Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Precisava de uma opinião acerca da sub-telha e da sua capacidade estanque e impermeável.
    Estou a recuperar uma moradia com telha de canudo antiga. A minha ideia inicial foi sempre reutilizar esta telha. Acho-a linda e vai caracterizar a casa como nenhuma outra fará.
    Já está tudo destelhado neste momento e sem a estrutura de madeira original, que não dava para manter. Entrará em breve o carpinteiro que vai fazer todo o vigamento em madeira lamelada de casquinha e o forro em casquinha também. Ficará à vista toda esta estrutura.
    Depois será colocado o ripado no sentido das águas intercalado com xps 40mm; novo ripado perpendicular ao anterior para colocação da sub-telha e telha de canudo (só as capas). Entre o segundo ripado e a sub-telha queria colocar tela impermeável transpirável.
    Esta é a minha ideia e vontade.

    O empreiteiro diz que me vou arrepender de colocar a telha antiga quando começar a ter problemas de infiltrações para sempre.
    Ou seja, para ele o que teria de fazer era colocar uma telha nova tipo Lusa ou Marselha.

    Também nalguns vídeos já vi opiniões muito negativas acerca da condensação que as sub-telhas provocam e que não recomendam de todo, etc etc

    Gostaria que me dessem opinião e feedback de quem colocou sub-telha porque estou muito baralhada e tenho de tomar uma decisão em breve.

    O telhado tem duas águas e tem em média de pé direito 4,50m.

    Obrigada
  2.  # 2

    A casa onde morei anteriormente foi remodelada dessa forma, telha de canudo em cima de subtelha, lã de rocha e lambri por dentro (também um telhado de duas águas).
    Até ver sem infiltrações ou condensações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RitaC
      P_20210627_145532_copy_2016x1512.jpg
      P_20210627_145555_copy_2016x1512.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: RitaCO empreiteiro diz que me vou arrepender de colocar a telha antiga quando começar a ter problemas de infiltrações para sempre.

    Talvez ele não tenha ninguém para fazer o serviço como deve ser, esse tipo de telha dá mais do dobro do trabalho da outra.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  4.  # 4

    Obrigada pelo feedback. Ele tem equipa e diz que faz mas está sempre a referir que irá surgir de infiltrações mais tarde ou mais cedo…
  5.  # 5

    pimeiro, pode fazer com sub-telha, se mter a tela mesmo que passe agua e esta ficar deicdamente sobre posta aos cais do beido ou a escorrer para fuors nas zona de sub-beirado ( se rpever), não vai ter infiltraç~eos.
    Isolamento termico, minha amiga 40mm é o mesmo que quase nada. Meta pelo menos 100mm ( é obrigatorio eta espessura minima em remodelaçãoes), não meta XPS, mas sim placas de la mineral, directamente sobre o forro. convém aplicar uma tela para-vapor entre a madeira e o isolamento termico.

    PS: telha antiga, normalmente só se consegue aproveitar 50%.
  6.  # 6

    Não há nada como manter a textura dessas coberturas em telha de canudo manual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RitaC
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasNão há nada como manter a textura dessas coberturas em telha de canudo manual.


    Obrigada pela opinião vou considerar sem dúvida mas fiquei a não entender acerca da tela para vapor… é a mesma tela que referi impermeável transpirante tipo fakro? Ou ainda é outra?

    Pode indicar-me alguma marca ou link dessa tela para vapor sff?
  8.  # 8

    Subtelha ST200, não tem nada a enganar 👍

    https://pt.onduline.com/pt-pt/profissionais/produtos/subtelha-st200
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Colocado por: RitaCOu ainda é outra?

    É outra... entre a madeira de forro e o isolamento.
    A que se referiu inicialmente é entre as telhas e o resto da estrutura de suporte, serve de sub-telha. Mas ao invés dessa pode usar a ST200.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RitaC
  10.  # 10

    BPV por baixo do isolamento, membrana transpirável por cima.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RitaC
    • argo
    • 13 abril 2023

     # 11

    Atencao ao ângulo do telhado se for pouco, e com o vento de feição entra água. Mas se for bem feito e como dizem nao passa da subtelha. Garanta que saibam o que estao a fazer, pois no meu nao sabiam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RitaC
  11.  # 12

    Colocado por: argoAtencao ao ângulo do telhado se for pouco, e com o vento de feição entra água.

    supostamente com a sub-telha permite-se inclinações menores... tem é de ser visto bem as sobreposições da tela/ placa subtelha.
  12.  # 13

    Colocado por: RitaCBoa tarde

    Precisava de uma opinião acerca da sub-telha e da sua capacidade estanque e impermeável.
    Estou a recuperar uma moradia com telha de canudo antiga. A minha ideia inicial foi sempre reutilizar esta telha. Acho-a linda e vai caracterizar a casa como nenhuma outra fará.
    Já está tudo destelhado neste momento e sem a estrutura de madeira original, que não dava para manter. Entrará em breve o carpinteiro que vai fazer todo o vigamento em madeira lamelada de casquinha e o forro em casquinha também. Ficará à vista toda esta estrutura.
    Depois será colocado o ripado no sentido das águas intercalado com xps 40mm; novo ripado perpendicular ao anterior para colocação da sub-telha e telha de canudo (só as capas). Entre o segundo ripado e a sub-telha queria colocar tela impermeável transpirável.
    Esta é a minha ideia e vontade.

