Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Sei que devem haver mil posts como este, mas precisava de uma opiniao fria e isenta, por isso se alguem tiver uma para dar agradeço!
    Comprei o meu primeiro apartamento há dois anos e pago actualmente 415€ de prestação, mais seguros e condominio, portanto cerca de 500€ mensalmente são para o imovel, sendo que a minha prestação vai ser actualizada em Setembro. Até aqui tudo certo, eu quando comprei o apartamento sabia destas condições e possibilidade de aumento.
    O que mudou este cenário é que me mudei para outra cidade e o apartamento, desde então está vazio e não prevejo que regresse a ele tão cedo, a não ser para passar um fim de semana ou outro (o apartamento é perto da praia) ou que a minha vida mude novamente radicalmente.
    Isto faz-me pensar que devia vender ou arrendar o apartamento, pois não é que ande apertado de dinheiro mas não dá para fazer poupanças.
    Arrendar seria uma solução, mas a renda necessária para cobrir os gastos é elevada, para além de todos os problemas que o arrendamento pode trazer com inquilinos. Estou com grandes duvidas, pois uns familiares dizem-me que devia vender, outros que devia arrendar. Alguem com uma opiniao directa e racional sobre isto?

    Agradeço desde já e para os que festejem esta época uma Boa Páscoa e para os restantes um excelente fim de semana.
  2.  # 2

    Eu numa situação semelhante optei por vender. A tranquilidade não tem preço.
    Mas a venda deve depender do retorno que lhe der. Avalie quanto custou, quanto já gastou e por quanto o consegue vender. Não se esqueça das mais-valias e custos com a venda. É fazer contas, basicamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AM_forumdacasa
  3.  # 3

    Se não não tem rendimentos para suportar o custo da casa sem receber rendas durante 1 ano - risco mínimo - mais vale vender. Face á actual situação do mercado não deve perder dinheiro e mais tarde pode optar por comprar outra (parece que os preços já não vão subir muito). E se o fizer nos próximos 3 anos nem vai pagar mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AM_forumdacasa
  4.  # 4

    Na minha opinião depende muito de por quanto o conseguia vender (e quanto pagaria de mais valias) vs por quanto o conseguiria alugar. E se consegue continuar a pagar as suas contas todas caso o possível inquilino falhe os pagamentos da renda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AM_forumdacasa
  5.  # 5

    Eu acho que arrendar ainda dá rendimento.
    Há riscos? Sim, há.
    Vai dar sempre lucro? Talvez não.
    Mas vai amortizando ao crédito, se não der lucro, pelo menos prejuízo não dará.
    Neste tópico https://forumdacasa.com/discussion/30911/6/garantias-bancarias-no-arrendamento/#Item_4 tem algumas ideias de arrendar com alguma segurança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AM_forumdacasa
  6.  # 6

    Colocado por: elfo106Na minha opinião depende muito de por quanto o conseguia vender (e quanto pagaria de mais valias) vs por quanto o conseguiria alugar. E se consegue continuar a pagar as suas contas todas caso o possível inquilino falhe os pagamentos da renda.


    E ainda teria de fazer as contas dos impostos que pagou na altura da compra, IMT e imposto de selo por exemplo, taxa do banco por pagamento antecipado, possivelmente comissões de imobiliárias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AM_forumdacasa
  7.  # 7

    Colocado por: CarvaiSe não não tem rendimentos para suportar o custo da casa sem receber rendas durante 1 ano - risco mínimo - mais vale vender. Face á actual situação do mercado não deve perder dinheiro e mais tarde pode optar por comprar outra (parece que os preços já não vão subir muito). E se o fizer nos próximos 3 anos nem vai pagar mais valias.


    Mas já está a suportar esses custos atualmente sem receber nenhuma renda.

    "Isto faz-me pensar que devia vender ou arrendar o apartamento, pois não é que ande apertado de dinheiro mas não dá para fazer poupanças."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AM_forumdacasa
  8.  # 8

    É ao pé da praia em que zona? Tem familiares próximos dispostos a ajudar na logistia/acompangamento do arrendamento?
    Concordam com este comentário: AM_forumdacasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AM_forumdacasa
  9.  # 9

    Colocado por: AMVPÉ ao pé da praia em que zona? Tem familiares próximos dispostos a ajudar na logistia/acompangamento do arrendamento?
    Concordam com este comentário:AM_forumdacasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AM_forumdacasa


    Na zona centro e estamos até relativamente perto do apartamento. Quanto a familiares também podia ter ajuda pontual, mas tenho realmente que ler mais sobre o arrendamento, porque realmente podem haver detalhes para os quais não estou preparado.
  10.  # 10

    Obrigado a todos pelos comentários, realmente estou com tendência para por a venda e ver como o mercado reage. O apartamento foi comprado novo e novo está. Pedi uma daquelas avaliações só pela tipologia e zona e essa avaliação valorizava o apartamento em 30
    Mil euros.
  11.  # 11

    Colocado por: AM_forumdacasaObrigado a todos pelos comentários, realmente estou com tendência para por a venda e ver como o mercado reage. O apartamento foi comprado novo e novo está. Pedi uma daquelas avaliações só pela tipologia e zona e essa avaliação valorizava o apartamento em 30
    Mil euros.

    Se essa avaliação foi feita por uma imobiliária, considere-a apenas como indicativa.
    O meu último apartamento foi avaliado por 142k Euros por uma imobiliária, e eu acabei por vendê-lo por 187K Euros por venda direta.
    Cada caso é um caso, mas o melhor método ainda é ir vendo por quanto é que os seus vizinhos estão a vender os apartamentos deles.

    Isto sendo ao pé da praia, não consegue alugar apenas para férias?
    Metia uma empresa (ou familiares) a tratar das limpezas entre inquilinos, e o risco seria bem menor.

    O verão está aí a porta e isso poderia dar-lhe um retorno bem interessante...
 
0.0148 seg. NEW