Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Assim de repente, apenas era obrigado a recuar mais nada podia ter apenas um piso e a forma que quisesse, claro que dentro das normas
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  2.  # 2

    Colocado por: marco1Assim de repente, apenas era obrigado a recuar mais nada podia ter apenas um piso e a forma que quisesse, claro que dentro das normas


    Exacto. Mesmo se forçassem elevar a altura, poderia ser uma fachada falsa, para um terraço na cobertura por exemplo.
    Concordam com este comentário: SeGary
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  3.  # 3

    Na minha opinião, tem que ter acima de tudo um plano de trabalho.
    Muito antes de pensar em demolição ou construção nova ou reabilitação, deve estudar se ao reabilitar como está corresponde ao que pretende, tanto em termos de resultado final, quanto em termos monetários.
    Relativamente á rua, a casa já lá estava antes da rua ser como é, pode ser ou não do seu interesse manter assim.
    Seria melhor se recuasse, mas isso iria levar á obrigação de ter um projeto na câmara, gastar dinheiro com licenças e obedecer aos novos regulamentos.
    Ao reconstruir, tem mais liberdade em termos de regulamentares.
    Tem é que equacionar o que consegue fazer sozinho ou com a ajuda dos amigos e o que tem de contratar por fora e fazer as contas.
    Por exemplo o telhado.
    Se calhar tem de contratar alguém para fazer o telhado, podendo ou não comprar os materiais. Posteriormente, quando estiver mais folgado, poderia instalar sozinho os painéis solares.
    Tem acima de tudo de fazer um projeto do que pretende para puder decidir e depois ter um plano de trabalho consistente para ter uma previsão de custos e "timings" da obra.
    Concordam com este comentário: SeGary
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  4.  # 4

    Colocado por: amartinsSeGary entendo o seu dilema.

    Julgo que antes de tudo precisa de simplificar.
    Vamos por partes e vamos ser simplistas. Fatores criticos (a meu ver):
    1- capital que eventualmente pode aplicar neste projecto e disponibilidade do mesmo.
    se tiver disponível um valor (para tudo) inferior a uns 75k / 100k esqueça a demolição integral e construção nova, então vejamos:
    * projectos, licenças, taxas e taxinhas - 5k;
    * demolição e entrega em aterro autorizado - 5k;
    * salvaguarda para outros gastos inesperados 5k;
    * conseguir quem lhe construa por 1000€ por m2 - que parece ser a 'bitola' que 'anda' por ai, não esquecer de incluir o IVA;
    * fica com pouco mais de 60k (no caso de ter 75k) ou 85k (no caso dos 100k)para construir usando a 'bitola' dos 1k + Iva por m2 na construção estamos a falar de 50m2 (no caso dos 75k) ou de 69m2 (no caso dos 100k) de construção (area bruta de construção);
    2- tempo até poder usufruir do imóvel
    Se este tempo for inferior a 18/24 meses esqueça a demolição e construção de casa nova, pois:
    * elaboração dos projectos - 1 a 2 meses (muito complicado)
    * aprovação dos projectos na câmara - de 4 a 8 meses (não conheço a realidade da sua câmara)
    * construção, se for tradicional será (teoricamente) entre os 12 / 18 / 24 meses
    Com isto já se passaram pelo menos 2 anos

    Agora se têm a noção que não dá para construção nova, e 'têm' limitações em termos de tempo, a minha sugestão passaria por:
    - a entrada da casa a usar ser a da cozinha.
    - via se o telhado dá ou não para recuperar, pois este provavelmente será o seu maior investimento
    - apesar das divisões não serem grandes 'forrava' as paredes exteriores com lā de rocha e pladur
    - a entrada atual 'fecha' a mesma por dentro com pladur, deixando o 'aspeto' exterior
    - recuava esse portão de acesso ao nível do seu vizinho de modo a salvaguardar a entrada e saída do seu lote.
    - os ramais para os esgotos e água terá que se informar se é necessário projectos ou não, mas colocaria os mesmos a "entrar" no pátio em x de ser dentro da cada
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    Obrigado pelo seu contributo.

    Sobre os pontos críticos que mencionou surgiram me algumas duvidas:
    * demolição e entrega em aterro autorizado - 5k; Não é possivel deixar o entulho no meu terreno e depois num futuro quando tiver mais dinheiro na carteira tratar da parte do aterro ?

    A limitação em termos de tempo tem mais haver com a possibilidade de ir buscar + dinheiro ao banco, ou seja a libertação da ultima tranche 8k. Caso deixe passar o prazo e não fizer nada neste tempo que conclua com licença de utilização + "condições de habitabilidade" ou isenção de licença + "condições de habitabilidade" sou obrigado a pedir novo processo de refinanciamento e gastar mais dinheiro em comissões desnecessárias. Coisa que até o banco pode não aceitar, basicamente uma 3ª hipoteca.

