Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Gostaria que me dessem uma ajuda para ver se consigo criar um sistema de rega aqui em casa.
    Tenho muito pouco conhecimento no assunto. Criei um esboço da area e do que penso que poderá ser uma base de partida, tambem uma photo do painel / características do motor de agua .
    Gostava de ter auxilio / sugestões de quem tenha experiência neste assunto.


    Tenho visto aspersores, aparentemente esta solução Hunter PGP Ultra parece um bom preço qualidade (posso estar obviamente errado).O sistema de rega que procuro é algo que seja eficiente facil e que não tenha muito trabalho em regar pois já ando pelos cabelos e o verão nem começou! :D

    Toda a ajuda é bem vinda, obrigado
      sist_rega.jpg
      PXL_20230411_161844814.jpg
  2.  # 2

    Já agora, o que vai regar nessa área toda? é relva?
  3.  # 3

    Colocado por: rjmpiresJá agora, o que vai regar nessa área toda? é relva?


    Sim só relva tipo grama brasileira.
  4.  # 4

    Também ando nessa luta, comprei uns rainbird 3500.... supostamente fazem 5m, mas com a pressão da água fazem bem mais, apertando o parafuso para dispersar mais a água esta fica tão fina que é toda levada com o vento contra a casa... pelo que o conselho que lhe dou é que tenha atenção ou dê o desconto aos que ficam expostos ao vento... ainda vou testar outros bicos quem vêm com os aspersores mas n estou muito confiante...

    O canteiro das especiarias é para ter rega? Atenção que as árvores (dependendo da variedade) podem n gostar muito de rega frequente na copa.
  5.  # 5

    Colocado por: Caracolidis

    Sim só relva tipo grama brasileira.

    Já mediu qual o caudal e pressão à saida da bomba?
    Qual o diâmetro da saída?
  6.  # 6

    Colocado por: NTORIONTambém ando nessa luta, comprei uns rainbird 3500.... supostamente fazem 5m, mas com a pressão da água fazem bem mais, apertando o parafuso para dispersar mais a água esta fica tão fina que é toda levada com o vento contra a casa... pelo que o conselho que lhe dou é que tenha atenção ou dê o desconto aos que ficam expostos ao vento... ainda vou testar outros bicos quem vêm com os aspersores mas n estou muito confiante...

    O canteiro das especiarias é para ter rega? Atenção que as árvores (dependendo da variedade) podem n gostar muito de rega frequente na copa.

    5m no mínimo, secalhar escolheu a série errada para o uso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmscosta
  7.  # 7

    Boa tarde Caracolidis, estamos aqui para nos ajudarmos.
    Trabalhei 24 anos nos importadores de equipamentos profissionais (Hunter, Toro,Rain Bird,entre outras menos conhecidas, mas não menos eficientes) para rega de espaços verdes residenciais, desportivos e comerciais.
    Fui desenhador projectista e formador e comercial de instaladores ao longo desses anos. Terei todo o gosto em poder ajudá-lo e fornecer-lhe inclusive esquemas de montagem de equipamentos.
    Caso precise envie as questões e o desenho para "[email protected]", envie também qual o caudal disponível (m3/h), e altura manométrica da bomba (a.m.t.), esses elementos são cruciais para o dimensionamento. Não menos importante é assinalar as zonas de sombra e de sol que o jardim apanha. Este fator influencia a organização das diferentes zonas de rega porque as necessidades de água serão diferentes quanto á exposição solar. Dessa forma evitará comportamentos diferentes na relva tais como, o aparecimento de fungos ou musgo em zonas de sombra que se encontram ligadas a zonas de irrigação que abrangem também zonas de sol. Enfim, fazer não é difícil se levarmos em conta determinados aspetos para termos sucesso no investimento que se vai fazer.
    Disponha, cumprimentos.
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: NTORIONTambém ando nessa luta, comprei uns rainbird 3500.... supostamente fazem 5m, mas com a pressão da água fazem bem mais, apertando o parafuso para dispersar mais a água esta fica tão fina que é toda levada com o vento contra a casa... pelo que o conselho que lhe dou é que tenha atenção ou dê o desconto aos que ficam expostos ao vento... ainda vou testar outros bicos quem vêm com os aspersores mas n estou muito confiante...

    O canteiro das especiarias é para ter rega? Atenção que as árvores (dependendo da variedade) podem n gostar muito de rega frequente na copa.



    O canteiro de especiarias e árvores, estou a pensar ajustar os aspersores para não la chegar e so quando quiser regar essa parte, manualmente posso ajustar novamente para lá chegar ou então faço mesmo manual.



    Colocado por: rjmpires
    Já mediu qual o caudal e pressão à saida da bomba?
    Qual o diâmetro da saída?



    O caudal é de 2700 litros por hora com pressão ajustada para 2.8bar max e 2bar min. Estou a pensar aumentar 1bar em cada respectivamente. O diametro dos tubos que estão a sair da bomba para a torneira que medi é de aprox 3,5cm.
  9.  # 9

    Colocado por: CaracolidisO diametro dos tubos que estão a sair da bomba para a torneira que medi é de aprox 3,5cm

    Diâmetro interior ou exterior?

