Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém consegue me ajudar??

    Eu coloquei as seguintes questões as Finanças,
    Muito bom dia.
    Eu vendi em Dezembro um imóvel, a ideia é aplicar as mais valias dessa venda na construção de uma habitação própria permanente que ade ser construída nos próximos 36 meses.
    A minhas questões são:
    1)Eu em 24 meses antes a venda comprei o terreno com capital próprio onde vai ser construída a moradia, posso declarar esta despesa ( compra do terreno ) no abatimento das mais valias da venda? Se sim, como?
    2)Se registo as mais valias na compra do terreno, depois não posso registar na construção da casa.

    A resposta foi:
    A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    O reinvestimento só poderá ocorrer desde que o imóvel alienado fosse a sua habitação própria e permanente. Desde que observados os demais preceitos legais, a compra do terreno e a feitura do prédio concorrem para o valor a ter em conta no reinvestimento nos termos do artigo 10º nº 5 e 6 do Código do IRS, sendo de especial relevância o descrito na al. b) do citado nº 6. No que concerne à declaração da alienação do prédio deverá ser mencionada no quadro 4 do anexo “G” o reinvestimento será mencionado no quadro 5 A do mesmo anexo.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

    Eu depreendo que posso colocar a compra do terreno no IRS para abater nas mais valias, coreto?
  2.  # 2

    Colocado por: Tozecs1)Eu em 24 meses antes a venda comprei o terreno com capital próprio onde vai ser construída a moradia, posso declarar esta despesa ( compra do terreno ) no abatimento das mais valias da venda? Se sim, como?

    Sim, pode. Tem de preencher o anexo G e declarar o reinvestimento no sitio correto.

    Colocado por: Tozecs2)Se registo as mais valias na compra do terreno, depois não posso registar na construção da casa.

    Pode sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tozecs
  3.  # 3

    Sim pode.

    Foi o que eu fiz. No 1 ano tem la o campo para colocar investimento feito até 24 meses antes.
    Depois este ano meti despesas com projectos, licenças etc.
    E para o ano vai a construção em si.

    Tudo com fatura claro.
    • FFAD
    • 10 abril 2023

     # 4

    Não creio que seja assim, pois provavelmente dará mais valias por pagar. Creio que é de juntar tudo e quando a habitação estiver inscrita na Matriz, põe o total no ano seguinte.

    Sem qualquer certeza...
    • RCF
    • 10 abril 2023

     # 5

    Colocado por: TozecsEu depreendo que posso colocar a compra do terreno no IRS para abater nas mais valias, coreto?

    Sim,
    Desde que esse terreno venha a servir para construção de habitação própria permanente e essa venha a ser a sua morada fiscal no prazo máximo de 36 meses.

    No entanto, tenha em conta que, o que tem de reinvestir não é (apenas) o valor das mais valias.
    Optando pelo regime de reinvestimento, deverá reinvestir todo o capital com que ficou após a venda da casa, descontando o que pudesse ter em dívida de eventual empréstimo bancário e outras despesas com a venda (comissão a imobiliária, certificado energético, etc)
    Concordam com este comentário: dalmonio, diouf_matos
  4.  # 6

    Só mais uma dúvida:
    Posso colocar as despesas todas que tive na compra do terreno, escritura, imt,...
  5.  # 7

    Colocado por: FFADNão creio que seja assim, pois provavelmente dará mais valias por pagar. Creio que é de juntar tudo e quando a habitação estiver inscrita na Matriz, põe o total no ano seguinte.

    Sem qualquer certeza...


    Vai-se colocando as despesas desse ano. Se espera pelo final é bom que construa tudo em 12 meses. As faturas correspondem ao ano em questão.

    Quando declara a venda, tem la um campo onde diz tudo o que pretende reinvestir.

    Os cálculos são com base nisso. Logo ao dizer que vai reinvestir, a AT espera os 36 meses para você declarar essas despesas todas. Só se ao fim de 36 meses não declarar as despesas suficientes, é que lhe emitem as mais valias.

    Eu já vou no 2º ano, e os reembolsos vêm sem qq mais valias, e ainda não cheguei ao valor total. Só para o ano é que entra a construção em si.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFAD
  6.  # 8

    Colocado por: TozecsSó mais uma dúvida:
    Posso colocar as despesas todas que tive na compra do terreno, escritura, imt,...


