Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 12 abril 2023

# 41

Colocado por: rjmpires
    Ser autodidata não é para toda gente.

Nessas coisas, para mim não é. Mas podia haver formação para dummies :)
  1.  # 42

Colocado por: AMVP
    Nessas coisas, para mim não é. Mas podia haver formação para dummies :)

O que não falta é empresas a dar formação (paga).
    • AMVP
    • 12 abril 2023

# 43

O que não falta é empresas a dar formação (paga).

Para dummies? Formação básica? Se sim, pode indicar-me alguma na aml?
  2.  # 44

Colocado por: casinhaDaAvoEu tive 3 colegas que desistiram no 2o semestre do curso porque pensavam que iam formatar computadores... 🤷‍♂️

Para isso, não é preciso "curso". lololol

format c:
  3.  # 45

casinha, a mim nem é muito a questão da socialização, embora ache importante felizmente passo bem trabalhando sozinha em casa, tirando situações em que precise mesmo de estar com a equipa (duvidas brainstorm, etc), é mesmo porque gosto de trabalhar com as mãos, sempre gostei, mas principalmente da arte de montar/construir, então tudo o que tenha a ver com isso agrada-me. A electricidade em si não me fascina tanto, eu sou mesmo mais revestimentos e pintura, restauro, adoro. Agora eu e o meu namorado vamos remodelar a casa dele e vamos fazer nós muita coisa, nomeadamente pintura (portas paredes cozinha) e eu mal posso esperar para meter as mãozinhas naquilo, só de imaginar a massinha ali pra corrigir os danos das portas de madeira.... nao sei explicar adoro, e se fosse fácil largar tudo pra iniciar uma aventura dessas eu ia, mas a estabilidade que a informática dá... é dificil de largar.

Tenho muito respeito por quem se aventura, largando tudo pra abraçar uma nova carreira, muitas vezes nada a ver com o que fazia antes! Também tenho 30 anos, 7 de carreira em informática; amava fazer algo diferente, mas tenho tanto medo... e nem me parece que tenha um plano sequer.

Força casinha, estão por aqui dicas muito boas dos users :)
  4.  # 46

Colocado por: AMVP
    Para dummies? Formação básica? Se sim, pode indicar-me alguma na aml?

Procure por aqui qual a área que mais gostaria, infelizmente aqui no deserto a oferta é muito limitada, principalmente para quem trabalha.
    Como já referiram mais a trás, a Cenfim está por todo lado.

https://lisboaacolhe.pt/capacitacao-de-formacao/centros-de-formacao/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
  5.  # 47

De certa forma tenho uma certa inveja em todo o potencial do trabalho remoto e estável, tipo poder morar onde quisesse.

Fez-me lembrar a história de vida de um "youtuber" que acompanho e já tinha referido num outro tópico. Para quem tiver interesse pode ler mais aqui:

https://youthmotivator4life.com/martijn-doolaard-biography/
  6.  # 48

Para quem não tem/quer/pode ter filhos é top

Colocado por: Vítor Magalhãestrabalho remoto e estável, tipo poder morar onde quisesse.
  7.  # 49

Colocado por: rjmpiresPara quem não tem/quer/pode ter filhos é top

Ou que já saíram de casa p. exemplo.
  8.  # 50

Vamos lá ver: eu nunca disse especificamente que quero mudar de área.
    Se mudasse tinha que ser algo muito bem pensado (p€en$ado!!! 💵😁😊)

Mas o objetivo era mesmo adquirir conhecimentos para poder juntar àquilo que faço, e quem sabe um dia montar uma empresa?? É o mesmo que ser analista de dados e como gosto de desporto tiro uma licenciatura em desporto e sou treinador. Ao ser treinador não me restrinjo às ferramentas típicas e posso fazer coisas diferentes com as ferramentas que tenho. Posso inovar, seja como for.

E quem sabe aqui fosse parecido, tal como disse 🙂
    Ser autodidata comigo funciona, mas tem os seus contras nomeadamente a prática.

Só para verem, eu tenho uma garagem e tenho uma tomada. Mas essa tomada já está ocupada e preciso de ter mais uma ou duas. Mas não sei como fazer e ando a ver. Se tenho que criar uma caixa de derivação, os fios que tenho que comprar...
  9.  # 51

Colocado por: casinhaDaAvoSó para verem, eu tenho uma garagem e tenho uma tomada. Mas essa tomada já está ocupada e preciso de ter mais uma ou duas. Mas não sei como fazer e ando a ver. Se tenho que criar uma caixa de derivação, os fios que tenho que comprar...

