Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Já iniciei aqui uma discussão sobre a construção de uma casa térrea pré-fabricada num terreno virado a este e um declive de 20%.
    Muito obrigada pelas vossas explicações.

    Divisões: sala comum / sala de jantar / cozinha americana + lavandaria; 1 escritório; 1 wc completo comum; 1 suite com closet; 1 quarto hóspedes
    Na altura, pensei numa casa em formato «L», parte suspensa. O terreno tem vista para um lago, por isso, penso que a sala deverá ficar do lado esquerdo do lote, envidraçada, a fim de se usufruir dessa vista.
    Entretanto, encontrei uma planta extraordinária!, que se anexa, uma construção em «V».
    Não há muitas. E nenhuma pré-fabricada. Terá de ser por encomenda.
    Mas, no fundo, são 2 retângulos, unidos por uma passagem.
    A planta é de uma vivenda com 220m2; só preciso de 140m2, contando já com uma garagem para 1 carro e espaço para «tralha».

    Prevejo 140 mil euros iniciais, sem recurso a crédito.

    Questões:
    1. É mais económico uma garagem anexa à moradia?
    Não sei se será o melhor, porque quanto mais avançar no terreno mais pilotis e sapatas serão precisas, mas, por outro lado, se colocar a garagem na quota da estrada, também vou ter que avançar mais a casa, não?

    2. Nessa planta, a zona privada (no lado direito) fica mais adiante do que a zona social. Não irá retirar luz à sala?
    Baixo a zona privada uns 3/4 degraus ou alargo esse retângulo?

    3. Será necessário uma base em metal e pilotis para isto.
    Ainda não entendi como irá funcionar. Faz-se uma base em betão nessa estrutura e depois coloca-se aí a casa em madeira?
    Ou faz-se toda uma estrutura em metal + madeira? Confuso...
    Quanto devo reservar para metal, em termos monetários? Quem o poderá executar?
    Tenho um familiar que é serralheiro mecânico de grandes máquinas.
    Poderá ser ele a fazê-lo?

    Muito obrigada por todas as explicações que me possam auxiliar.
    Nesta fase, só posso fazer isto.
    Há que fazer um levantamento topográfico do terreno para se terem mais certezas.

    Uma excelente noite.
  2.  # 2

    A ver se consigo anexar o ficheiro...
      Captura de ecrã 2023-03-22 122249.png
  3.  # 3

    Concha se “só” quer gastar 140 000€ vai ter de esquecer o que aí tem.
    Contractar um arquitecto muito bom que lhe projecte algo que se enquadre e minimize o impacto no terreno!

    Se não, lamento, esses 140 000€ vão dar-lhe para metade do que se propõem nos requisitos.

    Boa Sorte Concha.
    Concordam com este comentário: marco1, SrR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Concha
  4.  # 4

    140mil para um desses retângulos e mais 140mil para o outro.
  5.  # 5

    bem só em caixilharia e vidro lá se quase um terço do orçamento.
  6.  # 6

    Colocado por: DR1982140mil para um desses retângulos e mais 140mil para o outro.

    Ai, ai!
    A sério?
    Vou fazer a casa na Estónia ou na Letónia.Será uma pré-fabricada encomendada.
    O normal é 1 000€ por metro quadrado; que seja 1 200€ p/ metro quadrado...
    Eu só preciso de 140m2.
    Já fiz esta planta à escala.

    Está a preocupar-me é o suporte em metal.
    Não sei como construir em madeira em cima de metal...
    Muito obrigada.
  7.  # 7

    Colocado por: gil.alvesConcha se “só” quer gastar 140 000€ vai ter de esquecer o que aí tem.
    Contractar um arquitecto muito bom que lhe projecte algo que se enquadre e minimize o impacto no terreno!

    Se não, lamento, esses 140 000€ vão dar-lhe para metade do que se propõem nos requisitos.

    Boa Sorte Concha.
    Concordam com este comentário:marco1,SrR
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Concha


    Mesmo sendo uma casa pré-fabricada?
    Eu tenho um arquiteto muito bom, o Duarte Neves.
    Foi ele quem desenhou a minha casa na ilha Terceira, a que preciso vender, mas que tem que ir a Tribunal pois quem lá ficou não vende, não sai, não aluga, não dá as chaves. Desde 2015 que é isto.

    Muito obrigada!
    Uma excelente noite!
  8.  # 8

    Concha
    era bom mais para a frente passar por aqui a contar como tudo correu.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  9.  # 9

    20% de declive? Pré-fabricado? Suporte em aço com fundações enterradas? 220m2 em suspensão?
    140k dão para um espécie de miradouro…
  10.  # 10

    Colocado por: ConchaMesmo sendo uma casa pré-fabricada?

