Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 4 abril 2023 editado

     # 1

    Colocado por: VizinhoDoLado

    Tem mesmo a certeza disso? Não estarão os imoveis a chegar a um valor muito próximo do qual não terão mais evolução especulativa? Pelo menos em distritos como Porto, Lisboa e Faro ?

    Certeza... só a morte...
    Mas, eu escrevi "10 anos" e não foi por acaso que não escrevi "um ou dois anos".
    A um ou dois anos, os preços dos imóveis até poderão descer, mas a prazo, a 10 anos, só mesmo muito, muito excecionalmente descerão. Aliás, no geral, não descerão. Apenas admito que, muito excecionalmente, um ou outro imóvel possa descer de preço, mas não os imóveis em geral. E isso é a história que nos mostra.
    Concordam com este comentário: palmstroke
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  1.  # 2

    Colocado por: RCF
    Certeza... só a morte...
    Mas, eu escrevi "10 anos" e não foi por acaso que não escrevi "um ou dois anos".
    A um ou dois anos, os preços dos imóveis até poderão descer, mas a prazo, a 10 anos, só mesmo muito, muito excecionalmente descerão


    Compreendo onde quer chegar e até podiamos colocar a hipotese de um maior espaço temporal, 20 anos.
    O problema nas certezas, é que temos governantes mais preocupados em limitar, proibir e destruir a actual situação imobiliária em Portugal do que colocar o PIB a crescer a 6-7% e aumentar rendimentos das pessoas para que as mesmas possam cumprir com o actual cenário de ajuste do preço dos imóveis à restante Europa.
    Concordam com este comentário: Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  2.  # 3

    Tudo muito certo na teoria mas estão a esquecer-se que o user vai FINANCIAR-SE para investir. Logo, não venham com teorias da carochina de que tem depósitos a prazo com essa rentabilidade, isso colocava-se no caso do user ter capitais próprios o que não é o caso.

    Estamos perante a alavancagem financeira, que acarreta maior grau de risco mas maior rentabilidade.

    Supondo: se o investidor compra por 192K mas só se financia por 20K terá uma rentabilidade sobre o capital investido bem superior! À partida não me parece um mau negócio mas tudo depende do valor do imóvel adquirido. Eu para investimento não adquiria nada com uma margem de 20% abaixo do preço de mercado e estudava bem a questão dos ônus, nomeadamente contratos nos últimos 5 anos, preço de mercado de arrendamento etc...
    Concordam com este comentário: NLuz, Carvai, ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  3.  # 4

    Pensar que vai ter lucro ao fim do ano, pagando todas as mensalidade e todas as despesas, é um bocado irrealista.

    Mas o que também devemos levar em conta é que daqui a 25 anos tem um imóvel seu no valor de 300k e que nem metade disso saiu do seu bolso para o pagar...

    Mas se não investir nisso vai investir em quê? Em acções? Em crypto? Em banha da cobra?

    A decisão não é fácil.
    Concordam com este comentário: palmstroke
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  4.  # 5

    Eu há mais de 30 anos fiz um negócio desses. Na altura os juro do que pagava era 20,5% (vinte e meio). Esteve alugado durante cerca de 10 anos e as rendas pagavam o empréstimo mas não dava lucros. A grande vantagem é que passados 15 anos vendi pelo dobro da compra.
    Hoje em dia tenho 2 apartamentos alugados com uma taxa de rentabilidade de cerca 3% limpos. (rendas/preço venda actual)
    Se analisar na perspetiva do valor na altura do 1º arrendamento para hoje a rentabilidade foi muito mais alta. E ambos valem hoje muito mais do que no inicio do arrendamento.
    Neste momento comprar para arrendar é completamente idiota mesmo pagando a pronto. As casas estão muito caras e o governo destruiu toda a confiança no mercado. Até as cripto moedas são mais seguras...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  5.  # 6

    Esse negócio não parece de todo interessante. Aliás, neste momento nada é interessante para investir. Agora e durante os próximos anos o objetivo não é lucrar, é conseguir preservar o que se tem. E não é a comprar imobiliário com juros altos e mercado em alta que isso se vai conseguir.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  6.  # 7

    Colocado por: sergiosmvcMas se não investir nisso vai investir em quê? Em acções?


