Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Cozinha e sala
      9.jpeg
      10.jpeg
      11.jpeg
  2.  # 22

mais imagens
      42.jpeg
      52.jpeg
      6.jpeg
  3.  # 23

Se quiserem mais detalhes na proxima sexta tiro mais fotos.

mais uma vez obrigado pela ajuda
  4.  # 24

Colocado por: SeGaryOlá a todos,

Olá,

Mande é tudo isso abaixo.
    Vai remoer dinheiro nisso a remendar situações complicadas e patologias... quando poderia fazer uma coisa com pés e cabeça de raíz.
    Se a casa até tivesse algum interesse, fosse harmoniosa apesar de rude, se tivesse uma fachada bonitinha em pedra... mas parece longe de ser o caso.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  5.  # 25

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá,

Mande é tudo isso abaixo.
    Vai remoer dinheiro nisso a remendar situações complicadas e patologias... quando poderia fazer uma coisa com pés e cabeça de raíz.
    Se a casa até tivesse algum interesse, fosse harmoniosa apesar de rude, se tivesse uma fachada bonitinha em pedra... mas parece longe de ser o caso.

A questão é que não posso demolir e não deixar lá "nada" tenho de por alguma coisa senão como seria com o banco ? Eles têm hipoteca sobre uma casa não podem de repente ter uma hipoteca sobre um terreno, não ?

A questão é o que consigo fazer dentro do meu orçamento. E o que escolher fazer em 2 anos para obter "condições de habitabilidade" e para aproveitar os 8k que falta o banco libertar para "obras".

Por concordar consigo é que pretendia fazer uma demolição parcial e apenas aproveitar as paredes de pedra talvez ? e mais uma ampliação.

Este projecto é algo que pretendo fazer com tempo e numa prespectiva de vida. No fim dos 2 anos apenas pretendo obter alvara de utilização e "condições de habitabilidade" depois tenho tempo e mais dinheiro para ir melhorando aos poucos... fazer as coisas por fases. Eu não preciso de viver na casa portanto não tenho pressa.
  6.  # 26

Colocado por: SeGarynão preciso de viver na casa portanto não tenho pressa.

Então para que precisa do banco? Junte mais um pouco e faça algo em condições mais tarde.

A casa até pode ter algum interesse, mas não se viu nenhum pelas fotografias que colocou. Mesmo estar tão à face da estrada não parece bem, nem para si, nem para o arruamento.

Se não tem pressa pondere as coisas com maior abrangência.
    • SeGary
    • 11 abril 2023 editado

# 27

Então para que precisa do banco? Junte mais um pouco e faça algo em condições mais tarde.

A casa até pode ter algum interesse, mas não se viu nenhum pelas fotografias que colocou. Mesmo estar tão à face da estrada não parece bem, nem para si, nem para o arruamento.

Se não tem pressa pondere as coisas com maior abrangência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary

Na sexta vou ter fotos mais abrangentes e depois coloco aqui bem como quais as paredes que são de pedra se isso ajudar em algo.

A questão bancária é que eu usei o banco para comprar a "casa" para hpp sobre a tipologia aquisição + obras sendo que o valor atribuido ao financiamento de obras são 10k o banco aceitou que o resto fosse feito com capitais próprios. O mesmo libertou agora 2k e os restantes 8k so serão libertados após a conclusão das obras essa conclusão deve estar pronta daqui a 2 anos.

Caso deixe tudo como está não faça nada agora e deixe passar os 2 anos isso não me vai dar problemas com o banco ?

não faz sentido ir já fazendo alguma coisa a casa tendo em conta que tenho 90k disponiveis em capitais proprios, sempre ouvi aqui que o processo de construção é muito demorado e tendo em conta que tenho este dinheiro de lado não faz sentido começar já ?
  7.  # 28

Boas SeGary.

A grande questão aqui (a meu ver) é se consegue aceder ao imóvel por outro lado que não seja a porta de entrada junto à estrada (perigo). Caso exista, a meu ver seria porreiro pois poderia 'fechar' a mesma por dentro passando o acesso a ser esse outro. Caso não, equacione demolir parte ou a totalidade da adega e passar o acesso à casa nessa zona, ao recuar a frente dessa divisão 'alinhando' as construções existentes (não o vizinho do lado (parcela A2 ??) Mas á vivenda germinada cria ali uma zona de segurança para entrar em casa. É claro que convém ter 'autorização escrita' que o pode fazer sem licenças. Caso contrário nem vale a pena mexer.

