Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Colocado por: CMartinSe eu mandasse no País, enquanto e onde houvesse casas devolutas, não deixaria ninguém fazer nova construção! Era tudo a ser reabilitado e recuperado

para isso teria que ser criada legislação que obrigassem os donos a venderem as casas devolutas a quem quisesse as reabilitar e recuperar. a ideia de penalizar o IMI de casas devolutas já é um incentivo.

para mim era o próprio estado que passado 20 anos de uma casa estar devoluta expropriava a casa aos seus donos por uma percentagem do valor da avaliação definido nas finanças.Depois ou introduzia a casa nesse estado no mercado imobiliário ou fazia obras e introduzia a casa valorizada no mercado para vender ou arrendar.

se isto tivesse sido feito à 40 anos não tínhamos centros históricos desertos nas cidades e vilas por esse país fora.
    Concordam com este comentário: CMartin
  2.  # 382

Pauloagsantos, não sei quais os moldes mas concordo consigo em que deveria de haver um "assumir" da parte do Estado de alguma responsabilidade. Podia ser um incentivo por parte do Estado para que as pessoas tivessem mais interesse e facilidade na aquisição e recuperação de casas devolutas. A ideia que tenho é que jà houve qualquer coisita muito mal engendrada e cheia de restrições para Inglês ver nesse sentido hà uns anos. Pessoalmente e para além de ter ouvido dizer que Castelo Branco usufruiu desse benefício para melhoramentos da casa em Sintra, não conheço efectivamente ninguém com essa experiência e entretanto veio a crise e deve ter ficado tudo em àguas de bacalhau, certamente outras prioridades falaram mais alto.
    Logo que tiver um tempo, vou escrever uma carta ao Presidente da minha Câmara para que me esclareça se existe algum incentivo para os centros históricos e suas casas. Ou para casas antigas devolutas. Tenho idéia de haver um projecto recente de interesse da Autarquia pelo património histórico pelo menos em Cascais, vi-o por mero acaso na net por alto hà uns tempos. Vou querer saber mais !

E ainda fico a pensar o que fazem pelo menos no resto da Europa, é que não lembro de ver casas devolutas em mais cidade nenhuma. Não é esquisito ? Não as hà ? Nem uma ?
  3.  # 383

...ao Presidente da minha Câmara para que me esclareça se existe algum incentivo para os centros históricos e suas casas. Ou para casas antigas devolutas. Tenho idéia de haver um projecto recente de interesse da Autarquia pelo património histórico pelo menos em Cascais, vi-o por mero acaso na net por alto hà uns tempos...

Ora bem, aproveitando esta deixa, no meu caso especifico que tenha neste momento a decorrer em mãos uma reabilitação exatamente o centro histórico de Cascais, a nossa camara tem alguns benefícios fiscais interessantes mas que não têm efeito imediato a curto prazo, pois como são em coordenação com a Autoridade Tributária só terão efeitos práticos no ano fiscal seguinte ao inicio dos trabalhos. A camara de Cascais já teve um programa em 2007 para ajuda de custos na recuperação de fachadas no centro histórico, ajuda essa que se materializava no reembolso direto de 60% do custo a fundo perdido, mas durou muito pouco tempo, creio que menos de 1 ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  4.  # 384

Vai haver agora um programa de financiamento comunitário, o Portugal 2020.
    Assim os municípios entendam aproveitar, a começar pela aprovação de um PEDU.
    Com um PEDU aprovado, há a possibilidade de proprietários procederem por exemplo a obras de reabilitação em centro histórico, beneficiando de um empréstimo bonificado em condições que ainda estão por definir.
    Mas já é qualquer coisa.

https://www.portugal2020.pt/Portal2020/disponiveis-faq-dos-planos-estrategicos-de-desenvolvimento-urbano-pedu
  5.  # 385

Colocado por: CMartinem que deveria de haver um "assumir" da parte do Estado de alguma responsabilidade.

O estado deveria era assumir o q fez durante décadas de congelamento de rendas e ainda agora com as várias condicionantes na legislação do arrendamento urbano. Só após a total liberalização da lei das rendas e igual numero de anos em diante, equivalente ao que esteve congelado/restringido, é que se pode, no meu entender, exigir algo tão absurdo como a expropriação desse parque habitacional.

Colocado por: CMartinE ainda fico a pensar o que fazem pelo menos no resto da Europa, é que não lembro de ver casas devolutas em mais cidade nenhuma. Não é esquisito ? Não as hà ? Nem uma ?

