Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 12 abril 2023

     # 1

    Ah, afinal há mais pessoas a sentirem o mesmo que eu. O ano passado, quando o eqpaz aqui da casa quis ir para engenhria informática foi uma guerra aqui pelo burgo. Nunca ninguém me disse, mas todos aqueles a quem eu manifestava a minha discordância pensavam que eu era doida! Afinal há vários doidos, que eu já sabia que haviam.
    Mas tb vos digo, o problema não é só nas ti, é de todas as profissões digitais e com reduzida interação social. O ser humanos é social e necessita de produzir coisas palpáveis, daí a insatisfação. Mas pronto, tb feve haver pessoas diferentes
  1.  # 2

    Colocado por: AMVPMas pronto, tb feve haver pessoas diferentes


    Sim depende muito da pessoa. Ele querer ir para eng. informática não é necessariamente mau. Mau é quando @s jovens querem ir para informática porque como gostam de jogar computador acreditam que por causa disso também vão gostar de trabalhar num computador.
    Concordam com este comentário: zero07
    • AMVP
    • 12 abril 2023

     # 3

    Colocado por: elfo106

    Sim depende muito da pessoa. Ele querer ir para eng. informática não é necessariamente mau. Mau é quando @s jovens querem ir para informática porque como gostam de jogar computador acreditam que por causa disso também vão gostar de trabalhar num computador.

    Sabe, não me parece que na idade em que se decide se saiba mt bem o que se quer.
  2.  # 4

    Pela conversa, o autor do tópico é uma pessoa dinâmica e comunicativa, que gosta de estar envolvido em problemas para resolver e interagir com o ambiente e as pessoas que o rodeiam.

    Dentro da construção, a Eletricidade é mesmo a área mais "limpa" e a que obriga mais o profissional a planear e puxar pela cabeça. A que se enquadra melhor para alguém com um nível de formação muito alto.
  3.  # 5

    Eu também sou engenheira de software e há dias em que penso mesmo em tirar um curso profissional qualquer por tar farta disto. Eu gosto do trabalho de ladrilhador lol vá-se lá perceber. Ficava contente a meter azulejos e cada vez me fascina mais, os cortes, os ensaios das peças nas paredes, chão, o misturar das colas e massas, enfim xD
  4.  # 6

    Colocado por: powerPT

    Não não, ri-me porque de certa forma me revejo no sentimento. Aliás, mesmo colegas de profissão dizem que não querem “isto” para toda a vida e se pudessem, se conseguissem uma alternativa que gostassem de fazer e fora de ecrãs e mantendo o mesmo nív€l era na hora que mudavam.

    Isso da infância é algo onde também me revejo e é por isso que me vou mudar para um local onde terei espaço para todos esses trabalhos mas em algo meu :)

    Portanto, se a eletricidade entusiasma siga a rusga, o que falta em várias zonas sai eletricistas bons e honestos.

    Eu tenho mesmo vontade, sinceramente. E de facto manter o nív€l é muito complicado.

    Colocado por: JoãoEduardoDiasAcho que devia tirar duas semanas de férias e aproveitar para ir dar serventia para as obras!

    Depois diga como correu a experiência, sff
    Concordam com este comentário:rui.fern

    Não acredito que seja só dar serventia e já está.
    E se me acontece alguma coisa? Quem paga? Onde quero chegar é que não acredito que me façam contrato de duas semanas.
    Desculpe-me mas o que interpreto da sua mensagem é o mesmo que quando se diz algo deste género e pensamos estar acima dos outros (neste caso de mim) e traz um julgamento de "logo vês que não é fácil e depois vem cá dizer".
    Não entro neste jogo, desculpe.
    Basta ler o que escrevi mais atrás e verá que o que eu digo é que tenho experiência, e era até bastante novo...


    Colocado por: elfo106

    É...se determinada formação ou experiência profissional estiver a atrapalhar não a inclua no CV nem fale nela. Prepare uma boa resposta caso lhe perguntem o que fez entre os anos x a y porque pode ficar um buraco no cv.

    Mas eu para ir para uma formação destas tenho que enviar o CV?
    É que eu eu tenho 30 anos... 9 de experiência em IT. Teria mesmo que arranjar uma boa forma de esconder 9 anos de experiência em IT...


    Colocado por: AMVPO ser humanos é social e necessita de produzir coisas palpáveis

    É o que mais me motiva no meu trabalho, é ver coisas feitas. Ver o meu contributo, mas ver mesmo.
    Mas não há nada como olhar para algo e ser palpável, tal como diz.