    Com horizontes temporais de 25 anos, até aquilo que parece ter muito risco, na realidade não tem assim tanto.

    Vejamos por exemplo o SP500, é um facto que teve mais do que uma vez uma década perdida, mas se escolhermos qualquer periodo de 20-25 anos em qualquer ponto da historia o retorno foi sempre positivo.


    E verdade que houve anos com retornos de -30 a -40%, uma mão cheia de vezes, mas o numero de vezes que teve retornos acima disso também foi superior.
    E não há manutenção, inquilinos, seguros, etc. :)


    https://finasko.com/sp-500-returns/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
      SP-500-Historical-Chart-1024x576.png
  7.  # 8

    Esse gráfico vai ter corrigir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  8.  # 9

    Colocado por: sergiosmvcEsse gráfico vai ter corrigir.


    E já corrigiu, varias vezes desde 1872. E algumas bem grandes, como por volta de 1930, em 2000, em 2008. Mas num horizonte temporal suficientemente grande (por exemplo, poupanças de reforma a 15-20 anos o retorno foi sempre positivo. Seja o SP500 do exemplo, ou qualquer outro fundo, principalmente se for global e não apenas Americano.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  9.  # 10

    Não compreendo essa febre cega no SP500, muito impulsionada pelos vídeos de Youtube...

    Está num topo histórico, com os USA claramente mal orgnanizados, à beira de uma recessão.

    "Mas os ultimos 30 anos de história dizem que o gráfico está sempre a crescer". Sim, o mercado do Japão e da Europa também eram assim. Imagine investir durante 30 anos seguidos nesses índices. Deixo os gráficos.

    Em resumo, se quer investir em índices para diversificar, pelo menos aposte num índice mundial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
      STOXX_Europe_50.png
      nikkei-225-index-historical-chart-data.png
  10.  # 11

    Colocado por: hangas

    E já corrigiu, varias vezes desde 1872. E algumas bem grandes, como por volta de 1930, em 2000, em 2008. Mas num horizonte temporal suficientemente grande (por exemplo, poupanças de reforma a 15-20 anos o retorno foi sempre positivo. Seja o SP500 do exemplo, ou qualquer outro fundo, principalmente se for global e não apenas Americano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Gwynn-Ap-Nudd


    Eu digo que é provável uma correção desde a crise do subprime de 2008.
    Ainda por cima com uma recessão à porta.

    Mas eu tb invisto em sp500.

    Em 2018 comprei uma casa em Corroios por 90mil e vendi no mês passado por 185000.

    Acho que não conheço ninguém que comprou um imóvel e o vendeu com prejuízo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  11.  # 12

    Colocado por: sergiosmvcEm 2018 comprei uma casa em Corroios por 90mil e vendi no mês passado por 185000.


    2016, 17 e 18....belos tempos. Encheram a carteira a muita gente :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  12.  # 13

    Colocado por: DuarteM

    2016, 17 e 18....belos tempos. Encheram a carteira a muita gente :)


    Nem mais!
    Quem comprar um imóvel em 2023 não pode estar à espera da mesma valorização de quem comprou imóveis antes/durante o período dos vistos GOLD, AL sem restrições e arrendamentos sem limite da renda.
    Estamos lentamente a caminhar para ser a Venezuela da Europa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  13.  # 14

    Colocado por: fcouceloEstamos lentamente a caminhar para ser a Venezuela da Europa.


