Colocado por: Na_mouch
Quanto ao recuar, sempre pode entrar em contato com a junta a ver se eles ajudam.
Se for do interesse público, o que parece ser o caso a junta poderá pagar a demolição, pavimentação e custear a primeira fachada da nova casa.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pois, mas se quiser ser mais inteligente, terá eventualmente que demolir, recuar a casa, mudar certas coisas que não são isentas de controlo prévio... como disse, se a casa tivesse algum tipo de valor ainda ponderaria requalificar... mas pelas fotos não parece. Parece mais simples demolir isso tudo e começar algo que tenha algum jeito.
Colocado por: mmarinhoRelativamente aos painéis solares, referi os mesmos porque mencionou algures que queria uma certificação energética ou uma casa mais sustentável, mas posso estar enganado. De qualquer modo, não é obrigatório.
Relativamente á planta da casa em si, a planta original parece-me bastante boa, e eu aproveitaria todas as paredes exteriores, só necessita de fazer o seguinte:
Fazia a entrada pelo portão da garagem e entrava pela cozinha.
Mantinha as escadas onde estão e no quarto de cozer fazia um WC serviço.
No RC ficavam os serviços, num dos lados a cozinha noutro lado a sala, tendo só as escadas como divisão.
No 1º piso, 2 quartos, o resto das paredes interiores iam abaixo, ficava "clean".
No 1º piso, em frente ás escadas, na saída, um WC para os dois quartos (penso que dá).
Substituir os barrotes que estiverem podres e meter soalho novo.
Como já referido pladur nas paredes interiores e com lã rocha para isolamento térmico.
Há sempre a opçãp de fazer capoto no exterior para fazer o isolamento térmico, (o que ficar mais barato).
Vidro duplo nas janelas.
Não se esqueça que tem um terreno muito bonito, no fundo pode fazer no futuro um anexo (para lavandaria ou churrasco) e plantar umas árvores de fruto.
Colocado por: Pedro BarradasPosso?
Bem. eu tb Penso quenão vale a pena"reabilitar" o que aí tem.
A gastar dinheiro, é fazer de raiz, rever o alinhamento de fachada, (vê-se bem as marcas das viaturas pesadas a roçarem na fachada).
Boa sorte.
Colocado por: SeGarysobre as paredes de pedra acha que faz sentido aproveitar de alguma forma ?depende da qualidade das paredes. ou da qualidade da pedra mesmo (pode ser usada na obra ou não)
Colocado por: SeGaryna sua opinião fica mais caro um demolição total vs uma parcial ?
faz sentido aproveitar as paredes de pedra da casa ?
Colocado por: mmarinhoOu seja, com um projecto bem feito vai poupar muito dinheiro na construção.se por mais nada for, é mais barato deitar abaixo uma parede de tinta do que uma de tijolo
Colocado por: mmarinhoConcordo com Pedro Barradas quando menciona o papel do projetista.
Lembro-me de alguém mencionar que o tempo que se perde no projeto, ganha-se (e muito) na obra.
Ou seja, com um projecto bem feito vai poupar muito dinheiro na construção.
Se tiver de gastar dinheiro com a obra, este é na minha opinião o melhor gasto que pode ter, isto desde que encontre um bom profissional, aberto ao diálogo e sem a mania de que é estrela.
Colocado por: Na_mouchQuando arranjar o projetista diga-lhe qual o seu orçamento e que ele tem de dar para:
- Projeto
- Licenças de construção
- Construção da casa e arranjos exteriores
- Todos os custos para ter a licença de habitabilidade
Diga menos 10% para dar para as derrapagens.
Ele depois que o aconselhe se reabilita ou faz de raiz.