Colocado por: Casinha2020Boa tarde ,
Agradeço a vossa ajuda tenho um contrato de empreitada assinado , o empreiteiro não se quer atravessar com a elaboração de um trabalho em específico que apenas é estético, posso eu sendo DO contratar outras entidades para efetuar esse mesmo trabalho?
Obrigado
Colocado por: zedasilva
Pode desde que obtenha autorização do empreiteiro.
Colocado por: Casinha2020
Obrigado por a resposta, então mas se o mesmo colocar entraves um efetuar algo e o DO tiver quem faça o trabalho?
Ou seja esteja a existir malvadez por parte do empreiteiro perdendo tempo simplesmente
Colocado por: RCFo trabalho em questão passa por ser estético e não estrutural. Nesse sentido pretendia saber se o poderia fazer e caso o empreiteiro não avance com o dito trabalho estético por motivos desconhecidos ou prepositados de atraso e eu tiver uma entidade que o faça, não são trabalhos estruturaias mas sim estéticos
O que acontece é mais ou menos isto:
A partir do momento em que faz o contrato com um empreiteiro e esse empreiteiro assume perante as autoridades, nomeadamente a Câmara Municipal, ser o responsável pela empreitada (para levantar a licença de construção, teve de entregar na Câmara Municipal essa informação, com indicação do alvará desse empreiteiro), outros empreiteiros apenas poderão desenvolver trabalhos na obra na qualidade de subempreiteiros desse empreiteiro, o que implica que, ou são contratados ou são autorizados por esse empreiteiro.
Colocado por: PickaxePorque é que não diz logo qual são esses trabalhos?é necessário colocar lsf e placas ditas cimenticias de forma a criar uma parede estética exterior , estrutura leve em um pórtico. O pórtico tem uma estrutura em betão apenas pode suportar material cujo as principais características sejam leves basicamente o Empreiteiro selou os pórticos com material que não era o apropriado e quer me
Colocado por: marco1mas isso estava no projeto ou não ?o projeto mencionava a estrutura que foi feita mas não a sua cobertura se assim quisermos chamar e no caso foi colocar tijolo a fechar ou a fazer parede entre vigas , não estava mencionado qual o material a colocar , em caso de ausência de elementos ele não pode digo eu colocar o que lhe assim apetecer, terá que contactar os responsáveis dos projetos e questionar. Imagine um sinal de = e desde a parte de cima - até à parte de baixo _ ele preeencheu com tijolo sendo que são vigas de 15 e o material a colocar seria leve por ser um elementos estético e exterior apenas e não estrutural numa das partes eu até chamo uma varanda vazia. Não sei se me expliquei o suficiente mas tentei. De 3 entidades que pedi orçamento todas mencionaram que qualquer construtor sabe que as vigas são demasiado estreitas para levar tijolo , além disso em pormenor estético existem soluções leves , so que isso ia lhe sair mais caro então ele colocou tijolo.no entanto a engenharia ja pediu à mais de um mês por escrito para o material que ele colocou ser retirado e ele não faz caso e menciona que a obra esta parada até ser decidido o erro dele que me quer imputar a mim. Passaram 14 meses desde o inicio da construção da casa e tenho estutura paredes canalização eletricidade preparada e andamos nisto diz que não pode avançar com mais trabalhos interiores sem
ele cumpriu com o projeto aprovado ou não ?
se não cumpriu e estava no projeto, ele tem mais é que corrigir tudo por conta dele.
Colocado por: Casinha2020ele não pode digo eu colocar o que lhe assim apetecer, terá que contactar os responsáveis dos projetos e questionar.
Colocado por: Casinha2020no entanto a engenharia ja pediu à mais de um mês por escrito para o material que ele colocou ser retirado
Colocado por: Casinha2020Isto para não dizer que assim que deixei de dar dinheiro
Em boa verdade sim
Que período decorreu ente ele ter colocado os tijolos e a notificação para os retirar?
Quando fala em engenharia quer dizer o Diretor de Fiscalização?
Qual o plano de pagamentos que está aprovado?
Está em incumprimento com esse plano?
Colocado por: Casinha2020Plano de pagamentos se eu continua se a dar dinheiro e tinha a casa ja toda paga ja dei mais de 50%
Colocado por: Casinha2020Não tenho fiscal de obra
Mas existe um plano de pagamento formal e aprovado?
Isto é fundamental para perceber até que ponto o empreiteiro pode ou não suspender os trabalhos.
Então qual a função na obra do engenheiro que mandou retirar o material?
Isto é igualmente importante para saber se o empreiteiro está obrigado ou não a respeitar essa indicação
Colocado por: Casinha2020Compreendo mas um plano de pagamentos presume o avanço normal dos trabalhos
Colocado por: Casinha2020A engenheira é civil e responsável por os projetos de especialidades.
Colocado por: Casinha2020e que foi aplicado em material que se encontra guardado para a minha obra mas na realidade nunca vi nada
Colocado por: zedasilvae onde está a experiência do empreiteiro tendo em conta que não tinha indicações de qual o material a colocar?
O plano de pagamento é um dos documentos mais importantes na gestão da obra, como tal não pode ser elaborado ou entendido em função de suposições.
Deve ser um documento perfeitamente claro e sem ambiguidades. Independentemente de ser justo ou não para uma das partes.
Nesse caso não tem qualquer autoridade na gestão ou fiscalização dos trabalhos. O empreiteiro não está obrigado a cumprir nenhuma das suas indicações.
Eu sei que não era isto que queria ouvir mas esta e a realidade consciente ou não disso, o empreiteiro neste momento tem a razão do lado dele.
Colocado por: Casinha2020Simplesmente porque me quer imputar a responsabilidade e custos
Colocado por: Casinha2020onde está a experiência do empreiteiro tendo em conta que não tinha indicações de qual o material a colocar?
Colocado por: Casinha2020menciona que a eng. tem que dizer qual é o material a colocar?
Colocado por: Casinha2020E mesmo depois de saber qual o material ele não avança?