A recuperação em si, aparentemente até é capaz de ser relativamente fácil, sendo que se for dado a bricolage existe muita coisa que poderá seres Tu a fazer
  8.  # 29

Atenção que se demolir tudo a câmara vai mandar recuar para o alinhamento do vizinho, vai perder uns bons metros de profundidade ao lote
  9.  # 30

Colocado por: SeGarytenho este dinheiro de lado não faz sentido começar já ?

Depende, você já sabe exactamente o que quer/pode fazer na casa? Se sim, o quê? Faz sentido o que quer fazer, numa perspectiva a longo prazo?

Eu apenas comento por me parecer que essa casa está muito mal amanhada, muito degradada e numa posição relativamente à estrada bastante desfavorável. Sobre o banco não faço ideia. Mas se já pediu dinheiro e tudo, imagino que você já saiba o que pretende fazer, como, se é legal ou não, e quanto isso custa.
  10.  # 31

Colocado por: RicardoPortovai perder uns bons metros de profundidade ao lote

Depende do ponto de vista. Literalmente sim, perde m²... Na prática também pode ver isso como um ganho (de distância face ao eixo da rua), o que poderá ter interesse ao nivel do ruído, da insidência solar, da privacidade e da segurança... e já agora do bem comum, na qualidade do arruamento e da comunidade... e da valorização da casa também.
    Concordam com este comentário: SeGary
  11.  # 32

Colocado por: amartinsBoas SeGary.

A grande questão aqui (a meu ver) é se consegue aceder ao imóvel por outro lado que não seja a porta de entrada junto à estrada (perigo). Caso exista, a meu ver seria porreiro pois poderia 'fechar' a mesma por dentro passando o acesso a ser esse outro. Caso não, equacione demolir parte ou a totalidade da adega e passar o acesso à casa nessa zona, ao recuar a frente dessa divisão 'alinhando' as construções existentes (não o vizinho do lado (parcela A2 ??) Mas á vivenda germinada cria ali uma zona de segurança para entrar em casa. É claro que convém ter 'autorização escrita' que o pode fazer sem licenças. Caso contrário nem vale a pena mexer.

A recuperação em si, aparentemente até é capaz de ser relativamente fácil, sendo que se for dado a bricolage existe muita coisa que poderá seres Tu a fazer

Obrigado pelo comentário não sei se consegue perceber com as fotos que tenho de momento, mas agora existem 3 entradas possíveis para a casa:

1- Pela porta principal (perigo estrada)
    2- Pelo portão de garagem de seguida pela porta da adega e depois pela entrada da adega á sala.
    3- Pela porta ao lado da porta adega esta porta faz nos entrar onde de momento está a cozinha.

Mais uma vez a minha indecisão passa por saber o que fazer agora, porque antes de ter comprado a ideia passou sempre por reabilitar como está e entrar pela garagem.

Havendo agora a possibilidade de construção de casa térrea com demolição total ou parcial do que existe fiquei na duvida no que fazer.

Porque de verdade eu não me importo de recuar pois tenho muito espaço atrás ainda. O orçamento é que pelo que me dizem por aqui é muito curto para fazer algo decente com isto agora.
      entrada 3.jpeg
      Entrada adega.jpeg
      Entradas 2.jpeg
  12.  # 33

Colocado por: RicardoPortoAtenção que se demolir tudo a câmara vai mandar recuar para o alinhamento do vizinho, vai perder uns bons metros de profundidade ao lote

como já comentei acima esse é o menor dos problemas eu não me importo de recuar a questão é mesmo o orçamento
  13.  # 34

Depende do ponto de vista. Literalmente sim, perde m²... Na prática também pode ver isso como um ganho (de distância face ao eixo da rua), o que poderá ter interesse ao nivel do ruído, da insidência solar, da privacidade e da segurança... e já agora do bem comum, na qualidade do arruamento e da comunidade... e da valorização da casa também.
    Concordam com este comentário:SeGary

Concordo consigo principalmente nesta parte "e já agora do bem comum, na qualidade do arruamento e da comunidade".

