Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia pessoal,
    A pouco tempo tenho finalmente a minha moradia. Algumas coisas menos importantes e sem problema para passará licença de habitação ficaram por fazer e coisas que qualquer "homemda casa" deves saber para manutenção da sua casa. Nomeadamente colocação de luzes exteriores e respectivos comutadores, isto nos locais mais longe da moradia e mais para dentro do terreno, a pré instalação eléctrica está feita, os tubos e respectivos cabos estão lá, acedo a tudo nas aparelhagens que estão nos muros.

    O simples sei fazer e fiz que foi comprar e ligar respectivos candeeiros exterior ip65, mas os comutadores eu fiquei com dúvidas, talvez por nabalhice minha comprei comutadores de escada da COMUTADOR DE ESCADA ESTANQUE IP65 CINZENTO EFAPEL 48071 no entanto os cabos estão dentro das aparelhagens.

    1 - colocar o comutador em frente à aparelhagem que é maior, fica a ver-se o buraco da aparelhagens além de não ter parede para fixar o comutador. A solução será tirar a aparelhagem e colocar cimento ficando apenas um pequeno buraco à com os cabos? Mas o comutador tem as borrachas isolantes por cima e por baixo, os cabos teriam que sair para entrar e sair do comutador. Ficava esquisito e feio. Existe comutadores de imputar nas aparelhagens ip65? Não encontro online. Também pensei em fazer um buraco na parede e colocar o comutador lá dentro, assim ficava ao novel da parede.

    2 - Nao me matem no que vou dizer a seguir caso eu esteja errado, foi indicação de quem tirou eletricidade na escolas de equivalência para o 12° ano de escolaridade na qual falei para melhor fazer as coisas...disseram-me para furar o plástico atrás do comutador para passar os fios, ao invés de usar as borrachas, assim os cabos não estariam expostos no exterior mas sim ocultos atrás do comutador. Isto é uma prática normal? É seguro? De qualquer modo a caixa de aparelhagem é grande para o comutador e fica a ver-se o buraco.

    A minha intenção é ter um comutador de escada no exterior para as luzes do terreno, mas que seja seguro e bem instalados, para aguentar com os dias de chuva mais intensos (que infelizmente dias de chva ja sao poucos) sem que alguém fique lá agarrado.

    Existe outras alternativas? Espelhos com borrachas frontal para comutadores simples de inbutir? Comutadores estanque ip65 de imputar? Qualquer coisa sem ser aqueles quadrados salientes.
    Cumprimentos
  2.  # 2

    a LEGRAND tem:
    https://www.legrand.pt/index.php/residencial/itemlist/category/143-plexo

    pode escolher montagem saliente ou encastrada. não precisa andar com invenções.
    Concordam com este comentário: duartwork
    Estas pessoas agradeceram este comentário: duartwork
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasa LEGRAND tem:
    https://www.legrand.pt/index.php/residencial/itemlist/category/143-plexo

    pode escolher montagem saliente ou encastrada. não precisa andar com invenções.
    Concordam com este comentário:duartwork
    Estas pessoas agradeceram este comentário:duartwork


    Obrigado Pedro, realmente esses são os únicos que vejo a venda, embora mostram que são IP55, mas comprei mesmo numa loja de eletricidade e foram esses que eles me aconselharam. Já estão instalados, ficou impecável 😉

    Obrigado Pedro 😉👍
 
0.0066 seg. NEW