Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

após o levantamento topografico do terreno onde vou iniciar a construção, foi detectado um erro na construção do muro de um dos terrenos do loteamento:
    o meu lote é o nº 6.
    o lote nº 5 ainda não tem qualquer construção.
    o lote nº 4 já tem uma moradia. ao construírem o muro, houve um desvio de 1 m no fundo.

Fui contactado pelo projectista a expor a situação e a propor duas soluções:

1. O meu muro acompanha o desvio do muro entre os lotes 4 e 5;
    2. Construo o muro como deve ser, sem qualquer desvio.

Naturalmente que vou optar pela situação 2. Apenas fiquei estupefacto quando o projectista alertou para a necessidade de contactar um advogado, dado tratar-se de uma situação muito sensível e meticulosa. Entendo que não o devo fazer, já que a falha não é da minha responsabilidade, além de que questionei sobre a legitimidade e fiabilidade do levantamento topográfico, ao que me respondeu que não tem problemas e que posso confiar no trabalho do topógrafo.
    Perante esta situação, agradeço que me ajudem sobre que problemas poderei ter no futuro e como devo abordar o problema actualmente.
  2.  # 2

falha na colocação da imagem...
      Loteamento_a.JPG
  3.  # 3

Antigamente isto era mato. Implantações feitas à fita, toda a gente comia uns decímetros, o último a construir ficava sem lote. Faça o seu muro de acordo com o alvará de loteamento. Os senhores dos lotes 4 e 5 que se entendam.
    •  
      Mk Pt
    • 1 fevereiro 2010

# 4

Exacto, você não tem nada a haver com erros dos outros que não tem nada a haver consigo..
    Se o erro é do lote nº4, não tem mesmo nada a haver..

Agora suponho que seja menos frequente, mas quem 'apanha' com lotes 'entalados' no meio de outros já construídos é provável que já tenha menos uma parte do terreno, 'pequena' mas é sempre alguma coisa...
  4.  # 5

acho que o underrun não se deve preocupar c\ um problema que, em príncipio, não é dele. Penso que se deve limitar a fazer o seu muro de acordo c\ as marcações correctas do seu terreno, mas aí pode estar o problema, saber quais são as marcações correctas. Existem marcos? São confiáveis? O levantamento topográfico por si só não diz onde estão as extremas oficiais dos terrenos. Agora se me disser que os lotes são "oficialmente" todos rectangulares, aí a coisa é diferente.
  5.  # 6

com excepção do lote1, todos os restantes têm 19 m de largura, em todo o comprimento.
    Infelizmente não existem marcos. Apenas umas marcações nas guias do passeio a tinta spray.
    Com isto tudo, e contando com a ajuda de topógrafos deste forum, espero perceber qual o nível de faibilidade que um levantamento poderá ter.
  6.  # 7

O levantamento será tão fiável quanto os marcos. Quem lhe garante que essas marcações a spray estão correctas. Se todos os lotes (menos o primeiro) têm 19 metros de largura talvez isso seja uma boa referência. E são rectangulares? Ou assume que o seu lote é? Daí pode vir essa diferença de 1 metro.
  7.  # 8

Visto desse ponto estamos a entrar na conversa do ovo de colombo.

O facto de a área levantada não ser igual ao que se esperava não significa que o levantamento está errado, por experiência própria a esmagadora percentagem dos casos é ao contrário.
    A fiabilidade do levantamento em nada está ligado aos marcos, dado que os marcos não estipulam a integridade do mesmo.
    A questão é o facto desses lotes não estarem cadastrados e devidamente identificados, no seu caso penso que se pretende ficar descansado é expor a situação às pessoas que estão inseridas no seu processo, desde o dono do terreno,assim como quem procedeu ao loteamento, para se chegar a um entendimento, como forma também de precaver o seu projecto e o trabalho da equipa de projectistas.

Com os melhores cumprimentos
    Luís Cleto de Figueiredo

http://www.globaltracking.pt
  8.  # 9

também um problema semelhante, mas a culpa foi mesmo devido a um levantamento mal feito que implicou 4 lotes com áreas mas definidas e impossíveis de cumprir.

gerou:

- 5 meses parados devido a que foi preciso meter junta, câmara e gab de arquitectura do loteamento no barulho.
    - envio de cartas registadas a todos os donos dos lotes
    - registos prediais incorrectos
    etc

no fim, exigi que a junta viesse marcar o terreno, e no fim confirmei eu.

vantagem de ser o primeiro num loteamento ... só dores de cabeça com estes pormenores.

0.0152 seg. NEW