Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Vou construir uma moradia com 2 pisos + sótão e estou com algumas dúvidas em relação à climatização (neste momento a terminar o projecto de arquitectura antes de avançar para as especialidades).

    Tenho lido muitas opiniões positiva em relação às bombas de calor reversíveis mas não sei muito bem o espaço de ocupam, onde as instalar e o barulho que fazem.

    No meu caso inicial o sótão não irá ficar habitável (como tenho boa área, no futuro poderei fazer um quarto ou escritório) e é onde estou a considerar parte da área técnica da casa (investores, rack de servidores de rede, ATI, deposito da bomba de calor, caixa da bomba de calor no exterior do sótão (tenho um mini terraço). A principal desvantagem que vejo é se tiver algum problema com fuga de águas pode afectar o resto da casa comparado com a garagem, no entanto a garagem tenho pouco espaço disponível se tiver um carro lá dentro.

    Em relação à climatização/isolamento gostaria de incluir ou falar com Eng. das especialidades os seguintes tópicos:

    - Pré-instalação de painéis solares, carregamento carro eléctrico, com a instalação de um inversor hibrido e deixar preparado para instalação de futuras baterias.
    - Paineis solares no telhado da casa com orientação SUL.
    - Instalação de Piso Radiante Hidráulico no piso 0 e piso 1 e deixar preparado se necessário expandir para o sótão, caso queira fazer um quarto no sótão (no futuro).
    - Usar bomba de calor para águas quentes e inverter para água fria e alimentar o piso radiante se necessário durante o verão.
    - Capoto.
    - Kit VMC - Duplo fluxo
    - Vou ter um rack 19” com a ATI e alguns servidores e routers de rede (idealmente instalados no sotão).
    - Câmaras de vigilância
    - Alarme
    - Cabos de rede para as diversas divisões (algumas com 3/4 portas de rede).
    - Cabo TV (Terrestre e Satelite, prato instalado no terraço do sotão).
    - Algum sistema de domótica com Shelly 2.5 para estores e luzes de jardim.
    - Na área técnica da garagem deixaria para meter o carro e instalar algum material de rega do jardim e pequeno balão para puxar água de um furo.

    Questões?

    - Estou em dúvida se com todo este investimento valerá a pena meter pré-instalação AC ou Ventiloconventores?
    - Gostaria de saber a opinião das pessoas que já passaram por isto, considerando que este tópico das bombas de calor e climatização mudou muito nos 20 últimos anos (por exemplo os meus Pais, têm uma caldeira a gasóleo com radiadores pela casa toda).
    - Existe alguma bomba de calor que permita ter a caixa no terraço (para não fazer barulho no sotão) e depósito dentro do sotão e que permita alimentar o piso radiante (quente/frio) e águas quentes? Podem-me dar um exemplo de modelos e marcas para ver as dimensões.
    - Note: possívelmente estas questões irão ser resolvidas durante o projecto de especialidades, mas apenas quero ficar a par das coisas.

    Deixo em anexo as plantas da casa, do piso 0 e sotão.


    Sotão
    Garagem
  2.  # 2

    Colocado por: diogopmsA principal desvantagem que vejo é se tiver algum problema com fuga de águas pode afectar o resto da casa comparado com a garagem, no entanto a garagem tenho pouco espaço disponível se tiver um carro lá dentro.


    Nós colocamos o cilindro no sótão, mas para minimizar uma possível fuga de água, fizemos um tabuleiro em inox com um tubo de saída para o exterior da casa.
 
0.0077 seg. NEW