Iniciar sessão ou registar-se
    • matm
    • 11 abril 2023

# 1

Olá!

Comprei um apartamento e estou com muitos problemas com o condomínio. Na última assembléia, os vizinhos (perdoem a expressão, mas são idosos rancorosos) criaram vários problemas com outros proprietários.

Um dos problemas foi sobre aparelhos de ar condicionado. Há um aparelho de ar condicionado do meu vizinho que está lá na fachada do prédio há anos. Vi no street view do google maps e uma imagem de maio de 2009 o aparelho já estava lá, ou seja, pelo menos 14 anos. Esta semana foi votado no condomínio e conseguiram a quantidade de votos necessária para notificar o proprietário a retirar o equipamento.

Eu percebo que afeta a fachada do prédio. O problema é que eu comprei o apartamento há 4 meses e também queria colocar um ar condicionado ali. Acho que é algo básico e comum, não inovador. Sinto-me prejudicado, pois comprei o apartamento e não imaginei que poderia ficar sem ar condicionado. Perguntei na assembléia como eu poderia instalar o meu, se havia algum outro sitio no condomínio, pois a minha intenção não é alterar a fachada do prédio, mas apenas ter um ar condicionado. Não tive resposta, apenas que seriam notificados para retirar os existentes.

Como pode condóminos demorarem mais de 14 anos para pedir para retirar um ar condicionado da fachada? O que posso fazer sobre isso? Existe algo de usucapião sobre isto? Se eu instalar o meu ar condicionado no mesmo sitio, o que os idosos rancorosos podem fazer em nome do condomínio contra mim? Há alguma jurisprudência que proteja os proprietários que possuem ar condicionado ali há 14 anos?

Obrigado.
  1.  # 2

O condomínio pode pedir, mas isso não significa que o proprietário dessa fracção vá retirar o AC.

Teriam que ir para tribunal.
  2.  # 3

Se tiverem marquises(ilegais) está o caldo entornado.
    • AMVP
    • 11 abril 2023

# 4

Colocado por: matmEu percebo que afeta a fachada do prédio.

e é esse o motivo?
    Concordam com este comentário: CarinaM
    • size
    • 11 abril 2023

# 5

Colocado por: matm

Eu percebo que afeta a fachada do prédio. O problema é que eu comprei o apartamento há 4 meses e também queria colocar um ar condicionado ali. Acho que é algo básico e comum, não inovador. Sinto-me prejudicado, pois comprei o apartamento e não imaginei que poderia ficar sem ar condicionado. Perguntei na assembléia como eu poderia instalar o meu, se havia algum outro sitio no condomínio, pois a minha intenção não é alterar a fachada do prédio, mas apenas ter um ar condicionado. Não tive resposta, apenas que seriam notificados para retirar os existentes.

Necessita de autorização do condomínio.

Se tiver uma varanda instale o aparelho no chão.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, snob
      zxz.jpg
  3.  # 6

O condomínio não precisa de votos para fazer retirar a máquina da fachada, é suficiente que esse condómino não tenha pedido autorização, logo o condomínio pode obrigar a retirar o equipamento colocado na fachada.
  4.  # 7

Ter em atenção que mesmo com autorização do condomínio, a câmara municipal pode não autorizar e obrigar a retirar
    Concordam com este comentário: size, Matilde
    • matm
    • 19 abril 2023

# 8

Colocado por: ricardo.rodriguesO condomínio pode pedir, mas isso não significa que o proprietário dessa fracção vá retirar o AC.

Teriam que ir para tribunal.

Mesmo se o ar condicionado está lá há 14 anos e só agora que decidiram reclamar? Não poderia usar esse argumento em tribunal?
    • matm
    • 19 abril 2023

# 9

Colocado por: AMVP
    e é esse o motivo?
    Concordam com este comentário:CarinaM

Afeta a fachada do prédio. É logo na frente do prédio. Mas está aquilo lá há mais de 14 anos e só agora que vieram reclamar. Não é algo que eles se incomodam, apenas querem discussões. Eu só quero ter um ar condicionado e pedi outras sugestões na assembléia, onde eu poderia colocar, mas disseram apenas que não há onde colocar.

O ar condicionado do vizinho está lá logo ao lado de onde eu queria colocar o meu, vai ser notificado para retirar. Penso que eu deveria só instalar um ar condicionado e deixar que eles reclamem e levem pra tribunal.
  5.  # 10

Colocado por: matm

Afeta a fachada do prédio. É logo na frente do prédio. Mas está aquilo lá há mais de 14 anos e só agora que vieram reclamar. Não é algo que eles se incomodam, apenas querem discussões. Eu só quero ter um ar condicionado e pedi outras sugestões na assembléia, onde eu poderia colocar, mas disseram apenas que não há onde colocar.

O ar condicionado do vizinho está lá logo ao lado de onde eu queria colocar o meu, vai ser notificado para retirar. Penso que eu deveria só instalar um ar condicionado e deixar que eles reclamem e levem pra tribunal.

Você instala e se não tiver autorização em tribunal perde.
  6.  # 11

Sobre a fachada do prédio, poderá a câmara municipal não aceitar naquela zona, nem importa os anos que lá está, pois havendo uma queixa, ai é que é indiciado. Até por por exemplo devido aos furos na zona exterior pode afetar em termos de infiltrações e prejudicar o edifício etc. Nesse aspeto o bom censo e boa fé entre todos de forma a chegar a uma localização que seja igual a todos, ou então na suas varandas caso tenha. Quando se adquire um apartamento antigo, terá de ter sempre este tipo de situações em analise. Imagine que quer colocar painéis solares. Sem autorização por maioria, não pode.

0.0159 seg. NEW