tem vários imóveis para investimento.
  16.  # 18

    Nada de novo neste tipo de negócios, como já foi dito. É comprar e abordar o comproprietário para vender. Caso este não tenha interesse em vender (porque normalmente habita o imóvel) é dar início ao processo de divisão de coisa comum, que poderá demorar anos mas resolve-se. Em última análise a casa acabará por ir a leilão e o valor de venda determinado dessa forma, depois é pagar metade desse valor ao comproprietário e tirá-lo de lá (mais um pincel em tempo, dinhheiro e paciência). Depois de ele sair é que verá a casa que comprou, em parte, há 2 ou 3 anos, provavelmente toda destruída. E daqui a 3 ou 4 anos como estará o mercado imobiliário? Será que não compra uma casa "igual" sem estar destruída pelo mesmo valor ou mesmo um valor inferior ao que "enterrou" neste negócio?

    A incerteza é grande, o risco é grande por isso são negócios só para quem tem dinheiro para empatar durante muito tempo e tem vontade de "comprar uma guerra" com alguém. Face a isto, é claro que o preço é mais baixo mas nem assim as conseguem vender. Pudera.
  17.  # 19

    Colocado por: SERitImagine que pagou os 10% (com muito suor) ou mais de entrada da casa mais pagamentos de papeladas e burocracias e tem tudo certinho com o banco o pagamento da mensalidade que por exemplo é 450€ e já tinha pago vários anos e corrido tudo bem. De um momento para o outro a mensalidade passava para 750€ por aumentos de taxas e que não conseguia pagar (isto depois de tentar negociar o crédito com outros bancos e pedido ajudas etc...) e teria de dar a casa e parar à rua. Peço desculpa mas acredito que até o Papa se passava da cabeça. Ou você seria do gênero - "Ora mas que bem, era mesmo disso que eu estava à espera. Eu até já tenho estado a namorar aquele beco de rua tão jeitoso e já sei a ementa da sopa dos pobres"...


    Quando o banco lhe fez o crédito com certeza que lhe apresentou uma série de cenários sobre o que aconteceria à sua prestação no dia que as taxas subissem, e era quase certo que um dia iriam subir, é o normal, anormal é termos estado tantos anos com taxas a zero ou negativas. Um contrato de crédito à habitação tem normalmente um prazo de 20 a 40 anos, é muito tempo, acham que a economia se vai manter exactamente na mesma durante três ou quatro décadas (ainda por cima num contexto anormal de taxas negativas)? Por muito que custe a encarar só nos podemos queixar de nós próprios, contrair créditos que mal se consegue pagar num contexto económico favorável é estar a pedir sarilhos para mais tarde, e é 100% certo que eles aparecem.
 
0.0203 seg. NEW