    Lentamente? É não despacharem o PS que logo vamos ver a rapidez do lentamente...
    Concordam com este comentário: VizinhoDoLado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  14.  # 15

    Colocado por: sergiosmvcAcho que não conheço ninguém que comprou um imóvel e o vendeu com prejuízo...

    é porque ainda não me conhece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  15.  # 16

    Colocado por: fcoucelo

    Nem mais!
    Quem comprar um imóvel em 2023 não pode estar à espera da mesma valorização de quem comprou imóveis antes/durante o período dos vistos GOLD, AL sem restrições e arrendamentos sem limite da renda.
    Estamos lentamente a caminhar para ser a Venezuela da Europa.


    Mas 16, 17 e 18 n3ao foram os anos da geringonça, ou seja, dos tais amigos da Venezuela?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  16.  # 17

    Colocado por: AMG1

    Mas 16, 17 e 18 n3ao foram os anos da geringonça, ou seja, dos tais amigos da Venezuela?


    Foram, os anos a viver à sombra de algumas medidas estruturais das politicas da troika ... fui tudo à fartazana :) Mas as contas certas mantêm-se ou austeridade como outros lhes chamaram :) A função pública continua a contrair porque o Estado continua gordo que nem um texugo, não há impostos que resistam. Isto é só rir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  17.  # 18

    Colocado por: AMG1

    Mas 16, 17 e 18 n3ao foram os anos da geringonça, ou seja, dos tais amigos da Venezuela?


    Durante esse período estiveram ocupados com a renacionalização da TAP e estoirar 3.3 Mil Milhões Euros do nosso dinheiro para esse efeito.
    Faltou-lhes tempo para também destruir os vistos GOLD, AL e Arrendamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  18.  # 19

    Colocado por: VizinhoDoLado

    Foram, os anos a viver à sombra de algumas medidas estruturais das politicas da troika ... fui tudo à fartazana :) Mas as contas certas mantêm-se ou austeridade como outros lhes chamaram :) A função pública continua a contrair porque o Estado continua gordo que nem um texugo, não há impostos que resistam. Isto é só rir.


    Então mas afinal quem é que viveu a sombra dessas medidas, o estado ou os privados, que a avaliar pelo que apontaram conseguiram fazer bons negócios nesse período?
    O estado é gordo "que nem um texugo:, porquê?
    Porque tem muitos funcionarios, que também diz continuar a "contrair"?
    Ou porque (nao há impostos que resistam") Será porque os acha elevados e a ser assim quão elevados?
    Vou faze-lhe uma pergunta simples, para ver se entendo quão os acha elevados.
    Se eu lhe perguntasse se pagamos mais ou menos impostos do que a maioria dos nossos concidadãos europeus face à riqueza que criamos, o que é que me respondia?
    Ja agora a mesma questao relativamente aos funcionarios publicos. Sabe se Portugal tem mais funcionarios públicos do que a maioria dos restantes paises da UE?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
  19.  # 20

    Olhe, hoje levei um susto ao ver o preço dos arrendamentos e já agora na ausência de oferta.
    Olhe, comprei um apartamento há 2 anos, onde não habito. Na altura o senhor da imobiliária disse-me logo, se quiser arrendar arrendo já por 600 euros, claro daqueles negócios que não se chateiam nada e recebem a comissão, aquilo nem chega a entrar no portal deles. Bom, mas eu nao queria isso mas pensei que 650 fosse o preco mais certo e vá lá 700, já sabias de pessoas que me tinham falado em valores de 750 mas que eu sempre pensava que era só treta. Bom, hoje foi arrendado um igual ao meu, um pouco mais desactualizado até mas nao me parece que na pratica isso seja assim tão relevante, por 850. Depois fui ver o que havia anunciado no mercado, o resto é ainda mais caro e poucos. Nem queroa acreditar.
    Nota, o meu não me custou o valor que indicou , sei que comprei em situação particular daquela família.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gwynn-Ap-Nudd
 
0.0226 seg. NEW