    Colocado por: AMVP
    Sabe, não me parece que na idade em que se decide se saiba mt bem o que se quer.




    Colocado por: AMVP
    Sabe, não me parece que na idade em que se decide se saiba mt bem o que se quer.

    Totalmente de acordo! Eu tive 3 colegas que desistiram no 2o semestre do curso porque pensavam que iam formatar computadores... 🤷‍♂️
    Aos 18 uma pessoa não sabe o que quer, não tem experiência em nada, só estudos.
    Hoje eu olho para trás e teria decidido o meu futuro de forma muito muito diferente.



    Colocado por: marteloescoproPela conversa, o autor do tópico é uma pessoa dinâmica e comunicativa, que gosta de estar envolvido em problemas para resolver e interagir com o ambiente e as pessoas que o rodeiam.

    Dentro da construção, a Eletricidade é mesmo a área mais "limpa" e a que obriga mais o profissional a planear e puxar pela cabeça. A que se enquadra melhor para alguém com um nível de formação muito alto.

    Sim, gosto de comunicar e de ter problemas para resolver, e o que me desmotiva é que para resolver os problemas tenho que utilizar sempre o mesmo computador, e são problemas abstratos, e no fim por vezes as conclusões são textos, gráficos. Que podem eventualmente ficar esquecidos, é difícil se perceber o meu contributo numa empresa. E lá está: posso resolver o problema sozinho, na cama, em Lisboa, à noite, em França.
    E no fim é até difícil eu mostrar o meu contributo e até explicar a pessoas não da área o contributo que eu dou, que digo desde já é muito importante.
    Mas que tipo de formação em eletricidade posso ter? Ou seja, numa escola profissional não me admitem lá, só mesmo num centro de formação, certo?



    Colocado por: desofiapedroEu também sou engenheira de software e há dias em que penso mesmo em tirar um curso profissional qualquer por tar farta disto. Eu gosto do trabalho de ladrilhador lol vá-se lá perceber. Ficava contente a meter azulejos e cada vez me fascina mais, os cortes, os ensaios das peças nas paredes, chão, o misturar das colas e massas, enfim xD

    É de facto muito chato. Quando me dizem que estou numa boa área, as pessoas não imaginam o quão triste fico porque só se pensa no dinheiro mas a componente social é muito importante. É uma área que noto cada vez mais que é importante não só para mim como para o ser humano. E aqui fico muito limitado porque lá está: eu posso fazer tudo sozinho e à distância.
    E estou mais atento a isto desde a pandemia
  5.  # 7

    Colocado por: casinhaDaAvoÉ que eu eu tenho 30 anos... 9 de experiência em IT. Teria mesmo que arranjar uma boa forma de esconder 9 anos de experiência em IT...

    Troca o Engº informático por técnico informático.
    Não estou a ver uma empresa de instalações elétricas a dar emprego a um engº Informático, mas um técnico informático até pode ser uma mais valia para a empresa. O problema é se não sabe nada do que normalmente um técnico informático faz, conheço engº informáticos que só sabem programar.
  6.  # 8

    Não faço a mínima ideia do que um técnico de informática faz numa PME, sinceramente... 😁
    Eu sou desses que só sabe programar.
    Embora tenha conhecimento em redes, que é o que se poderia "aproveitar"... Não tenho prática na área. De resto é tudo mais focado em programação / análise de dados (que por si só já é um mundo)
    • AMVP
    • 12 abril 2023

     # 9

    Colocado por: Pickaxeproblema é se não sabe nada do que normalmente um técnico informático faz, conheço engº informáticos que só sabem programar.

    Claro, é uma área de especialização.
  7.  # 10

    Colocado por: casinhaDaAvoNão faço a mínima ideia do que um técnico de informática faz numa PME, sinceramente... 😁

    É o tipo que é chamado, quando a impressora não funciona, o computador bloqueia, falhou o acesso á net, etc.
    • AMVP
    • 12 abril 2023

     # 11

    Colocado por: casinhaDaAvo
    Eu tenho mesmo vontade, sinceramente. E de facto manter onív€lé muito complicado.


    Não acredito que seja só dar serventia e já está.
    E se me acontece alguma coisa? Quem paga? Onde quero chegar é que não acredito que me façam contrato de duas semanas.
    Desculpe-me mas o que interpreto da sua mensagem é o mesmo que quando se diz algo deste género e pensamos estar acima dos outros (neste caso de mim) e traz um julgamento de "logo vês que não é fácil e depois vem cá dizer".
    Não entro neste jogo, desculpe.
    Basta ler o que escrevi mais atrás e verá que o que eu digo é que tenho experiência, e era até bastante novo...