Agora tendo em conta a qualidade que poderia oferecer a mim e a comunidade não faz mais sentido em vez de torrar dinheiro e reabilitar como está, resolver o meu problema e um problema á comunidade ?

Será que não existe nenhum tipo de apoio para estas situações?
  14.  # 35

Depende, você já sabe exactamente o que quer/pode fazer na casa? Se sim, o quê? Faz sentido o que quer fazer, numa perspectiva a longo prazo?

Eu apenas comento por me parecer que essa casa está muito mal amanhada, muito degradada e numa posição relativamente à estrada bastante desfavorável. Sobre o banco não faço ideia. Mas se já pediu dinheiro e tudo, imagino que você já saiba o que pretende fazer, como, se é legal ou não, e quanto isso custa.

Foi como já disse inicialmente, a ideia inicial era reabilitar como está. E para mim no longo prazo isso faria sentido.

A conversa com o SR. da gaiurbe é que veio colocar o dilema na minha cabeça. Isso e a opinião de um tio que trabalha em construção civil em frança e que me disse o mesmo que o SR. Que nesta casa só fazia sentido quanto muito aproveitar adega e o piso térreo. todo o andar de cima seria para deitar abaixo por estar podre.

Depois os orçamentos de reabilitação que me foram apresentados davam valores tão perto de uma construção nova que pus me a pensar nas hipoteses e no que poderia se fazer.

Caso consiga fazer algo durante os proximos 2 anos já tenho + 8k emprestados pelo banco.
    Se conseguir obter certificação energética de no minimo b- com o que fizer o banco devolve parte das comissões iniciais mais um dinheiro.
    O que fizer hoje não queria que limitasse o crescimento possivel em altura no futuro.

Agora com isto o que fazer ?
    Não sei por isso vim aqui pedir ajuda.

Só não quero pagar 10k para um projecto de arquitectura e depois no meio as obras perceber que não tenho orçamento para mais nada, depois nem sei como funciona com o banco porque de repente a hipoteca sobre uma casa anterior a 1951 passa a existir sobre uma "estrutura de casa" sem licença de habitabilidade ou alvara de utilização. Enfim muitas nuances não sei mesmo o que fazer.

agredeço antecipadamente toda a ajuda que me possam prestar
  15.  # 36

A questão é: com esse dinheiro faz o quê? Para tornar a casa passivel de ter a licença de habitabilidade?

Como é que se definiu o montante que empresta o banco? É porque já sabe o que é necessário fazer... ou não?
    • SeGary
    • 12 abril 2023 editado

# 37

Colocado por: N Miguel OliveiraA questão é: com esse dinheiro faz o quê? Para tornar a casa passivel de ter a licença de habitabilidade?

Como é que se definiu o montante que empresta o banco? É porque já sabe o que é necessário fazer... ou não?

Sr. Miguel, obrigado pela resposta, mais uma vez vou repetir o que escrevi acima a ver se o sr compreende.

O montante que o banco empresta foi definido com relação da minha taxa de esforço + os capitais próprios existentes para obras. O orçamento apresentado ao banco para aprovação do emprestimo prefazia o valor de 70k + iva o orçamento que apresentei ao banco foi o que me foi melhor apresentado dadas as condições atuais etx. Neste orçamento contemplava-se reabilitação completa para no fim obter as tais "condições de habitabilidade".

-Tendo isto em conta seguiu-se para o negocio com a ideia de reabilitar o que existe fazendo obras isentas de controlo previo ou seja sem modificação das fachadas.

-Prosseguimos com esta opção porque o que nos foi informado era que se quisessemos demolir e contruir de novo teriamos de fazer a mesma altura que o vizinho e para isso não temos carteira.

-Entretanto após o negocio e tendo em conta que tenho 90k em capitais proprios foi me dito por um trabalhador da gaiurbe que tendo em conta as vantagens para a propria comunidade era possivel aprovar demolição parcial e construção nova terrea desde que se respeitasse a pendente do vizinho sensivelmente 16m.

A partir daqui começou o dilema, entende ?

