Colocado por: Vítor MagalhãesNão leve a mal, mas isso não tem ponto por onde se pegue, quando começar a mexer nessas paredes isso vai desfazer-se como um castelo de cartas.
Colocado por: mandrongoInfelizmente, isso está em muito mau estado... Poucos euros não chegam para pôr isso em segurança.
Todo o dinheiro que aplicar na reabilitação dessa construção é, na minha opinião, deitar euros ao lixo.
A minha opção seria ver junto do banco de que forma pode acabar com a obrigação de legalizar a construção. Diria que liquidando o empréstimo e o dinheiro extra que tirou para obras.
E depois começar do zero.
Colocado por: SeGary
obrigado pela dica vou tentar a minha sorte. mas neste caso é á junta ou á câmara que me devo dirigir ? Não faz mais sentido ir á CM ?
Colocado por: marco1que coisa esquisita
o banco emprestou-lhe dinheiro para aquisição + obras com base em quê? apresentou projeto? algum orçamento de obras?
Colocado por: Na_mouch
A minha cunhada está a tratar de um assunto semelhante e é com a junta de freguesia.
Eles depois entendem-se com a câmara
Colocado por: Na_mouchEla está neste momento a tratar disso. Eles ficaram de analisar o assunto em assembleia geral e ver com a câmara o valor a financiar.
Entregou um orcamento de um construtor a indicar valornda demolição, o muro e a primeira fachada.
A junta também terá de entregar um documento indicando que a "pavimentação" é da responsabilidade da junta.
Colocado por: mandrongoEspere lá então. Você assume o compromisso com o banco de que vai reabilitar (nesse orçamento não deve falar de demolição total ou parcial). O banco deu-lhe dinheiro para aquisição de uma "construção" mais obras. Ao demolir, total ou parcial, está a tirar valor ao imóvel. E se a coisa correr mal, por qualquer motivo e deixar de poder pagar, já com demolição feita, vai entregar ao banco um imóvel diferente (de valor de mercado inferior) daquele para o qual pediu dinheiro emprestado para comprar.
Parece-me que, deixar como está não é a solução, porque o banco vai exigir-lhe o imóvel reabilitado e com licença de utilização daqui a 2 anos. Foi nessa premissa que o banco lhe deu o dinheiro. De outra forma, e é a ideia que eu tenho, os bancos não financiam ruínas ou habitações sem licença de utilização.
Por isso, sugeri antes que, caso seja essa uma das opções que pondere, liquide o empréstimo e devolva os 2k para as obras e deixa de ter obrigação com o banco. Fica sem parte do capital que tem, é facto, mas terá 2-3 anos pela frente para poupar algum.
E então, procura um gabinete de projetos para avaliar bem o que pode fazer aí. Isso está mesmo a pedir um recuo e, dado o estado de conservação disso, não me parece sensato estar a manter o remanescente.
Aqui a malta dá ideias apenas, algumas são muito válidas, outras podem nem ser viáveis (se calhar o que estou a dizer é uma delas), portanto aconselhe-se bem antes de avançar com o que quer que seja.
Colocado por: zemvpferreiraVocê comprou aí uma grande salganhada. A malta que lhe está a dizer para esquecer a reabilitação e seguir para uma construção completamente nova tem toda a razão.
Mas, grande mas, se os 200K para uma nova construção forem completamente incomportáveis, certamente não é impossível fazer uma obra mínima com um tipo à antiga para garantir habitabilidade. Não vai ficar uma grande casa e é dinheiro que nunca vai recuperar, mas não parece impossível deixar a casa habitável por 30K.
Se é boa ideia? Não é boa ideia. Mas compra 10 anos onde viver sem patologias de maior.
Colocado por: SeGary
Sendo que o valor dado pelo perito de como está agora foi 81,600,
Colocado por: luisrds
Você deu 81600.00€ por isso?
Colocado por: marco1deve estar bem localizado :)