Depende do que entender por Europa. Eu conheço muitos países com casas devolutas na capital, tal como conheço muitos outros onde não vi uma em tais condições.
  6.  # 386

Colocado por: pauloagsantosse isto tivesse sido feito à 40 anos não tínhamos centros históricos desertos nas cidades e vilas por esse país fora.

Centros histórica dedertos nada tem a haver com political de reabilitação mas sim com politicas económicas. Se não houver emprego, não haverá pessoas para habitat/reabilitar esses centros e Vilas.
  7.  # 387

Colocado por: treker666

Centros histórica dedertos nada tem a haver com political de reabilitação mas sim com politicas económicas. Se não houver emprego, não haverá pessoas para habitat/reabilitar esses centros e Vilas.

podia ter a melhor das politicas económicas que permitisse a criação de milhares de empregos que as cidades continuavam a crescer para a periferia e os centros históricos continuam desertos.

porque para a maioria dos portugueses entre comprar uma casa/apartamento novo por 100.000/150.000 euros e comprar uma casa/apartamento por metade e depois gastar outro tanto para o recuperar irá sempre escolher o novo.
  8.  # 388

As casas nos centros históricos são óptimas para arrendamento. Como o mercado de arrendamento continua a ser maltratado não existe incentivos.
    As Camaras sempre preferiram construir novo do que reabilitar. A construção nova paga boas taxas, a reabilitação ainda custa algum dinheiro. Mais um caso em que o discurso é um e a prática é outra.
    Depois a eterna burocracia. Um licença se não for pedida com um "lubrificante" adequado leva anos a obter. Um amigo meu esperou 2 anos por uma autorização da Camara de Lisboa para alargar uma entrada em 20 centímetros.
  9.  # 389

Colocado por: duoliveira

Ora bem, aproveitando esta deixa, no meu caso especifico que tenha neste momento a decorrer em mãos uma reabilitação exatamente o centro histórico de Cascais, a nossa camara tem alguns benefícios fiscais interessantes mas que não têm efeito imediato a curto prazo, pois como são em coordenação com a Autoridade Tributária só terão efeitos práticos no ano fiscal seguinte ao inicio dos trabalhos. A camara de Cascais já teve um programa em 2007 para ajuda de custos na recuperação de fachadas no centro histórico, ajuda essa que se materializava no reembolso direto de 60% do custo a fundo perdido, mas durou muito pouco tempo, creio que menos de 1 ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin

Obrigada duooliveira. Os incentivos interessantes em Cascais são para que natureza: compra ou reabilitação? Eu para lhe ser sincera nunca beneficiei de nenhum, uma vez ainda dei uma vista de olhos mas não me lembro de ter visto algo em concreto para o meu caso (vou fazendo obras de melhoramentos e manutenção pois comprei a casa já reabilitada) no centro de Manique, e é uma casa com prémio de recuperação da associação cultural de Cascais de restauro de arquitectura popular. A verdade é que também não tenho tido vagar para tratar de assunto algum, mas assim que tiver vai ser uma preocupação para mim, saber dos benefícios e incentivos. Em Manique é porta sim porta não de casa devoluta! Algumas lindíssimas estão à venda..

Ainda estou para saber a história toda da minha casa, ainda entrei em contacto com uns professores catedráticos que escrevem uns livros para a junta da freguesia e para a câmara sobre o património cascalense (conhece ou já ouvi falar nos livros?) de vez em quando escrevo à junta ou câmara a pedir, porque os livros não estão à venda e lá me mandam um ou outro, da maior parte das vezes estão esgotados. São muitíssimo interessantes para conhecermos melhor a história das nossas casa, ruas e gentes! A minha casa vem mencionada em alguns deles, mas a verdade é que ainda não consegui saber a sua origem, quem a iniciou no tempo dos saloios (populares ou agricultores, de origem árabe ainda).
    Estes professores conhecem quem recuperou a casa e tudo, um construtor, que, apesar de eu ter o seu nome, não consigo encontrá-lo e já me dediquei a isso há uns tempos. Um dos professores entretanto já faleceu (são arqueólogos e outra que agora não me lembro, e são 3 que estudam a nossa zona, e outras).