    O empreiteiro diz que me vou arrepender de colocar a telha antiga quando começar a ter problemas de infiltrações para sempre.
    Ou seja, para ele o que teria de fazer era colocar uma telha nova tipo Lusa ou Marselha.

    Também nalguns vídeos já vi opiniões muito negativas acerca da condensação que as sub-telhas provocam e que não recomendam de todo, etc etc

    Gostaria que me dessem opinião e feedback de quem colocou sub-telha porque estou muito baralhada e tenho de tomar uma decisão em breve.

    O telhado tem duas águas e tem em média de pé direito 4,50m.

    Obrigada


    Se vai fazer novamente tudo em madeira, recomendaria o uso da membrana "subtelha" PROCLIMA SOLITEX MENTO 3000 pois é exactamente para o fim que está a procurar que esta membrana foi pensada.

    https://eurobuild.pt/produto/proclima-solitex-mento-3000-connect/

    Esta membrana é estanque e impermeável à chuva batida.
    É especialmente pensada para estruturas de madeira pois é transpirável, e nesse sentido não retém qualquer condensação que possa prejudicar a estrutura de madeira.

    Qual a área do telhado?
  13.  # 14

    Colocado por: argoAtencao ao ângulo do telhado se for pouco, e com o vento de feição entra água. Mas se for bem feito e como dizem nao passa da subtelha. Garanta que saibam o que estao a fazer, pois no meu nao sabiam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RitaC


    A inclinação tem 35% aproximadamente
  14.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    supostamente com a sub-telha permite-se inclinações menores... tem é de ser visto bem as sobreposições da tela/ placa subtelha.


    Como devem ser feitas essas sobreposições adequadamente? 🙌🏻 Para estar atenta…
  15.  # 16

    Colocado por: Vítor MagalhãesBPV por baixo do isolamento, membrana transpirável por cima.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RitaC


    Mas tenho uma questão acerca disto. Esta barreira não deixa passar o vapor para cima mas ficará a condensação na zona do forro em casquinha… e vai originar humidades na madeira e manchas pretas ao longo dos anos…
    Ou não estou a entender bem?!

    Obrigada
  16.  # 17

    Colocado por: RitaC

    Mas tenho uma questão acerca disto. Esta barreira não deixa passar o vapor para cima mas ficará a condensação na zona do forro em casquinha… e vai originar humidades na madeira e manchas pretas ao longo dos anos…
    Ou não estou a entender bem?!

    Obrigada

    Tem que ventilar. Pode ter o melhor isolamento do mundo que se não existir ventilação vai viver dentro de um "aquário". A bpv impede que o vapor de água condense no isolamento, um isolamento húmido torna-se ineficiente.
    • RitaC
    • 14 abril 2023 editado

     # 18

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Tem que ventilar. Pode ter o melhor isolamento do mundo que se não existir ventilação vai viver dentro de um "aquário". A bpv impede que o vapor de água condense no isolamento, um isolamento húmido torna-se ineficiente.


    Sim claro. Mas tratando-se de isolamento roofmate também coloca-se essa questão (condensação no isolamento) ou é só no caso de ser lã de rocha?
    E como devo fazer essa ventilação se tenho tudo bem selado com bpv, isolamento, tela??
    Estou um pouco baralhada…
  17.  # 19

    Colocado por: RitaC

    Sim claro. Mas tratando-se de isolamento roofmate também coloca-se essa questão (condensação no isolamento) ou é só no caso de ser lã de rocha?
    E como devo fazer essa ventilação se tenho tudo bem selado com bpv, isolamento, tela??
    Estou um pouco baralhada…


    Se condensar debaixo do isolamento fica em estado líquido danificando a base onde está assente o xps. O único isolamento que não necessita de bpv (dos que conheço) é o foamglas pelas suas características e pelo facto de ser colado com uma cola especial.
    • RitaC
    • 15 abril 2023 editado

     # 20

    Mas o vapor tem de ir para qualquer lado. Não atravessa a bpv para não danificar o isolamento mas danifica o forro quando estiver em estado líquido, que estará a baixo do bpv …?
 
0.0213 seg. NEW