Colocado por: casinhaDaAvo@Vítor Magalhãeso quadro que referi acima, já é o da garagem, não fui claro!
Ou seja, tenho o quadro do apartamento que leva (deduzo eu) o cabo de maior secção do quadro principal que refere. E depois tudo o que expliquei acima já é relativo ao quadro da garagem. Ou seja, a tomada já tem o seu disjuntor no quadro da garagem (que tem o seu próprio disjuntor geral).
A ideia é fazer tudo, claro está, a partir desse disjuntor.
Entretanto contactei o cenfim ontem.
Posso ser admitido com uma licenciatura na formação deles de Técnico de Instalações Elétricas.
Já é um primeiro passo! 🙂
Colocado por: Vítor Magalhães
Assim sendo, pode colocar mais disjuntores e colocar tomadas com cablagem a passar por tubo VD exterior, sendo uma garagem penso que não ficará inestético.
Disjuntores 1p 16A
Cabo flexível 3x2,5mm
Tubo VD 16mm e respetivas abraçadeiras de fixar à parede
Tomadas salientes 16A
Colocado por: casinhaDaAvoBem, este tópico já está a ficar sério! 😂😂
O rumo já mudou entretanto, mas honestamente isto iria ser falado ali noutro lado porque eu iria abrir um de certeza.
Em relação a:
-cabos - ok, eu tinha mesmo pensado em comprar 3 (ou seja, fase, neutro, terra e depois passava-os dentro da calha)
-tubo - parece-me bem, até porque a garagem tem tubos. Já agora posso manter a coerência e não utilizar calhas.
-tomadas - ok
-disjuntores - é mesmo preciso? Pergunto porque o quadro já tem um disjuntor para a tomada. Se eu ligar as tomadas todas ao mesmo disjuntor o que lá está não funciona? (não sei o que está lá atualmente).
-->Será que tenho espaço para colocar lá mais disjuntores?
-->E quando fala em disjuntores... Eu leio no plural mas não sei o que pretende dizer. É um para cada tomada?
Colocado por: casinhaDaAvorjmpiresisto tudo para poder estar no zwift!!! 😁😁😁 Tenho que ligar numa tomada 1 computador e 2 ventoínhas (mas aqui fico com espaço para meter uma extensão) e depois quero ter sempre uma tomada livre numa outra parede, e claro: quero manter tudo na mesma linha de rede, para chegar ao quadro e se tiver que desligar, desligo as tomadas todas de uma vez.
Colocado por: casinhaDaAvoDepois utilizam-se caixas de derivação, e eu não sei para que servem afinal se se pode fazer tudo a partir de um sítio só.
Colocado por: Vítor MagalhãesEu colocaria um disjuntor por tomada se houver espaço no quadro,
Colocado por: rjmpires
Então em vez da régua tens destas 😛
Brincadeiras à parte, se for para fazer uma coisa mais definitiva, certamente uma calha técnica será a solução.
Colocado por: Pedro Barradas
Isso é um bocado exagerado...
desde que simulatneamente não passes os 3500W, pode ficar pendurado no disjuntor do circuito a 16A.
Colocado por: casinhaDaAvoO que significa "repartir o cabo"? É do mesmo cabo ligar 3 outros cabos diretamente?
Colocado por: casinhaDaAvoPara ver se entendi:
O que me estão a dizer é que a cada um desses fios que atualmente sai do disjuntor para a tomada existente, vou ligar um WAGO, sendo que cada um representará fase, neutro, terra. E depois é só ligar às tomadas que pretendo, é isso? Ou seja, é "puxar cabo" a partir de cada WAGO.
E se quiser ligar aquelas duas tomadas, como no esquema, não deverei ligar "cobre-cobre", mas sim utilizar a mesma ideia que acima.
Porque é que o wago é de 4 entradas?