Se se interessa por estes assuntos veja:
    https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Cultural-de-Cascais-1874951509395728/
    E neste tem várias publicação da Associação Cultural de Cascais super interessantes sobre o património cascalense.
    https://sites.google.com/site/asscultcascais/
  10.  # 390

Colocado por: CastelaVai haver agora um programa de financiamento comunitário, o Portugal 2020.
    Assim os municípios entendam aproveitar, a começar pela aprovação de um PEDU.
    Com um PEDU aprovado, há a possibilidade de proprietários procederem por exemplo a obras de reabilitação em centro histórico, beneficiando de um empréstimo bonificado em condições que ainda estão por definir.
    Mas já é qualquer coisa.

https://www.portugal2020.pt/Portal2020/disponiveis-faq-dos-planos-estrategicos-de-desenvolvimento-urbano-pedu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin

Não conhecia, vou ver Castela, muito obrigada. Espero que é não tenha as 88 alíneas de excepções e outras 55 de exigências, como costumo ver no pouco que vejo a respeito da reabilitação. Deviam alargar o conceito e não restringir o acesso a quem possa usufruir, de tal forma que se perca qualquer possibilidade de se poder efectivamente aumentar/estimular a procura e interesse pelo património a recuperar, se não, é como se não existissem medidas, serão apenas para Inglês ver.
  11.  # 391

Colocado por: treker666
    Depende do que entender por Europa. Eu conheço muitos países com casas devolutas na capital, tal como conheço muitos outros onde não vi uma em tais condições.

Sei lá :o)
    As capitais e cidades principais: Paris, Londres, Bruxelas, Antuérpia, Praga, Genebra, etc., mas é que nem na zona dos Alpes, nem no cantão, me lembro de ter visto uma casa devoluta.
    Sabe o que fazem trekker666 aí nas suas bandas para que não se vejam ? Escondem-nas debaixo do tapete ?
  12.  # 392

Colocado por: CarvaiAs casas nos centros históricos são óptimas para arrendamento. Como o mercado de arrendamento continua a ser maltratado não existe incentivos.
    As Camaras sempre preferiram construir novo do que reabilitar. A construção nova paga boas taxas, a reabilitação ainda custa algum dinheiro. Mais um caso em que o discurso é um e a prática é outra.
    Depois a eterna burocracia. Um licença se não for pedida com um "lubrificante" adequado leva anos a obter. Um amigo meu esperou 2 anos por uma autorização da Camara de Lisboa para alargar uma entrada em 20 centímetros.

Pois são.
    Mas eu não quero que sejam só óptimas para arrendamento! Seria, a meu ver, uma interessante alternativa aos aglomerados habitacionais de prédios de construção moderna! Eu sei que a construção nova é preferida, porque vivemos num mundo de capitais e de negócio, mas, se se tornasse o património rentável também, na recuperação para habitação própria permanente e/ou para arrendamento ou outras soluções como hotelaria, era bom para o património, e logo mais turismo cultural, como para nós, os locais e para a nossa história, dentro e além fronteiras. Ficava tudo a ganhar. Ainda preocupa-me a crise da construção, porque não revetê-la, favorecendo a reabilitação ou recuperação, também é negócio afinal!

Tenho um amigo que esteve também anos à espera de licença para construir..há casos desse tanto para construção nova como para a reabilitação, acho.

Eu tenho uma casa assim e vivo nela com a minha família e os amigos ficam encantados, dizem que realmente é uma alternativa interessante a um apartamento.
    Quando a comprámos, custou o mesmo que os apartamentos que andávamos a ver. Mas ...é outra vida, digo-vos !
    :o)Andamos por todo o centro velho a pé, temos café, talho, mercearia, farmácia, espaços verdes no campo mais acima, escola para o miúdo e para nada disto pegamos no carro, o que não acontecia de todo no anterior apartamento do dormitório.
    Temos dois pátios maravilhosos! E é uma casa que não tem igual em lado nenhum. É exclusiva! E é mais velha do que nós, muito mais, e durará para todo o sempre, assim, eternamente bonita.
  13.  # 393

Colocado por: CMartin

Não conhecia, vou ver Castela, muito obrigada. Espero que é não tenha as 88 alíneas de excepções e outras 55 de exigências, como costumo ver no pouco que vejo a respeito da reabilitação. Deviam alargar o conceito e não restringir o acesso a quem possa usufruir, de tal forma que se perca qualquer possibilidade de se poder efectivamente aumentar/estimular a procura e interesse pelo património a recuperar, se não, é como se não existissem medidas, serão apenas para Inglês ver.