    Ainda sobre o tempo gasto em construção nova:
    Não existe no RGEU algo sobre construção por fases? Se eu construir apenas 35m2 digamos um t0 na parte de trás da casa agora, para obter licença de habitabilidade no fim das obras e depois no futuro com mais dinheiro iniciar as restantes fases de demolição e construção nova do que faltaria para chegar ao t2. Ou seja inciar apenas um projecto de ampliação agora por exemplo.

    Sobre a opção de reabilitação:
    a sua ideia é genial e talvez poderia fazer sentido, mas para recuar o portão não necessito de projectos ? Mesmo para colocar ramais necessários é preciso projecto não ?
  5.  # 5

    Colocado por: amartinsBoas, estava a escrever quando o SeGary coocou o seu último post.

    Apenas reforço uma coisa muito importante, essa informação que lhe deram podem por por escrito? É que sei de n casos em que informação dada oralmente acabas por não ser corretas ou totalmente correctas tendo 'afundado' os sonhos e esperanças dessas pessoas


    Claro que antes de decidir o que fazer vou pedir que coloquem tudo isto por escrito , mas obrigado pelo aviso.
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Volto a perguntar, o que é que faz com a verba que tem? Se pediu ao banco, houve um orçamento, certo? Esse orçamento diz que é para fazer o quê ao certo? A questão é (de novo): com isso consegue obter a licença de utilização? Sim ou Não?

    É que honestamente a construção que aí tem dá mais vontade de demolir do que requalificar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    e eu volto a responder o orçamento apresentado ao banco apenas têm conteudo de obras de recuperação/reabilitação (obras isentas de controlo previo ou apresentação de projecto) pois não existem alterações de fachada contempladas no mesmo orçamento + "condições de habitabilidade" (wc + cozinha).

    Acho que o sr está a confundir "condições de habitabilidade" com licença de utilização.

    Com aquilo que apresentei ao banco o mesmo no final das obras contempla a criação de "condições de habitabilidade" + manutenção da isenção de licença de utilização por se tratar de construção de 1937.

    ------

    O dilema é se com o dinheiro da reabilitação posso ser mais inteligente e resolver os problemas da casa seja o recuo entradas seja os restantes problemas com o mesmo €€€ mesmo se no fim fique com uma casa com "qualidade" pior. Pelo menos fico com algo que com o tempo e com a melhoria da carteira posso ir melhorando ao longo da vida ou seja uma estrutura solida e decente.
  7.  # 7

    Colocado por: marco1Assim de repente, apenas era obrigado a recuar mais nada podia ter apenas um piso e a forma que quisesse, claro que dentro das normas
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    sim isso foi o que me disseram os colaboradores da gaiurbe de "boca". Poderia mediante apresentação de projecto de demolição/ampliação/recontrução/alteração de moradia/reabuilitação e claro respeitanto todas as normas vigentes e desde que recuasse ao alinhamento do vizinho demolir total ou parcialmente a casa existente e construir uma casa térrea desde que respeitasse a pendente dos 16m de comprimento do vizinho sobre a largura disseram me que podia ser com a largura que eu quissesse desde que respeitasse as normas das areas minimas no fim da historia.
  8.  # 8

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Exacto. Mesmo se forçassem elevar a altura, poderia ser uma fachada falsa, para um terraço na cobertura por exemplo.
    Concordam com este comentário:SeGary
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    isso disseram -me maius uma vez "de boca" que não seria necessário.
  9.  # 9

    Colocado por: mmarinhoNa minha opinião, tem que ter acima de tudo um plano de trabalho.
    Muito antes de pensar em demolição ou construção nova ou reabilitação, deve estudar se ao reabilitar como está corresponde ao que pretende, tanto em termos de resultado final, quanto em termos monetários.
    Relativamente á rua, a casa já lá estava antes da rua ser como é, pode ser ou não do seu interesse manter assim.
    Seria melhor se recuasse, mas isso iria levar á obrigação de ter um projeto na câmara, gastar dinheiro com licenças e obedecer aos novos regulamentos.
    Ao reconstruir, tem mais liberdade em termos de regulamentares.
    Tem é que equacionar o que consegue fazer sozinho ou com a ajuda dos amigos e o que tem de contratar por fora e fazer as contas.
    Por exemplo o telhado.
    Se calhar tem de contratar alguém para fazer o telhado, podendo ou não comprar os materiais. Posteriormente, quando estiver mais folgado, poderia instalar sozinho os painéis solares.
    Tem acima de tudo de fazer um projeto do que pretende para puder decidir e depois ter um plano de trabalho consistente para ter uma previsão de custos e "timings" da obra.
    Concordam com este comentário:SeGary
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    obrigado pela ajuda e resposta.

