Colocado por: zepedro1972Depende.
Quando andei à procura de uma moradia, deparei-me com uma urbanização que pertencia ao construtor.
A imobiliária na altura disse-me que podia ter duas soluções:
- se a construtora tivesse capital suficiente para avançar com a construção integral, fazíamos um contrato promessa de compra e venda dando de sinal 10% e no final da construção pedia o empréstimo para o remanescente.
- se a construtora não tivesse capitais para avançar, comprava o terreno à construtora e solicitava um empréstimo para auto construção.
As precauções que tomei foi ver várias moradias em construção feitas pelo mesmo construtor (desde o inicio até estarem a fazer limpezas para entregar ao proprietário) e como é um local pequeno e o construtor é da terra fui tirando referências no café, na padaria e falei com vários proprietários de vivendas construídas por ele.
Resumindo, comprei um terreno que não pertencia ao construtor e contratei-o com chave na mão.
Já iniciei a construção à 4 meses e ainda não tive nenhuma dor de cabeça.
Colocado por: MoleiroSLB
Obrigado pela sua resposta.
Essa primeira solução parece-me interessante nesta fase, uma vez que temos as taxas de juros bastante altas e, presumindo que a casa demora 1 ano e meio a 2 anos a ser construída, nessa altura as taxas devem estar mais baixas.
A segunda solução seria interessante pois beneficiaria de bonificação de juros nos primeiros 2 anos. Pena não ter capital para compra de terreno e entrada para o crédito construção.
Colocado por: zepedro1972
No meu caso o banco adiantou 10% do orçamento sem ter nada construidor (o que é raro) e o construtor foi muito porreiro. Construiu até onde pode (investindo capital dele) para o banco poder adiantar as tranches seguintes sem problemas.
A primeira solução pode ser tentadora, mas já existem muitos construtores que metem clausulas nos contratos de empreitada que permitem rever os preços no decorrer da obra.
Colocado por: MoleiroSLB
Mas não é necessário ter 10% de capital próprio mesmo para construção? Um vez gasto no terreno fico sem capital, neste meu caso.
Colocado por: marco1Moleiro
ou tem de dar mais informações ou então tem de ler bem o contrato e até fazer uma consulta a um advogado do ramo por forma a acautelar uma série de coisas.
em principio numa situação dessas a escritura será feita no fim e como tal não é da sua parte isso da fiscalização, mas pode não ser assim, depende do tipo de contrato que estiver a fazer.