Reabilitar o que existe e deixar a fachada exatamente igual.Ou optar pela demolição total/parcial com construção nova (ampliação).

Agora os srs. aqui dizem me que o meu orçamento é curto coisa que me faz pesar a balança para a reabilitação mas ao mesmo tempo reabilitar algo por paraticamente o mesmo preço que algo novo e nunca ficarem resolvidos os problemas da casa e da comunidade faz sentido ?

o que eu digo é que não é preciso floreados na nova reconstrução se for preciso não se pinta se for preciso não têm rodapés se for preciso não têm chão e fica a ver se o betaõ , fica cabos e tubagens á mostra como nos supermercados e nas construções "industriais" a unica coisa que necessito é respeitar as regras que supostamente são ditas pelo regulamento municipal e pelo rgeu pelo que li aqui certo ?

Todas as obras/melhorias que se possam fazer depois ficam para depois entende ?

Só quero mesmo perceber se é possivel fazer isto com 90k e no fim de 2 anos obter o alvará de utilização.
  16.  # 38

SeGary entendo o seu dilema.

Julgo que antes de tudo precisa de simplificar.
    Vamos por partes e vamos ser simplistas. Fatores criticos (a meu ver):
    1 - capital que eventualmente pode aplicar neste projecto e disponibilidade do mesmo.
    se tiver disponível um valor (para tudo) inferior a uns 75k / 100k esqueça a demolição integral e construção nova, então vejamos:
    * projectos, licenças, taxas e taxinhas - 5k;
    * demolição e entrega em aterro autorizado - 5k;
    * salvaguarda para outros gastos inesperados 5k;
    * conseguir quem lhe construa por 1000€ por m2 - que parece ser a 'bitola' que 'anda' por ai, não esquecer de incluir o IVA;
    * fica com pouco mais de 60k (no caso de ter 75k) ou 85k (no caso dos 100k)para construir usando a 'bitola' dos 1k + Iva por m2 na construção estamos a falar de 50m2 (no caso dos 75k) ou de 69m2 (no caso dos 100k) de construção (area bruta de construção);
    2 - tempo até poder usufruir do imóvel
    Se este tempo for inferior a 18/24 meses esqueça a demolição e construção de casa nova, pois:
    * elaboração dos projectos - 1 a 2 meses (muito complicado)
    * aprovação dos projectos na câmara - de 4 a 8 meses (não conheço a realidade da sua câmara)
    * construção, se for tradicional será (teoricamente) entre os 12 / 18 / 24 meses
    Com isto já se passaram pelo menos 2 anos

Agora se têm a noção que não dá para construção nova, e 'têm' limitações em termos de tempo, a minha sugestão passaria por:
    - a entrada da casa a usar ser a da cozinha.
    - via se o telhado dá ou não para recuperar, pois este provavelmente será o seu maior investimento
    - apesar das divisões não serem grandes 'forrava' as paredes exteriores com lā de rocha e pladur
    - a entrada atual 'fecha' a mesma por dentro com pladur, deixando o 'aspeto' exterior
    - recuava esse portão de acesso ao nível do seu vizinho de modo a salvaguardar a entrada e saída do seu lote.
    - os ramais para os esgotos e água terá que se informar se é necessário projectos ou não, mas colocaria os mesmos a "entrar" no pátio em x de ser dentro da cada
  17.  # 39

Boas, estava a escrever quando o SeGary coocou o seu último post.

Apenas reforço uma coisa muito importante, essa informação que lhe deram podem por por escrito? É que sei de n casos em que informação dada oralmente acabas por não ser corretas ou totalmente correctas tendo 'afundado' os sonhos e esperanças dessas pessoas
  18.  # 40

Colocado por: SeGarySó quero mesmo perceber se é possivel fazer isto com 90k e no fim de 2 anos obter o alvará de utilização.

Volto a perguntar, o que é que faz com a verba que tem? Se pediu ao banco, houve um orçamento, certo? Esse orçamento diz que é para fazer o quê ao certo? A questão é (de novo): com isso consegue obter a licença de utilização? Sim ou Não?

É que honestamente a construção que aí tem dá mais vontade de demolir do que requalificar.

0.0362 seg. NEW