    de momento o que estou a fazer realmente é o planeamento e a pensar e a pensar e a pensar mais uma vez no que fazer que seja á "prova de futuro" mas que em cada 1 das fases existam sempre "escape routes". o pior que na minha optica pode acontecer neste projecto é iniciar algo que não consiga concluir, por que assim perco a isenção de licença e a licença de utilização. Ou seja não só perde valor comercial como nenhum banco empresta para comprar e eu vender basicamente um vida toda de sacrificios para o lixo. Porque esta propriedade ficaria congelada no meu patrimonio e num limbo perpetuo de sorte.

    já agora se ajudar á discussão tudo o que seja preciso fazer como instalar os paineis ou outros eu estou disposto a fazer com as proprias mãos e aprender a fazer se for preciso.

    já agora desculpe a pergunta mas falou sobre a colocação dos paineis solares porque é algo obrigatorio? em alguma das minhas opções ?

    obrigado
  10.  # 10

    Caro SeGary.

    Eu não estou ligado ao ramo da construção, fui apenas um 'Dono de Obra' enquanto construiram a minha casa.

    Com os minhas sugestões apenas quis 'dar-lhe' outras opções pois reconheço que algumas opiniões/opções de quem não está directamente envolvido pode ser uma ajuda.

    Em relação à mudança do portão, julgo que não haverá necessidade de projecto, pois basicamente retira o portão de onde ele está e constrói uma parede com portão dentro do seu terreno.

    Em relação aos ramais das águas e dos esgotos não lhe sei responder, mas esponha o seu caso à Gaiaurbe que terá uma resposta definitiva
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  11.  # 11

    Colocado por: amartinsCaro SeGary.

    Eu não estou ligado ao ramo da construção, fui apenas um 'Dono de Obra' enquanto construiram a minha casa.

    Com os minhas sugestões apenas quis 'dar-lhe' outras opções pois reconheço que algumas opiniões/opções de quem não está directamente envolvido pode ser uma ajuda.

    Em relação à mudança do portão, julgo que não haverá necessidade de projecto, pois basicamente retira o portão de onde ele está e constrói uma parede com portão dentro do seu terreno.

    Em relação aos ramais das águas e dos esgotos não lhe sei responder, mas esponha o seu caso à Gaiaurbe que terá uma resposta definitiva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    obrigado pelas suas dicas para a semana vou falar com a empresa de aguas e com a gaiurbe a ver se se há hipotese de fazer essa ideia do portao.
  12.  # 12

    Não sei que condições tem o empréstimo que fez, qual o valor em dívida e se tem rendimentos que lhe permitam fazer uma poupança razoável em 2-3 anos.
    Mas se calhar, e a ser legal e financeiramente viável, pegava nos capitais próprios e liquidava o empréstimo. Ficava sem dívidas e com tempo para pensar numa solução futura em condições. Isto se for legal. E esquecia os 8k para obras.

    Então, olhava para isso a sério, projeto, licença, contrato com empreiteiro e financiava a construção de habitação nova, ajudada pelos capitais que em 2-3 anos conseguir.

    Outra qualquer solução de tentar dar condições de habitabilidade nisso, parece-me que terá pouco tempo e pouco capital. Mesmo que gaste os mínimos, a mim parece-me estar a mandar dinheiro ao lixo.

    Mas já lhe aconselharam procurar um arquiteto para lhe ajudar a estudar as possibilidades que tem. Eu começaria por aí. Aqui no fórum só vai ter bitaites e ficar mais baralhado ainda.
    Concordam com este comentário: palmstroke
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  13.  # 13

    Colocado por: mandrongoNão sei que condições tem o empréstimo que fez, qual o valor em dívida e se tem rendimentos que lhe permitam fazer uma poupança razoável em 2-3 anos.
    Mas se calhar, e a ser legal e financeiramente viável, pegava nos capitais próprios e liquidava o empréstimo. Ficava sem dívidas e com tempo para pensar numa solução futura em condições. Isto se for legal. E esquecia os 8k para obras.

    Então, olhava para isso a sério, projeto, licença, contrato com empreiteiro e financiava a construção de habitação nova, ajudada pelos capitais que em 2-3 anos conseguir.

    Outra qualquer solução de tentar dar condições de habitabilidade nisso, parece-me que terá pouco tempo e pouco capital. Mesmo que gaste os mínimos, a mim parece-me estar a mandar dinheiro ao lixo.

    Mas já lhe aconselharam procurar um arquiteto para lhe ajudar a estudar as possibilidades que tem. Eu começaria por aí. Aqui no fórum só vai ter bitaites e ficar mais baralhado ainda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    obrigado pela resposta e pelas dicas

    Então para a semana vou começar a tentar reunir com arquitectos empreiteiros engenheiros etx a ver por que caminho vou.