    Mas eu para ir para uma formação destas tenho que enviar o CV?
    É que eu eu tenho 30 anos... 9 de experiência em IT. Teria mesmo que arranjar uma boa forma de esconder 9 anos de experiência em IT...



    É o que mais me motiva no meu trabalho, é ver coisas feitas. Ver o meu contributo, mas ver mesmo.
    Mas não há nada como olhar para algo e ser palpável, tal como diz.







    Totalmente de acordo! Eu tive 3 colegas que desistiram no 2o semestre do curso porque pensavam que iam formatar computadores... 🤷‍♂️
    Aos 18 uma pessoa não sabe o que quer, não tem experiência em nada, só estudos.
    Hoje eu olho para trás e teria decidido o meu futuro de forma muito muito diferente.




    Sim, gosto de comunicar e de ter problemas para resolver, e o que me desmotiva é que para resolver os problemas tenho que utilizar sempre o mesmo computador, e são problemas abstratos, e no fim por vezes as conclusões são textos, gráficos. Que podem eventualmente ficar esquecidos, é difícil se perceber o meu contributo numa empresa. E lá está: posso resolver o problema sozinho, na cama, em Lisboa, à noite, em França.
    E no fim é até difícil eu mostrar o meu contributo e até explicar a pessoas não da área o contributo que eu dou, que digo desde já é muito importante.
    Mas que tipo de formação em eletricidade posso ter? Ou seja, numa escola profissional não me admitem lá, só mesmo num centro de formação, certo?




    É de facto muito chato. Quando me dizem que estou numa boa área, as pessoas não imaginam o quão triste fico porque só se pensa no dinheiro mas a componente social é muito importante. É uma área que noto cada vez mais que é importante não só para mim como para o ser humano. E aqui fico muito limitado porque lá está: eu posso fazer tudo sozinho e à distância.
    E estou mais atento a isto desde a pandemia

    Há uns bons anos atrás deixei as IT para trás exatamente porque por um lado para mim estava visto o que havia para ver, eu sou de um técnico profissional de informática e programei durante 8 anos e nunca dada a hardware, s.o., redes e afins. Fartei-me e tentei mudar. Primeiro mudei-me para auditoria infirmatica, para um local onde nos deslocamos aos locais e verificamos questões de funcionamento dos sistemas e tb a parte de gestão das IT. Ao final de uns tempos tentei mudar de área dentro da estrutura, para auditorias financeiras/gestão , foi uma passagem difícil pq ninguém quer ceder recursos, mas lá apanhei uma altura em que os duretores das areas estavam chateados e lá consegui, passei para a auditoria a empresas. Mas, a minha formação universitária é de gestão. Bom, mas aqui o contacto com pessoas é minimo, pois vamos onde decidimos, não somos convidados nem bem vindos, mas tem a vantagem de se conhecer realidades/temas bem diferentes e como a gestão é uma atividade social acaba por nesse aspeto ser mais preenchido, mas em termos de isolamento pode ainda ser pior pq se fizermos o trabalho sozinhos não há com quem falar.
    Hoje, estou na area da consultoria/acompanhamento, mas como é uma intervenção mt especial o contacto com outros é reduzido e como mantemos o teletrabalho ainda é pior.
    Uma vez por semana tenho uma atividade de trabalho mt rudimentar, fora do emprego e física que me ajuda a manter o equilíbrio.
  8.  # 12

    Colocado por: casinhaDaAvoNão faço a mínima ideia do que um técnico de informática faz numa PME, sinceramente... 😁
    Eu sou desses que só sabe programar.
    Embora tenha conhecimento em redes, que é o que se poderia "aproveitar"... Não tenho prática na área. De resto é tudo mais focado em programação / análise de dados (que por si só já é um mundo)


    Mesmo que se inscreva num curso profissional, tenho sérias duvidas que vá la aprender alguma coisa, tanto quanto sei, estes cursos atualmente são para concluir os estudos. No entanto, acho muito confuso o que pretende, se é fazer umas horas extras como eletricista ou se será perceber um pouco de eletricidade para ter alguma seguranca a efetuar alguns trabalhos, sao coisas bem diferentes no meu ponto de vista.
    Se o caminho for de eletricista, vai aprender a passar cabos e o seu dimensionamento, tipos de protecoes, etc, nada que nao consiga saber com o amigo google, tirando a parte pratica (passar cabos, descarnar condutores, e dar cabo dos dedos...) que será talvez a maior componente.