Pra isso tem solução rápida, não precisa de curso 😂
    • AMVP
    • 13 abril 2023

# 52

Pra isso tem solução rápida, não precisa de curso 😂

Por acaso, do que sei essa solução tem riscos de sobreaquecimento, se todos os aparelhos forem ligados em simultaneo, ou a maior parte, isso não deveria correr bem. Mais, depende de que tipo de aparelhos se ligam nessas opcoes, se forem bastante potentes e utilixados durante algum tempo, devem ser ligados diretamente a tomadas. Bom, isto é o que sei sobre a matéria, pode não ser correto mas foi obtido através de electricistas e engenhiro electrotécnico .
  10.  # 53

As extensões com tomadas tem escrito atrás a capacidade máxima em W, é só fazer a soma do consumo dos equipamentos que lá ligar.
    Considerando que uma tomada normal de parede tem 16A e 3680W máximo admissível, é só fazer as contas como dizia o outro 🙃
    • AMVP
    • 13 abril 2023

# 54

Colocado por: Vítor MagalhãesAs extensões com tomadas tem escrito atrás a capacidade máxima em W, é só fazer a soma do consumo dos equipamentos que lá ligar.
    Considerando que uma tomada normal de parede tem 16A e 3680W máximo admissível, é só fazer as contas como dizia o outro 🙃

Não foi apenas essa a razão que .e apontaram, mas como não sei vou ficar "calada"
  11.  # 55

Colocado por: AMVPPor acaso, do que sei essa solução tem riscos de sobreaquecimento, se todos os aparelhos forem ligados em simultaneo, ou a maior parte, isso não deveria correr bem.

Na realidade uma régua dessas não é muito diferente de várias tomadas de parede na mesma zona, que geralmente são repicadas umas das outras (julgo que até um máximo recomendado de 8 por norma).

Mas há diferenças claro. As tomadas de parede estarão certamente ligadas por fio de 2.5mm2 e já vi réguas dessas com fio de 1.5mm2!
    Concordam com este comentário: rjmpires
  12.  # 56

Um bloco de tomadas foi o que me lembrei, mas nem 3m chegam para o que quero. A solução é mesmo derivar.
    É muito simples, a meu ver:
    eu tenho apenas uma tomada na garagem, que tem a sua ligação direta ao quadro.
    A solução será descarnar o fio e criar mais 3 ligações, uma para cada tomada.
    Isto porquê? Porque tenho um powerline na garagem e existe sempre uma tomada que fica ocupada.
    Assim, só preciso de criar 3 tomadas: uma em cada parede. Se for preciso, é. Se não for, não é.

rjmpires isto tudo para poder estar no zwift!!! 😁😁😁 Tenho que ligar numa tomada 1 computador e 2 ventoínhas (mas aqui fico com espaço para meter uma extensão) e depois quero ter sempre uma tomada livre numa outra parede, e claro: quero manter tudo na mesma linha de rede, para chegar ao quadro e se tiver que desligar, desligo as tomadas todas de uma vez.
  13.  # 57

E não consegue usar a tubagem dessa tomada para passar um cabo de maior secção vindo do quadro principal e depois coloca um quadro parcial na garagem, depois pode colocar mais tomadas e com mais potência.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
  14.  # 58

@Vítor Magalhães o quadro que referi acima, já é o da garagem, não fui claro!

Ou seja, tenho o quadro do apartamento que leva (deduzo eu) o cabo de maior secção do quadro principal que refere. E depois tudo o que expliquei acima já é relativo ao quadro da garagem. Ou seja, a tomada já tem o seu disjuntor no quadro da garagem (que tem o seu próprio disjuntor geral).
    A ideia é fazer tudo, claro está, a partir desse disjuntor.

Entretanto contactei o cenfim ontem.
    Posso ser admitido com uma licenciatura na formação deles de Técnico de Instalações Elétricas.
    Já é um primeiro passo! 🙂
  15.  # 59

compre uma calha técnica e equipa-a com diversas tomadas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  16.  # 60

Colocado por: Pedro Barradascompre uma calha técnica e equipa-a com diversas tomadas.

Exatamente o que pensei @Pedro Barradas! 🙂
    Eu sei o que tenho que fazer:
    Comprar as tomadas, 3 fios, calhas, e logo se vê se necessito de alguma coisa melhor para as fixar na parede (como é areada, não sei como fica a fixação, se é fácil ou não).

Mas o problema é fazer. O "como fazer".
    Tenho visto vídeos no youtube, e eles vão e fazem o processo que eu disse acima: descarnam o fio e criam a ligação. Mas não entendo se é seguro fazê-lo e se nas casas normais (isto é, de habitação) se faz da mesma maneira ou os eletricistas fazem de forma diferente. Depois utilizam-se caixas de derivação, e eu não sei para que servem afinal se se pode fazer tudo a partir de um sítio só. O que me vem à cabeça é que se se fosse organizar tudo, é que iria ser uma espécie de árvore ramificada, onde acaba sempre tudo no disjuntor que está ligado ao quadro, que por sua vez são também ramificações que vêm da rua.

0.0233 seg. NEW