    Por acaso acho que só meti o terreno em si. Porque no meu caso vou passar em muito o valor que preciso para não pagar mais valias. Só terreno e estrutura já está feito.
    • AMG1
    • 10 abril 2023

     # 9

    Boa tarde,
    Fiquei com ideia de ter lido algures, que nos proximos 3 anos seria possivel a isenção de IRS sobre mais valias decorrentes da venda de imoveis não HPP, desde que esses valores sejam utilizados na amortização de divida em HPP do proprio ou dos seus descendentes, alguém sabe se isto é mesmo assim?
    • RCF
    • 10 abril 2023

     # 10

    Colocado por: TozecsPosso colocar as despesas todas que tive na compra do terreno, escritura, imt,...

    Sendo rigoroso, não. Apenas deve considerar o valor de compra.
  7.  # 11

    Estou a fazer o Irs, coloco o investimento no terreno e a intenção de reenvestir todo o dinheiro das mais valias e mesmo assim tenho de pagar Irs, quando eu todos os anos recebo.

    Devo estar a fazer algo errado?
  8.  # 12

    É possível. No meu caso o simulador calculava erradamente as mais valias no próprio ano. Cheguei inclusive a ir às finanças presencialmente e preencher com eles.

    Nem eles conseguiram. No final disserem para submeter assim, pois estava bem, e que devia ser problema do simulador. Que depois o apuramento central vinha bem.

    Tinham razão, quando recebi o apuramento já vinha tudo bem.
  9.  # 13

    Fiz simulação eliminando o anexo g, omitindo a venda do imóvel, recebia +- 2000 euros.
    Com a venda e declarando que vou reinvestir tenho de pagar +-2000 euros.
  10.  # 14

    Acontece no primeiro ano e geralmente tb tem q ir presencialmente às finanças apresentar a documentação suporte. A mim justificaram q o simulador não está preparado para calcular mais valias. No segundo ano já não deu erro
  11.  # 15

    Colocado por: Tozecsintenção de reenvestir todo o dinheiro das mais valias


    Tem de reinvestir todo o dinheiro que fez com a venda e não apenas as mais valias.

    Eu fiz o meu no ano passado (ano de venda) com a declaração de reinvestimento e declarei o investimento de uma parte, correu tudo normal. Este ano (1º ano seguinte) já simulei com o reinvestimento do restante valor e também não me deu nada errado.
  12.  # 16

    Colocado por: dalmonio

    Tem de reinvestir todo o dinheiro que fez com a venda e não apenas as mais valias.

    Eu fiz o meu no ano passado (ano de venda) com a declaração de reinvestimento e declarei o investimento de uma parte, correu tudo normal. Este ano (1º ano seguinte) já simulei com o reinvestimento do restante valor e também não me deu nada errado.


    Se vendeu o ano passado (2022) não deveria ser este ano que deveria declarar no IRS?
  13.  # 17

    Colocado por: TozecsFiz simulação eliminando o anexo g, omitindo a venda do imóvel, recebia +- 2000 euros.
    Com a venda e declarando que vou reinvestir tenho de pagar +-2000 euros.


    Experimente fazer a simulação após dia 15/04. Acho que o simulador estava com alguns problemas/bugs. Pode ser o caso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fm2023
  14.  # 18

    Colocado por: bluthunder82

    Se vendeu o ano passado (2022) não deveria ser este ano que deveria declarar no IRS?


    Sim. Não me expliquei bem mas uma vez que o IRS é sempre referente ao ano anterior, no ano passado fiz o IRS referente ao ano da venda, 2021. Este ano declarei o reinvestimento feito durante o ano passado, 2022. No próximo ano vou declarar o investimento que resta, referente ao que estou a gastar este ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  15.  # 19

    Liguei para a linha de apoio as finanças, a senhora que atendeu sabia menos que eu...
  16.  # 20

    Colocado por: TozecsLiguei para a linha de apoio as finanças, a senhora que atendeu sabia menos que eu...


    Passei por isso tudo. Liguei várias vezes para a linha de apoio…. nada.

    Conheço uma pessoas nas finanças locais, estive lá com ela e com um colega e tb não conseguiram. E são pessoas das finanças que estão na área de IRS à décadas.

    Também recebia 3k sem anexo G, e pagava 4K com anexo G.

    No final tive de submeter assim, e esperar pelo apuramento central. Quando veio é que fiquei descansado, pois vinha com o valor igual ao simulador sem anexo G.

    Resumido, o simulador parece que assume logo as mais valias erradamente.
    Concordam com este comentário: Tozecs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, fm2023
 
0.0224 seg. NEW