Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Agradeço que alguém me esclareça uma situação já que estive a pesquisar na internet e não encontrei resposta especifica:

Fiz obras no meu apartamento e agora já estão concluídas.
    Estava hoje (sábado) por volta das 11h30 a usar o berbequim para fazer furos para pendurar os candeeiros quando um viznho me veio bater à porta a dizer para parar porque era fim de semana e que até já tinha alertado a empresa gestora de condominio para falarem connosco condóminos sobre barulho no prédio.

Poxa. Não posso fazer furos para pendurar candeeiros ou um quadro ao sábado? É necessário eu tirar um dia de férias do trabalho para fazer isso?

Não são obras. É bricolage por isso pensei que fosse permitido.

Agradeço que quem saiba me possa esclarecer sobre esta situação.

Muito obrigada.
  2.  # 2

O problema é que o ruído de um berbequim/martelo a furar uma parede produz, o ruído de obra.
    Sim susaz, é proibido, observando o direito ao descanso das pessoas ao fim de semana.

https://supercasa.pt/noticias/conheca-o-abc-da-lei-do-ruido-em-caso-de-obras-em-casa/n47
  3.  # 3

Repare, fez obras no apartamento, os seus vizinhos devem estar cansados de ruido. Para seu bem, eu falaria com esse vizinga, explicaria o que ainda tinha para fazer e perguntava quando é que lhe era mais conveniente.
  4.  # 4

Se for só isso não deve demorar muito, eles que chamem a polícia.
    Tem pessoal que não pode ouvir nada.
    Se for ao sábado não vejo mal nenhum.
    Agora tenho um vizinho brasileiro que chega do trabalho ás 2 da manhã e coloca.se a fazer chamadas para o Brasil.
  5.  # 5

Colocado por: spvaleAgora tenho um vizinho brasileiro que chega do trabalho ás 2 da manhã e coloca.se a fazer chamadas para o Brasil.

E isso incomoda-o?
  6.  # 6

Colocado por: AMVP
    E isso incomoda-o?

Falar alto às 2 da manhã deve incomodar muita gente. Principalmente quem vive ao lado dessa pessoa.
    Concordam com este comentário: fa.psantos, joaosantos
  7.  # 7

Então e ao fim-de-semana montar moveis do IKEA? Martelar pregos? é considerado ruidos normais?
    Quando é que é esperado eu poder usar o berbequim para pendurar um quadro? tirar um dia de ferias?

Isto do berbequim foi a 1ª vez que aconteceu. Eu nunca tinha feito barulho ao fds antes e ele nao só me veio bater à porta como ainda foi falar com a empresa de gestao do condominio sobre barulhos no prédio.

É ridiculo.
  8.  # 8

Não se preocupe com a gestão do condomínio. Não fazem nada.
  9.  # 9

Colocado por: susaz
    É ridiculo.

Não é ridículo meu caro, é a lei.

Agora imagine se esse seu vizinho começar a tocar guitarra e a cantar aos fins de semana e ficar a fazer barulho até as 3h ou 4h da madrugada. Certamente não iria gostar... E ele poderia dizer que é "ridículo" que ele não possa praticar ao fim de semana.
    Esse exemplo é real e já aconteceu comigo e o "delito" é exatamente o mesmo, independentemente da hora.

Se o barulho (seja ele qual for) for alto o suficiente para incomodar os vizinhos e eles realmente se sentirem incomodados, então não o deve fazer durante os períodos proibidos por lei. É tão simples quanto isso.
    Pense sempre que a sua liberdade acaba aonde começa a liberdade dos outros, e vice-versa.

Dou-lhe um exemplo;
    - O meu vizinho "de baixo" atual é padeiro. Ele deita-se as 18h porque entra as 02h30 no trabalho. Ele já me veio chamar a atenção várias vezes a partir das 20h porque os meus filhos estavam a fazer muito barulho a correr pela casa e a gritar e ele não conseguia dormir. Os meus filhos têm 3 anos, e embora eu entenda a situação dele, não vou prender os meus filhos nem impedi-los de serem crianças (e já lhe disse isso), no entanto a partir das 20h tento ao máximo controlar o barulho deles.
    Se fosse qualquer outro barulho que não das crianças, eu teria que engolir em seco e parar com o barulho.

