Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde ,
    Agradeço a vossa ajuda tenho um contrato de empreitada assinado , o empreiteiro não se quer atravessar com a elaboração de um trabalho em específico que apenas é estético, posso eu sendo DO contratar outras entidades para efetuar esse mesmo trabalho?
    Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Casinha2020Boa tarde ,
    Agradeço a vossa ajuda tenho um contrato de empreitada assinado , o empreiteiro não se quer atravessar com a elaboração de um trabalho em específico que apenas é estético, posso eu sendo DO contratar outras entidades para efetuar esse mesmo trabalho?
    Obrigado

Pode desde que obtenha autorização do empreiteiro.
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva
    Pode desde que obtenha autorização do empreiteiro.

Obrigado por a resposta, então mas se o mesmo colocar entraves um efetuar algo e o DO tiver quem faça o trabalho?
    Ou seja esteja a existir malvadez por parte do empreiteiro perdendo tempo simplesmente
  4.  # 4

Esse trabalho estava previsto no contrato ou é um trabalho mais?
    • RCF
    • 5 abril 2023

# 5

Colocado por: Casinha2020
    Obrigado por a resposta, então mas se o mesmo colocar entraves um efetuar algo e o DO tiver quem faça o trabalho?
    Ou seja esteja a existir malvadez por parte do empreiteiro perdendo tempo simplesmente

O que acontece é mais ou menos isto:
    A partir do momento em que faz o contrato com um empreiteiro e esse empreiteiro assume perante as autoridades, nomeadamente a Câmara Municipal, ser o responsável pela empreitada (para levantar a licença de construção, teve de entregar na Câmara Municipal essa informação, com indicação do alvará desse empreiteiro), outros empreiteiros apenas poderão desenvolver trabalhos na obra na qualidade de subempreiteiros desse empreiteiro, o que implica que, ou são contratados ou são autorizados por esse empreiteiro.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Casinha2020
  5.  # 6

Colocado por: RCF
    O que acontece é mais ou menos isto:
    A partir do momento em que faz o contrato com um empreiteiro e esse empreiteiro assume perante as autoridades, nomeadamente a Câmara Municipal, ser o responsável pela empreitada (para levantar a licença de construção, teve de entregar na Câmara Municipal essa informação, com indicação do alvará desse empreiteiro), outros empreiteiros apenas poderão desenvolver trabalhos na obra na qualidade de subempreiteiros desse empreiteiro, o que implica que, ou são contratados ou são autorizados por esse empreiteiro.
    Concordam com este comentário:zedasilva,Casinha2020
    o trabalho em questão passa por ser estético e não estrutural. Nesse sentido pretendia saber se o poderia fazer e caso o empreiteiro não avance com o dito trabalho estético por motivos desconhecidos ou prepositados de atraso e eu tiver uma entidade que o faça, não são trabalhos estruturaias mas sim estéticos
  6.  # 7

Porque é que não diz logo qual são esses trabalhos?
  7.  # 8

Colocado por: PickaxePorque é que não diz logo qual são esses trabalhos?
    é necessário colocar lsf e placas ditas cimenticias de forma a criar uma parede estética exterior , estrutura leve em um pórtico. O pórtico tem uma estrutura em betão apenas pode suportar material cujo as principais características sejam leves basicamente o Empreiteiro selou os pórticos com material que não era o apropriado e quer me
    Imputar os custos de demolição pelo erro do próprio e a obra está parada , daí tentei arranjar soluções mas ele menciona que se colocar alguém externo que perco a garantia dos trabalhos efetuados até então mas o que pretendo entra no campo estético e não estrutural , enfim uma novela mexicana
  8.  # 9

E qual a razão de o empreiteiro não os querer fazer.
    Sem elementos concretos ninguém o poderá ajudar
  9.  # 10

Porque a demolição e correta colocação tem um custo e quer me imputar
  10.  # 11

mas isso estava no projeto ou não ?
    ele cumpriu com o projeto aprovado ou não ?
    se não cumpriu e estava no projeto, ele tem mais é que corrigir tudo por conta dele.
  11.  # 12