    No seguimento do que o Poolgarden disse a respeito de todas as características técnicas e desenho, gosto de usar esta ferramenta da gardena para ter uma noção sobre as necessidades do espaço.

    https://www.gardena.com/pt/vida-no-jardim/planificador-de-jardim/planificador-do-sistema-sprinkler/
  10.  # 10

    Colocado por: rjmpires
    Diâmetro interior ou exterior?

    No seguimento do que o Poolgarden disse a respeito de todas as características técnicas e desenho, gosto de usar esta ferramenta da gardena para ter uma noção sobre as necessidades do espaço.

    https://www.gardena.com/pt/vida-no-jardim/planificador-de-jardim/planificador-do-sistema-sprinkler/


    É, foi medido pelo exterior com uma fita metrica. Possivelmente será uma medida standard de tubagem, mas não sei bem.
    Obrigado pelo planificador, vou dar uma vista de olhos
  11.  # 11

    Colocado por: Caracolidis

    É, foi medido pelo exterior com uma fita metrica. Possivelmente será uma medida standard de tubagem, mas não sei bem.
    Obrigado pelo planificador, vou dar uma vista de olhos

    Deve ser saida de 1"
  12.  # 12

    Julgo que algo deste género será o suficiente. Que acham?
      Screenshot 2023-04-13 110000.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: CaracolidisJulgo que algo deste género será o suficiente. Que acham?
      Screenshot 2023-04-13 110000.jpg

    Chegou a utilizar alguma das ferramentas de cálculo?
    Em termos de distribuição parece aceitável, talvez fosse melhor haver mais sobreposição entre pulverizadores mas de qualquer das formas a grama também não necessita de tanta água como outras espécies.
  14.  # 14

    Colocado por: rjmpires5m no mínimo, secalhar escolheu a série errada para o uso.

    Eu fui à loja da especialidade na vila com o croqui e disse que precisava até 5m... pq já sei q por norma fazem mais. Recomendaram-me os maiores (devia ter logo desconfiado) iguais aos que tenho e fazem 8/9 metros... vou ter de procurar a ficha técnica para ver.
  15.  # 15

    Colocado por: NTORION
    Eu fui à loja da especialidade na vila com o croqui e disse que precisava até 5m... pq já sei q por norma fazem mais. Recomendaram-me os maiores (devia ter logo desconfiado) iguais aos que tenho e fazem 8/9 metros... vou ter de procurar a ficha técnica para ver.

    https://www.rainbird.com/pt-pt/products/serie-3500

    Eu para 4-4.5m uso os rainbird uni spray.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  16.  # 16

    Eu tenho duas areas com aprox 100m2 cada. Uma é retangular (20x10) e tem apenas 3 RainBird serie 5000 - 2 em dois vertices e 1 a meio da aresta oposta.

    Na outra area como é em L, tem 5 da serie 3000. Um em cada vertice à excepção de 1 numa zona mais estreita e que é coberta pelo vertice oposto.

    A instalação já existia e tanto quando sei foi feita por uma empresa da área. Embora eu já tenha feito ajustes nos tamanhos dos bicos em alguns, uma medida abaixo ou acima em alguns casos.

    Os 5000 com agua a 3-4 bar atiram muita agua para muito longe; uns 10m à vontade.
  17.  # 17

    Colocado por: rjmpires
    Chegou a utilizar alguma das ferramentas de cálculo?
    Em termos de distribuição parece aceitável, talvez fosse melhor haver mais sobreposição entre pulverizadores mas de qualquer das formas a grama também não necessita de tanta água como outras espécies.


    Que quer dizer com as ferramentas de calculo? Só usei a area do terreno que quero regar, meti os aspersores, a "torneira" com o caudal que tenho e coloquei a tubagem em separada por 2 "zonas" de rega separadas.


    A escolha de aspersores será indicada (Hunter PGP Ultra) ou existe algo em que fique melhor servido?
  18.  # 18

    Colocado por: CaracolidisQue quer dizer com as ferramentas de calculo?

    Estava a perguntar se tinha usado a ferramenta da gardena por exemplo.
    Fiz um esboço rápido com a ferramenta deles, e aconselharam algo deste género, tem muito mais sobreposição que a sua opção.
      Untitled.png
  19.  # 19

    Colocado por: rjmpires
    https://www.rainbird.com/pt-pt/products/serie-3500

    Eu para 4-4.5m uso os rainbird uni spray.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pguilherme

    Acho que os meus são exatamente esses, da série 3500...
  20.  # 20

    Colocado por: NTORION
    Acho que os meus são exatamente esses, da série 3500...

    O link era relativo ao que tinhas falado, 3500.
    Os meus são pulverizadores em que se trocam as cabeças.

    Assim deste tipo




    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
 
0.0244 seg. NEW