    Sobre a questão do banco é verdade que daqui a uns 2, 3 anos poderia ter outras condições na carteira até por exemplo se a euribor descer.

    a questão é que existe também aqui outra nuance que ainda não tinha exposto, estes capitais proprios provem da venda e mais valia de um apartamento que vendi sendo que pelos vistos tenho 3 anos para reinvestir as mais valias em obras senão levo um estouro no IRS.

    o valor em divida são 55k + 2k de obras que já foram disponibilizados. prestação de 200 e tal euros mês pelo menos por agr.

    Considera que daqui a 2 / 3 anos a construção/solução ficaria mais barata ? no meu ver existe uma corrida contra o tempo em todas as frentes tenho 27 anos e não vejo a questão da habitação a melhorar por ai alem no futuro, por isso arrisquei numa coisa (terreno) que queria com boa localização e com alguns serviços. electricidade já está só falta a agua e o saneamento. Eu na minha autocaravana vivo bem. Fiz esta compra numa prespectiva de futuro. Tendo em conta que tenho este capital gostava de investir e melhorar o imovel para o futuro mas assim sinceramente já não sei.

    Caso eu não realize obras para obter "condições de habitabilidade" no prazo de 2 anos alguém sabe se existem consequências com o banco ou seguros ?
  14.  # 14

    eu pelo menos olho para isso e não vejo ponta por onde se pegue, era mesmo a buldozer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  15.  # 15

    Colocado por: marco1eu pelo menos olho para isso e não vejo ponta por onde se pegue, era mesmo a buldozer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    eu gostava de demolir parcialmente para aproveitar aquilo que é pedra, mas nem sei se vai ser possivel.

    Em termos de preços por causa das máquinas e isso, é mais caro demolir parcialmente (porque a malta tem de ter mais cuidado) do que botar tudo abaixo não ?
  16.  # 16

    claro
    tenha atenção que a camara tem o objetivo de alargar a rua alias como em tantas regiões e estar a recuperar essa "ruina" vai ser sempre preciso ir á camara face ao estado que isso tem e qualquer ampliação que queira fazer ainda pior e só lhe vão por é dificuldades, deite isso abaixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  17.  # 17

    Colocado por: RicardoPortoAtenção que se demolir tudo a câmara vai mandar recuar para o alinhamento do vizinho, vai perder uns bons metros de profundidade ao lote
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary


    Quanto ao recuar, sempre pode entrar em contato com a junta a ver se eles ajudam.

    Se for do interesse público, o que parece ser o caso a junta poderá pagar a demolição, pavimentação e custear a primeira fachada da nova casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  18.  # 18

    Colocado por: SeGaryO dilema é se com o dinheiro da reabilitação posso ser mais inteligente


    Pois, mas se quiser ser mais inteligente, terá eventualmente que demolir, recuar a casa, mudar certas coisas que não são isentas de controlo prévio... como disse, se a casa tivesse algum tipo de valor ainda ponderaria requalificar... mas pelas fotos não parece. Parece mais simples demolir isso tudo e começar algo que tenha algum jeito.
    Concordam com este comentário: Na_mouch, SeGary
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  19.  # 19

    Relativamente aos painéis solares, referi os mesmos porque mencionou algures que queria uma certificação energética ou uma casa mais sustentável, mas posso estar enganado. De qualquer modo, não é obrigatório.
    Relativamente á planta da casa em si, a planta original parece-me bastante boa, e eu aproveitaria todas as paredes exteriores, só necessita de fazer o seguinte:
    Fazia a entrada pelo portão da garagem e entrava pela cozinha.
    Mantinha as escadas onde estão e no quarto de cozer fazia um WC serviço.
    No RC ficavam os serviços, num dos lados a cozinha noutro lado a sala, tendo só as escadas como divisão.
    No 1º piso, 2 quartos, o resto das paredes interiores iam abaixo, ficava "clean".
    No 1º piso, em frente ás escadas, na saída, um WC para os dois quartos (penso que dá).
    Substituir os barrotes que estiverem podres e meter soalho novo.
    Como já referido pladur nas paredes interiores e com lã rocha para isolamento térmico.
    Há sempre a opçãp de fazer capoto no exterior para fazer o isolamento térmico, (o que ficar mais barato).
    Vidro duplo nas janelas.
    Não se esqueça que tem um terreno muito bonito, no fundo pode fazer no futuro um anexo (para lavandaria ou churrasco) e plantar umas árvores de fruto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  20.  # 20

    Posso?
    Bem. eu tb Penso que não vale a pena "reabilitar" o que aí tem.
    A gastar dinheiro, é fazer de raiz, rever o alinhamento de fachada, (vê-se bem as marcas das viaturas pesadas a roçarem na fachada).

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
 
0.0283 seg. NEW