Outro exemplo;
    - A minha mulher é médica. Se ela fizer o turno da noite numa sexta-feira, só chega a casa no sábado as 10h da manhã e as 11h vai dormir. Se algum vizinho estiver a furar paredes ou martelar móveis a essa hora, é garantido que ela vai lá chamar atenção e pedir para pararem.
    No entanto se fosse num dia de semana ela já não o poderia fazer mesmo que quisesse.
    Por isso é que se diz que a nossa liberdade acaba aonde começa a liberdade dos outros...

Claro que em tudo isso existe o "bom senso" que deverá estar presente em ambos os lados para promover a "boa vizinhança".

O que sugiro é que fale com o "tal" vizinho, e "sem estresses" lhe explique a sua situação e lhe pergunte a que horas lhe causa menos desconforto para você fazer o que falta.
    Em condições normais, se for um bom vizinho fica agradado com esse seu gesto e aceita a situação.
    No entanto se ele não aceitar e for mesmo intransigente, o meu conselho é que faça o que lhe falta nos dias de semana em horas "normais".

Eu acho que não vale a pena criar mau ambiente entre vizinhos e tento sempre evitar isso, mas essa é só a minha opinião.
    Boa sorte!
  10.  # 10

Faça os furos para os candeeiros, o mais rápido que puder e de preferência todos no mesmo dia, dentro dessas horas que indicou, até porque parto do principio que não vai andar pra sempre a fazer isso. Se alguém entretanto reclamar peça desculpa pelo incómodo de forma educada e amável e siga a sua vida :)
  11.  # 11

Outra solução é voltar ao antigamente :)
    https://www.worten.pt/bricolage/ferramentas/ferramentas-eletricas/berbequins/berbequim-silverline-675032-MRKEAN-5060012956943?gclid=CjwKCAjw586hBhBrEiwAQYEnHdxPJLv_HErD2CUB9AYY7dyMFDIUx2xW8lO-GhzM2zKlNMQgOz6PRBoCrlkQAvD_BwE

Como já alguém disse, é uma questão de bom senso. Em príncipio não me choca nada meia dúzia de furos ao fds, se for algo pontual e de curta duração.
    Mas quando há vizinhos mais intransigentes, lá está, tem de se cumprir a lei, e zelar para que o vizinho a cumpra de forma igualmente diligente.
    • size
    • 10 abril 2023 editado

# 12

Colocado por: desofiapedroFaça os furos para os candeeiros, o mais rápido que puder e de preferência todos no mesmo dia, dentro dessas horas que indicou, até porque parto do principio que não vai andar pra sempre a fazer isso. Se alguém entretanto reclamar peça desculpa pelo incómodo de forma educada e amável e siga a sua vida :)

Normalmente, os dias de descanso obrigatório é o sábado e domingo, para dormirmos mais umas horas. Não se pode aconselhar andar a furar paredes com berbequim/martelo, num prédio colectivo, nestes dias. Será por isso, que são proibidas obras ao FDS

Sem ser necessário tirar um dia de férias, talvez seja preferível recorrer aos outros dias da semana, ao fim do dia, executar esse trabalho.
  12.  # 13

Colocado por: size

Normalmente, os dias de descanso obrigatório é o sábado e domingo, para dormirmos mais umas horas. Não se pode aconselhar andar a furar paredes com berbequim/martelo, num prédio colectivo, nestes dias. Será por isso, que são proibidas obras ao FDS

Sem ser necessário tirar um dia de férias, talvez seja preferível recorrer aos outros dias da semana, ao fim do dia, executar esse trabalho.

Size desculpe, mas para mim ainda antes da lei há que haver bom senso. Nunca bati à porta de nenhum vizinho por estar a usar um berbequim, muito menos às 11h30 da manhã, seja em que dia da semana for e nunca tive nenhum vizinho a bater-me à porta por isso, já cheguei inclusivé a montar mobilia ao fim de semana e procurei ser rápida e o menos barulhenta possível, martelando o que havia para martelar duma vez. Repito: bom senso, tanto de quem fura como de quem tem que ouvir esses furos. Ao fim do dia diz você, mas com vizinhos como estes tenho quase a certeza que mesmo que ele faça os furos às 19h durante a semana alguém mesmo assim vai reclamar. Por isso: o mais rápido possível para incomodar o menos possível e segue. Há casos e casos e para este, independentemente da lei é assim a minha conduta e assim continuará a ser.
    • size
    • 10 abril 2023 editado

# 14

Eu também não. O meu bom senso é tolerar estas ocorrências esporádicas e curtas.