Colocado por: marco1mas isso estava no projeto ou não ?
    ele cumpriu com o projeto aprovado ou não ?
    se não cumpriu e estava no projeto, ele tem mais é que corrigir tudo por conta dele.
    o projeto mencionava a estrutura que foi feita mas não a sua cobertura se assim quisermos chamar e no caso foi colocar tijolo a fechar ou a fazer parede entre vigas , não estava mencionado qual o material a colocar , em caso de ausência de elementos ele não pode digo eu colocar o que lhe assim apetecer, terá que contactar os responsáveis dos projetos e questionar. Imagine um sinal de = e desde a parte de cima - até à parte de baixo _ ele preeencheu com tijolo sendo que são vigas de 15 e o material a colocar seria leve por ser um elementos estético e exterior apenas e não estrutural numa das partes eu até chamo uma varanda vazia. Não sei se me expliquei o suficiente mas tentei. De 3 entidades que pedi orçamento todas mencionaram que qualquer construtor sabe que as vigas são demasiado estreitas para levar tijolo , além disso em pormenor estético existem soluções leves , so que isso ia lhe sair mais caro então ele colocou tijolo.no entanto a engenharia ja pediu à mais de um mês por escrito para o material que ele colocou ser retirado e ele não faz caso e menciona que a obra esta parada até ser decidido o erro dele que me quer imputar a mim. Passaram 14 meses desde o inicio da construção da casa e tenho estutura paredes canalização eletricidade preparada e andamos nisto diz que não pode avançar com mais trabalhos interiores sem
    Definir o exterior. Isto é de loucos. Isto para não dizer que assim que deixei de dar dinheiro porque quem gere a minha conta no banco me alertou que ja tinha sido libertado mais do que o que está construido , a portura dele mudou.
  12.  # 13

Colocado por: Casinha2020ele não pode digo eu colocar o que lhe assim apetecer, terá que contactar os responsáveis dos projetos e questionar.

Em boa verdade sim

Colocado por: Casinha2020no entanto a engenharia ja pediu à mais de um mês por escrito para o material que ele colocou ser retirado

Que período decorreu ente ele ter colocado os tijolos e a notificação para os retirar?
    Quando fala em engenharia quer dizer o Diretor de Fiscalização?

Colocado por: Casinha2020Isto para não dizer que assim que deixei de dar dinheiro

Qual o plano de pagamentos que está aprovado?
    Está em incumprimento com esse plano?
  13.  # 14

Em boa verdade sim

Que período decorreu ente ele ter colocado os tijolos e a notificação para os retirar?
    Quando fala em engenharia quer dizer o Diretor de Fiscalização?

Qual o plano de pagamentos que está aprovado?
    Está em incumprimento com esse plano?

Passou cerca de um mês desde a comunicação da Eng responsável pelas especialidades a solicitar que o material seja removido e colocado mediante indicações da mesma.

Plano de pagamentos se eu continua se a dar dinheiro e tinha a casa ja toda paga ja dei mais de 50%
    Acredito que esta atitude por parte do mesmo possa ter sido de malvadez para me sacar mais algum e fazer perder tempo.
    Fui alertada por parte da entidade bancária que já tinha solicitado mais valor do que o que está construído.
    Além do mais ele sempre fez acreditar que não queria ficar com o dinheiro do cliente sem trabalho desenvolvido mas o certo é que isso aconteceu.
    Não tenho fiscal de obra (agora me arrependo) porque a Câmara da localidade não obrigava sendo licenciamento.
  14.  # 15

Colocado por: Casinha2020Plano de pagamentos se eu continua se a dar dinheiro e tinha a casa ja toda paga ja dei mais de 50%

Mas existe um plano de pagamento formal e aprovado?
    Isto é fundamental para perceber até que ponto o empreiteiro pode ou não suspender os trabalhos.