    Agora se é da área das TIs, pode muito bem fazer a ponte com domótica/programação, talvez começando com arduino/nodemcu (em que aprende alguma eletricidade, eletronica, eletromagnetismo, automacao, etc) e um mundo novo que nem toda a gente domina.
    Mas la está, depende muito do que queira fazer, se é trabalhar numa obra como eletricista (com tudo o que isso acarreta), ou aprender a fazer coisas em segurança como hobby/manutenções domesticas.

    Mesmo na programação, há imenso que pode fazer para se sentir mais realizado se for esse o caso. Às vezes, a mudança é possível com menos alteraçoes do que se pensa.
    • AMVP
    • 12 abril 2023

     # 13

    Olhe, estive aqui a pensar, e pq não tentar algo mais fora da caixa?
    Pq não envia uma carta de apresentação para as empresas que entender sugerindo que faria o seu trabalho como engenheiro de IT em simultâneo a empresa dava-lhe formação na área da electricidade, podia ser uma forma.
    Agora, digo eu, depende da sua disponibilidade, talvez, para ganhar um pouco menos durante uns anos, para emigrar, etc.
    Só uma pergunta, só quer na área da construção civil? Pergunto porque dada a evolução na area da aeronautica, nautica e ferrovia são setores em que conhecimentos de TI complementados com os de eletricidade poderiam ser mt bem vindos.
    • AMVP
    • 12 abril 2023

     # 14

    Há tb uma coisa importante, educar o cerebro. A verdade é que o cerebro desenvolvesse ao longo da formação, sobretudo em pessoas que a levam a serio e em que o cerebro tem um certo vicio de constante desenvolvimento. Ora, ao transitar-se para o mundo do trabalho a realidade mostra-se mt mais limitada. Pois a realidade não se transforma drasticamente todos os dias , como tal ha mt tarefas idênticas, rotineiras e cereberos assim vão ficando aborrecidos e pior cansam os corpos. Há poucas fases na vida profissional que nos trazem desafios novos/sem comparação com outros que já fizemos. Mas repare, nem todos somos assim. Por exemplo, ontem encontrei umas ex-colegas de trabalho que estavam mt envovidas no tema recente na organizacao,mudança do ca e todas as alterações no dia a dia que isso acarreta, elas sempre foram assim, para mim é sempre uma mudança como as outras pelas quais já passei, uns pensam de uma forma outris de outra mas não há motivo para tanra agitação. É um exemplo de que a percepção tb depende de nós.
  9.  # 15

    Colocado por: casinhaDaAvoMas eu para ir para uma formação destas tenho que enviar o CV?
    É que eu eu tenho 30 anos... 9 de experiência em IT. Teria mesmo que arranjar uma boa forma de esconder 9 anos de experiência em IT...


    Não. Pensei que estava a dizer que não estava a conseguir encontrar emprego por causa disso. Para formações não me acredito que seja impeditivo, nem pouco nem mais ou menos. Provavelmente há requisitos mínimos (tipo 9º ou 12º) mas se tem mais do que isso não vai ter mal nenhum.
    • AMVP
    • 12 abril 2023

     # 16

    Colocado por: elfo106

    Não. Pensei que estava a dizer que não estava a conseguir encontrar emprego por causa disso. Para formações não me acredito que seja impeditivo, nem pouco nem mais ou menos. Provavelmente há requisitos mínimos (tipo 9º ou 12º) mas se tem mais do que isso não vai ter mal nenhum.

    Nas escolas profissionais há limitações sim em função das habilitações.
    • AMVP
    • 12 abril 2023

     # 17

    eu, só gostava mesmo de saber substituir uma tomada elétrica, um fio num candeeiro e coisas assim. Não vale a pena dizerem-me para ver isso na net, pois não arrisco antes que incendei a casa :)
  10.  # 18

    Colocado por: AMVP
    Nas escolas profissionais há limitações sim em função das habilitações.

    Acredito que isso aconteça nas escolas profissionais com cursos financiados pelo estado, em escolas de formação particulares não vejo isso a acontecer.
  11.  # 19

    Colocado por: AMVPeu, só gostava mesmo de saber substituir uma tomada elétrica, um fio num candeeiro e coisas assim. Não vale a pena dizerem-me para ver isso na net, pois não arrisco antes que incendei a casa :)

    Ser autodidata não é para toda gente.
    • AMVP
    • 12 abril 2023 editado

     # 20

    Colocado por: rjmpires
    Ser autodidata não é para toda gente.
 
0.0263 seg. NEW