Penso que não haverá tantos entraves pois a ideia ao que parece é precisamente limitá-los, até porque será sempre tudo feito em articulação com o município para se garantir essa maior "fluidez" de processos.
  14.  # 394

revetê-la,

Reverta-la.

Trampa esta de não deixar editar à posteriori!
    Corrijo o erro.
  15.  # 395

Sei lá :o)
    As capitais e cidades principais: Paris, Londres, Bruxelas, Antuérpia, Praga, Genebra, etc., mas é que nem na zona dos Alpes, nem no cantão, me lembro de ter visto uma casa devoluta.
    Sabe o que fazem trekker666 aí nas suas bandas para que não se vejam ? Escondem-nas debaixo do tapete ?

Eu também nāo.
    Aqui no centro do Porto é vê-las aos pontapés.

Falo na zona da Boavista, onde o preço por m2 é dos mais altos na cidade.

Passo todos os dias por uma, com um pedragulho de granito pendurado por um "fio".
    Estou sempre a ver quando é que CAI e arrasta a casa toda atras, numa das arterias mais movimentadas do Porto. Só espero não ir a passar na Rua quando isso acontecer.

Ando a pensar fazer um album destes " tesourinhos" que não faltam na cidade!
    Concordam com este comentário: CMartin
  16.  # 396

...Vai haver agora um programa de financiamento comunitário, o Portugal 2020...

É verdade Castela, já me inteirei desse programa pois foi criado no ano passado. Para o meu caso que estou a fazer um investimento privado com características bem definidas, não têm nenhum efeito, pois é um programa essencialmente direcionado para empresas ou para proprietários particulares que queiram investir em recuperar para habitação de renda condicionada (ver links em baixo).

http://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/index.html

https://www.portugal2020.pt/Portal2020/programas-operacionais-portugal-2020-2

Mesmo não tendo o meu caso enquadrado, acho de louvar as iniciativas.
  17.  # 397

CMartin, os incentivos fiscais na nossa CM Cascais são para reabilitação urbana.

Obrigado pelos links sobre a história da nossa terra, muito interessantes.

No diz respeito às minhas casas, já andei durante o ano passado a fazer pesquisas sobre as mesmas, essencialmente no arquivo histórico de cascais e na biblioteca municipal.
    Embora sejam duas casas de distintas épocas (sec. XVIII e XIX) e situadas no gaveto da Rua dos Navegantes e Rua Marques Leal Pancada, não encontrei nada que me indicasse a data original das mesmas, algumas fotografias e documentos do século XIX, mas nada de especial.
    O único documento mais antigo que tenho que confirma a existência das casas numa determinada data, é uma cópia de um registo da conservatória que me foi deixado pela minha avó, e que consta que as casas já vinham mencionadas em diário Real no ano de 1896.
    Continuo no entanto a recolher toda informação relativa ás mesmas, mas agora mais focado nos saberes da gente local mais antiga.
  18.  # 398

Deixa-me um pouco frustrada não saber mais sobre a casa duoliveira, também fui aconselhada a tentar junto das gentes mais antigas; soube que nasceu aqui uma pessoa, que a mãe foi solteira e tinha a alcunha de "sardenta" mas o que mais me interessa é saber dos tempos da sua origem, quem as construìu (eram 3 casas que depois juntaram em 1992 aquando o restauro).
    Apesar do arquivo histórico ser acima da minha rua, ainda não tive o vagar de là ir fazer a minha pesquisa..estou farta de pesquisar na net, mas acho que não vou conseguir através deste meio saber mais do que o que sei, e é tão pouco!
  19.  # 399

Vou partilhando a nossa história, locais e gentes para a quem possa interessar, por viver em Cascais, claramente, muitas das minhas partilhas concentram-se neste.
    Se quiserem partilhar também, sobre o património, arquitectura, etc, pelo qual tenho grande interesse, desde jà agradeço!
    650 anos de história
    https://issuu.com/agendacascais/docs/2014_arquivos_650anos_vila_cascais_
  20.  # 400

Colocado por: duoliveira...
    (..)pois é um programa essencialmente direcionado para empresas ou para proprietários particulares que queiram investir em recuperar para habitação de renda condicionada.

Tenho que ler as 200 pàginas, mas, e resume-se a isso?
    Fica-se na mesma, não !?

0.0305 seg. NEW