Iniciar sessão ou registar-se
    • Yae
    • 11 abril 2023

     # 1

    Olá :)

    Tenho uma questão acerca da instalação de um esquentador de gás natural (ventilado).
    Tive ontem a inspeção do gás e foi aprovado, finalmente tenho água quente, mas continuo com uma preocupação.

    Infelizmente, houve alguns obstáculos com a colocação do tubo de exaustão e acabei por seguir alguns (maus) conselhos de profissionais.
    Disseram-me para usar espuma expansiva para prender o tubo do esquentador à chaminé, e assim o fiz.
    Tive de ser eu a fazer por diversos motivos, usei muito pouca a medo e com grande dificuldade, por isso não está bonito... mas ficou colado pelo menos.

    Mas quando chegaram para a inspeção, disseram-me que poderia ser perigoso - após uma melhor olhada, concluíram que tendo usado muito pouca espuma, e dada a distância do esquentador, que seria seguro e mais valia deixar assim.

    Estou a hesitar se volte a contactar a empresa para pedir para se tentar retirar a espuma e arranjar outra solução, algo mais seguro, mas ao mesmo tempo quero confiar nas pessoas que fizeram a inspeção e sabem mais do que eu.

    Liguei a água quente durante uns bons 10 minutos, a espuma não parece reagir, nem derreter, nem nada do género.

    O que acham ? Incluo em anexo a imagem dos tubos e da espuma que utilizei.

    Agradeço desde já qualquer feedback.
      tmp-1681212158448_1280x720.jpg
      tmp-1681212158195_1280x720.jpg
      tmp-1681212158334_1280x720.jpg
  1.  # 2

    Colocado por: YaeMas quando chegaram para a inspeção, disseram-me que poderia ser perigoso - após uma melhor olhada, concluíram que tendo usado muito pouca espuma, e dada a distância do esquentador, que seria seguro e mais valia deixar assim.

    tb não me parece que vá ter problemas graves. Quanto muito a espuma irá deteriorar-se prematuramente devido ás temperaturas.
    Mas de facto não deveria ter utilizado um aEspuma inflamável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yae
  2.  # 3

    Devia ter utilizado uma espuma expansiva resistente a altas temperaturas ou resistente ao fogo.
    De qualquer das formas a essa distância da chama não acredito que haja problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yae
  3.  # 4

    Era ter levado logo gesso metido à mão, que era o que se fazia antes de aparecerem as espumas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yae
    • Yae
    • 11 abril 2023

     # 5

    O meu receio era que algum pedaço de espuma tivesse entrado no tubo, apesar de eu ter empurrado o tubo o mais possível para dentro da chaminé, não dá para ver nada ali - penso que o rapaz que uniu os dois tubos no final teria reparado se assim fosse, mas fiquei a pensar nisso :(
  4.  # 6

    Colocado por: Yaeesquentador de gás natural (ventilado).
    a temperatura dos gases de combustão de um esquentador ventilado é muito menor que num esquentador atmosférico e aliado a uma distancia ainda considerável do bocal e desde que a conduta não esteja obstruída não deverá ter problemas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yae
  5.  # 7

    Colocado por: VarejoteEra ter levado logo gesso metido à mão, que era o que se fazia antes de aparecerem as espumas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Yae
    era isso, gesso com sisal, se bem me lembro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 8

    Olá!

    Compreendo a sua preocupação acerca da instalação do esquentador de gás natural. É importante garantir que a instalação esteja segura para evitar quaisquer riscos.

    Infelizmente, a utilização de espuma expansiva para prender o tubo do esquentador à chaminé não é aconselhável, pois pode apresentar riscos de segurança. É importante ter em conta que existem soluções mais seguras e apropriadas para esta situação.

    Se a inspeção já foi realizada e os inspetores consideram que a instalação é segura, é possível que a espuma utilizada não esteja a representar um risco imediato. No entanto, é importante ter em mente que a segurança é uma prioridade e que é sempre melhor prevenir do que remediar.

    Se sentir que não está totalmente seguro com a situação atual, pode entrar em contato com a empresa que realizou a instalação do esquentador e solicitar a correção do problema. É importante que a empresa corrija a instalação de acordo com as normas de segurança adequadas e, se necessário, utilize materiais apropriados para garantir uma instalação segura.

    Recomendo que também consulte um profissional qualificado e certificado para avaliar a situação e aconselhá-lo sobre a melhor solução. Lembre-se sempre de priorizar a sua segurança e a de sua família. Espero ter ajudado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yae
  7.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaera isso, gesso com sisal, se bem me lembro
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Com Sisal, quando o buraco a tapar era maior.
    • Yae
    • 15 abril 2023

     # 10

    Colocado por: Miguel SantoXOlá!

    Compreendo a sua preocupação acerca da instalação do esquentador de gás natural. É importante garantir que a instalação esteja segura para evitar quaisquer riscos.

    Infelizmente, a utilização de espuma expansiva para prender o tubo do esquentador à chaminé não é aconselhável, pois pode apresentar riscos de segurança. É importante ter em conta que existem soluções mais seguras e apropriadas para esta situação.

    Se a inspeção já foi realizada e os inspetores consideram que a instalação é segura, é possível que a espuma utilizada não esteja a representar um risco imediato. No entanto, é importante ter em mente que a segurança é uma prioridade e que é sempre melhor prevenir do que remediar.

    Se sentir que não está totalmente seguro com a situação atual, pode entrar em contato com a empresa que realizou a instalação do esquentador e solicitar a correção do problema. É importante que a empresa corrija a instalação de acordo com as normas de segurança adequadas e, se necessário, utilize materiais apropriados para garantir uma instalação segura.

    Recomendo que também consulte um profissional qualificado e certificado para avaliar a situação e aconselhá-lo sobre a melhor solução. Lembre-se sempre de priorizar a sua segurança e a de sua família. Espero ter ajudado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Yae


    Obrigado, Miguel :)

    Ele de facto por enquanto não está com ar de querer explodir, por isso quero acreditar que os inspetores não se enganaram, mas tem razão em que mais vale prevenir - penso que eventualmente vou pedir segunda opinião e uma correção só para jogar mesmo pelo seguro.
 
0.0143 seg. NEW