    Nem que seja de palha Concha…
    Quem lhe disser que consegue construir mais de 100m2 por esses valores num terreno com essa inclinação, vai estar a enganá-la.
    Cabe-lhe a si decidir se quer comprar um sonho/pesadelo ou fazer uma coisa modesta e confortável sem invenções.

    Abr. Concha. Boa Sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Concha
  11.  # 11

    Colocado por: ConchaEstá a preocupar-me é o suporte em metal.
    Não sei como construir em madeira em cima de metal...

    NEM PRECISA SABER, QUANDO O ENGENHEIRO DE ESTRUTURAS PEGAR NO PROJECTO, DIMENSIONA E EFECTUA O QUE FOR NECESSÁRIO.

    Fundações, estrutura em pilotes, plataforma para a casa, equipas de montagem e execução especializadas, só aí deve gastar os 140k.

    Isso é para ser construído nos Açores!? Ainda deve ser mais caro ;)

    Como deve bem saber, memso mandand o vir isso da Estonia, ou donde for, tem de ter os projectos todos como se de um acasa nova fosse. E cumprir com a legislação nacional e Regional.
  12.  # 12

    Colocado por: ConchaEu tenho um arquiteto muito bom, o Duarte Neves.

    Ainda bem. Eu não o conheço, nem ao trabalho dele, que é que o colega lhe disse dessa sua ideia?
  13.  # 13

    Colocado por: fmbts20% de declive? Pré-fabricado? Suporte em aço com fundações enterradas? 220m2 em suspensão?
    140k dão para um espécie de miradouro…
  14.  # 14

    Colocado por: fmbts20% de declive? Pré-fabricado? Suporte em aço com fundações enterradas? 220m2 em suspensão?
    140k dão para um espécie de miradouro…


    Colocado por: Pedro Barradas
    Ainda bem. Eu não o conheço, nem ao trabalho dele, que é que o colega lhe disse dessa sua ideia?
  15.  # 15

    Ele ainda não me respondeu (Páscoa), mas o Duarte Neves tem muitas obras na ilha Terceira e é o melhor arquiteto que temos na ilha; gosto muito do que ele desenha. Por exemplo, o Hotel do Caracol (4 estrelas) e um aparthotel no Cantagalo, ambos em Angra do Heroísmo. Este último, vê-se ao longe, para quem chega de navio.
    É muito bom, sim.
  16.  # 16

    Colocado por: fmbts20% de declive? Pré-fabricado? Suporte em aço com fundações enterradas? 220m2 em suspensão?
    140k dão para um espécie de miradouro…
  17.  # 17

    Bom dia!
    Não são 220m2 em suspensão.
    A planta que juntei tem essa dimensão, mas não é o que se pretende.
    É uma planta bonita, com a sala e a suite parcialmente envidraçadas, pois a vista é francamente bonita: um lago e costa vicentina.

    Fiz um desenho mais pequeno da planta que juntei numa aplicação de desenho, e consigo colocar o que pretendo em 130m2.
    No desenho falta a inclinação de uma das partes e a união entre os dois retângulos, mas dá para perceber e os metros necessários.
    Um dos retângulos tem 12 X 5 metros; o outro, 13 X 5 metros.
    Não posso colocar a garagem com a casa.
    Vou baixar o terreno no local onde vou colocar a casa, 3 metros abaixo da quota da estrada, mas só nessa área!, o que equivale a 15 metros de rampa para o carro. Não dá. A garagem vai ter que ficar na entrada do lote.
      Captura de ecrã 2023-04-08 002158.png
  18.  # 18

    eheheh
    onde está a escada?
    é melhor esperar pelo tal arquiteto e fica-se na expetativa sobre os novos desenvolvimentos
    boa Páscoa.
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas
    NEM PRECISA SABER, QUANDO O ENGENHEIRO DE ESTRUTURAS PEGAR NO PROJECTO, DIMENSIONA E EFECTUA O QUE FOR NECESSÁRIO.

    Fundações, estrutura em pilotes, plataforma para a casa, equipas de montagem e execução especializadas, só aí deve gastar os 140k.

    Isso é para ser construído nos Açores!? Ainda deve ser mais caro ;)

    Como deve bem saber, memso mandand o vir isso da Estonia, ou donde for, tem de ter os projectos todos como se de um acasa nova fosse. E cumprir com a legislação nacional e Regional.
  20.  # 20

    Bom dia!
    Não, não é para ser construído nos Açores.
    Isso, já o fiz.
    Imóvel para vender, 254 m2. Desenho do Arqº Duarte Neves.
    Por isso, não quero construção tradicional.

    Sim, claro que tem que ter todas as especialidades, mas penso que li algures que há empresas na Estónia e na Letónia que também procedem a esses cálculos de ferro e de estruturas. Eu só queria entender esta história do ferro.
 
0.0215 seg. NEW