Colocado por: Casinha2020Não tenho fiscal de obra

Então qual a função na obra do engenheiro que mandou retirar o material?
    Isto é igualmente importante para saber se o empreiteiro está obrigado ou não a respeitar essa indicação
  15.  # 16

Mas existe um plano de pagamento formal e aprovado?
    Isto é fundamental para perceber até que ponto o empreiteiro pode ou não suspender os trabalhos.

Então qual a função na obra do engenheiro que mandou retirar o material?
    Isto é igualmente importante para saber se o empreiteiro está obrigado ou não a respeitar essa indicação

Compreendo mas um plano de pagamentos presume o avanço normal dos trabalhos os valores libertados por tranches são libertados após uma vistoria de uma entidade externa ao banco.

Colocando o bolo da casa completa como 100% eu já entreguei cerca de 70%

A engenheira é civil e responsável por os projetos de especialidades.

Alem disso em algum momento foi me informado que o problema seria dinheiro acrescentando ainda que desde o inicio me é transmitido que sabem que ja dei mais do que o que está construído e que foi aplicado em material que se encontra guardado para a minha obra mas na realidade nunca vi nada
  16.  # 17

Colocado por: Casinha2020Compreendo mas um plano de pagamentos presume o avanço normal dos trabalhos

O plano de pagamento é um dos documentos mais importantes na gestão da obra, como tal não pode ser elaborado ou entendido em função de suposições.
    Deve ser um documento perfeitamente claro e sem ambiguidades. Independentemente de ser justo ou não para uma das partes.

Colocado por: Casinha2020A engenheira é civil e responsável por os projetos de especialidades.

Nesse caso não tem qualquer autoridade na gestão ou fiscalização dos trabalhos. O empreiteiro não está obrigado a cumprir nenhuma das suas indicações.

Eu sei que não era isto que queria ouvir mas esta e a realidade consciente ou não disso, o empreiteiro neste momento tem a razão do lado dele.
  17.  # 18

Colocado por: Casinha2020e que foi aplicado em material que se encontra guardado para a minha obra mas na realidade nunca vi nada

Lol.

Veja lá se ainda lhe apresenta uma fatura por custos de armazenamento.
    Concordam com este comentário: Casinha2020
  18.  # 19

O plano de pagamento é um dos documentos mais importantes na gestão da obra, como tal não pode ser elaborado ou entendido em função de suposições.
    Deve ser um documento perfeitamente claro e sem ambiguidades. Independentemente de ser justo ou não para uma das partes.

Nesse caso não tem qualquer autoridade na gestão ou fiscalização dos trabalhos. O empreiteiro não está obrigado a cumprir nenhuma das suas indicações.

Eu sei que não era isto que queria ouvir mas esta e a realidade consciente ou não disso, o empreiteiro neste momento tem a razão do lado dele.
    e onde está a experiência do empreiteiro tendo em conta que não tinha indicações de qual o material a colocar?
    Então porque é que depois do trabalho feito é que ele questionou e menciona que a eng. tem que dizer qual é o material a colocar? E mesmo depois de saber qual o material ele não avança? Simplesmente porque me quer imputar a responsabilidade e custos
  19.  # 20

Colocado por: Casinha2020Simplesmente porque me quer imputar a responsabilidade e custos

Muito provavelmente sim, mas se ele for inteligente, neste momento consegue safar-se.

Colocado por: Casinha2020onde está a experiência do empreiteiro tendo em conta que não tinha indicações de qual o material a colocar?

Se ele for inteligente argumenta que o projeto era omisso e como ninguém deu nenhuma indicação partiu do princípio que todos os panos de parede seriam para executar em alvenaria.

Colocado por: Casinha2020menciona que a eng. tem que dizer qual é o material a colocar?

E menciona bem pois não havendo mais nenhum técnico responsável pela obra e sendo um trabalho estrutural cabe ao técnico da estrutura definir como se hade fazer.

Colocado por: Casinha2020E mesmo depois de saber qual o material ele não avança?

Se ele for inteligente alega que necessita de uma autorização escrita do DO que neste caso é quem tem a responsabilidade de aceitar ou não ou trabalho.

0.0237 seg. NEW