Só que, também temos que ter o bom senso de observarmos a disposição da lei sobre esta matéria, que determinados vizinhos podem reclamar e invocar. É o caso.
  13.  # 15

Enquanto a polícia vem e não vem, os furos já estão feitos. O que eles iriam fazer era mandar cessar a causa do ruído.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14.  # 16

Não fazia ideia desta proibição de quaisquer obras ao fds. Boa informação.
    Ainda não há muitas semanas passei uma boa parte de Sábado a furar tectos para pendurar candeeiros no apartamento de uns primos que têm um vizinhos de cima bem conflituosos...
  15.  # 17

Colocado por: Bruno.AlvesAinda não há muitas semanas passei uma boa parte de Sábado a furar tectos para pendurar candeeiros no apartamento de uns primos que têm um vizinhos de cima bem conflituosos...

AHH, mas aí aposto que foi mesmo para arreliar!!!! ;)
  16.  # 18

Colocado por: DartasNão é ridículo meu caro, é a lei.

Agora imagine se esse seu vizinho começar a tocar guitarra e a cantar aos fins de semana e ficar a fazer barulho até as 3h ou 4h da madrugada. Certamente não iria gostar... E ele poderia dizer que é "ridículo" que ele não possa praticar ao fim de semana.
    Esse exemplo é real e já aconteceu comigo e o "delito" é exatamente o mesmo, independentemente da hora.

A questão é que não fiquei até às 2 ou 3 AM. Comecei às 11h30 e acabei 3 horas depois. isto com interrupção para colocar os candeeiros em cada quarto. Dois furos em cada quarto + sala deu um total de 8 furos. Não foi um barulho constante e continuo. dois furos e 30 mins para colocar um cadeeiro. primeira vez que faço barulho no prédio ao fds.

e vem logo bater à porta. como uma prima me disse: ele que chame a policia. às vezes é o que apetece dizer a este tipo de pessoas.

no predio onde estive antes nunca houve conflitos deste genero. É obvio que as pessoas têm que pendurar candeeiros esporadicamente, pendurar quadros, mover mobilia. nunca ninguem reclamou ou ate mencionou esses barulhos. ate porque é só pensar: se fizesse dentro do horario normal durante a semana, e estivesse no inverno, como é que eu ia conseguir pendurar ou furar uma parede ao fim do dia se já está super escuro e sem luz? usava uma pilha?

bom senso é algo que aquele vizinho nao tem e sorte parece ser algo que vou precisar mesmo muito...
  17.  # 19

Colocado por: susazbom senso é algo que aquele vizinho nao tem e sorte parece ser algo que vou precisar mesmo muito...

É um facto.
    Esta questão da proibição ao fds é algo que eu não conhecia e é sempre bom saber.
    Mas eu e todos os meus vizinhos já fizemos barulho (pontual) fora de horas. Os meus vizinhos de cima, uns santos que às vezes até me esqueço que lá estão, quando se mudaram passaram 2-3 semanas BEM agitadas com obras e móveis e furos e sei-lá-eu. Às vezes já a esticar o "horário normal". Achámos normal porque se estavam a mudar, as coisas têm de ser feitas (e fora do horário de trabalho para quem trabalha) e actualmente é uma paz.
    Da mesma forma que nós às vezes temos visitas ao fds e o jantar dura até às 2 da manhã e não há stress porque a seguir são 2 meses sem ruído. Umas vezes nós, outras vezes os outros vizinhos.

Desde que seja pontual, acho que o bom senso resolve tudo. O problema é quando as pessoas são reles. Você com jeito importunou o programa do Goucha a vender Calcitrin e pronto, está o caldo entornado...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, HAL_9000, casinhaDaAvo, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  18.  # 20

Verdade, é o que menos falta em algumas pessoas. Bom senso e empatia.

0.0204 seg. NEW