Iniciar sessão ou registar-se
    • Zouk
    • 13 abril 2023

# 1

Boa tarde ,
    Eu e os meus quatro irmãos herdamos uma vivenda d aparte da nossa mãe que faleceu , vivenda essa que pertencia ao nosso avô, só que temos um problema, a vivenda é de dois andares e o andar de baixo está arrendado a um senhor há mais de 30 anos ,mas sem contrato,houve um contrato verbal na altura,uma das nossas irmãs vive com a nossa avó,só que ficou grávida e precisava da casa, já tentámos fazer contrato com o inquilino,mas ele nunca quis,esse inquilino só nos arranja problemas ,nem sequer vive na casa , usa-a como escritório ,qpoderou-se d garagem , diz que o quintal é todo dele ,enfim ...estou a ficar desesperado e não sei como agir perante esta situação....
  1.  # 2

Advogado
    • N_V
    • 13 abril 2023

# 3

Colocado por: Vítor MagalhãesAdvogado

Acho que é o melhor e o mais rapido possível.

Penso que usocapiao anda nos 20 anos para se poder ficar com a propriedade. Se ele tiver forma de provar que lá está há 30 anos está aí um caso bicudo.
  2.  # 4

Colocado por: N_V

Acho que é o melhor e o mais rapido possível.

Penso que usocapiao anda nos 20 anos para se poder ficar com a propriedade. Se ele tiver forma de provar que lá está há 30 anos está aí um caso bicudo.

Mas qual usucapião? Mas aquilo é algum terreno sem dono conhecido, em que alguém anda lá a plantar batatas há 20 anos?

Usucapião de imóveis

Artigo 1293.º

(Direitos excluídos)

Não podem adquirir-se por usucapião
    :

a) As servidões prediais não aparentes;
    b) Os direitos de uso e de habitação.

Para haver usucapião tem é de haver verdadeira posse, e não «mera detenção». Por exemplo, o inquilino de uma casa, ou quem habite uma casa que lhe foi emprestada, não se torna proprietário dela ao fim de 20 anos, pois é um mero detentor. A sua relação com o proprietário mantém-se segundo uma regra própria — o arrendamento ou o comodato (empréstimo) — que desqualifica o detentor como potencial proprietário.
    • Zouk
    • 13 abril 2023

# 5

Já fomos a uma advogada e nada foi resolvido,só perdemos dinheiro , e ela não se soube mexer, não sabemos se devemos vender a casa para isto ficar resolvido , ele paga 100 euros e a casa está a apodrecer nem podemos pegar no dinheiro da renda e ser uma ajuda para as obras
    • nunomp
    • 13 abril 2023 editado

# 6

Colocado por: ZoukJá fomos a uma advogada e nada foi resolvido,só perdemos dinheiro , e ela não se soube mexer, não sabemos se devemos vender a casa para isto ficar resolvido , ele paga 100 euros e a casa está a apodrecer nem podemos pegar no dinheiro da renda e ser uma ajuda para as obras

Fácil. Troque de advogado.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, macinblack
  3.  # 7

eu sou advogada... contrato verbal é contrato....não sei porque vêm aqui falar de usucapiaõ que não tem nada a ver.....enfim..
    Concordam com este comentário: nunomp, macinblack
  4.  # 8

Por meios legais não deves conseguir ter isso resolvido.
    • smart
    • 14 abril 2023 editado

# 9

Hum..
    Vá entendendo o enquadramento e pressupostos e perceba o porquê das considerações anteriores...
    Resta saber a data da celebração para enquadramento adequado

http://www.dgsi.pt/jtre.nsf/134973db04f39bf2802579bf005f080b/7e69e84932ae3d0e8025870c006fbcc9?OpenDocument
  5.  # 10

Colocado por: ZoukJá fomos a uma advogada e nada foi resolvido,só perdemos dinheiro , e ela não se soube mexer, não sabemos se devemos vender a casa para isto ficar resolvido , ele paga 100 euros e a casa está a apodrecer nem podemos pegar no dinheiro da renda e ser uma ajuda para as obras

Ou seja, foi a uma advogada (terá sido baratinha...) e como ela não o conseguiu ajudar, veio aqui ao burgo procurar saber a resposta a algo que a advogada que supostamente contratou não lhe conseguir resolver o problema.

Olhe, posso dar-lhe o contacto do meu advogado (já me tratou de vários assuntos desses, alguns até com maior acuidade - caseiros de quintas e etc). Mas cobra 100€/hora... Quer dizer, cobra-me esse valor que já sou cliente praticamente desde que abriu escritório. A si deve cobrar a tabela normal que é ainda superior...

Mas... Resolve-lhe o problema.

Contudo, acho que o Sr. quer é o problema resolvido de forma barata e rápida. Isto é, o suposto ocupante vai continuar a ocupar 😉
    • Zouk
    • 14 abril 2023

# 11

Colocado por: NB_Viseu

Ou seja, foi a uma advogada (terá sido baratinha...) e como ela não o conseguiu ajudar, veio aqui ao burgo procurar saber a resposta a algo que a advogada que supostamente contratou não lhe conseguir resolver o problema.

Olhe, posso dar-lhe o contacto do meu advogado (já me tratou de vários assuntos desses, alguns até com maior acuidade - caseiros de quintas e etc). Mas cobra 100€/hora... Quer dizer, cobra-me esse valor que já sou cliente praticamente desde que abriu escritório. A si deve cobrar a tabela normal que é ainda superior...

Contudo, acho que o Sr. quer é o problema resolvido de forma barata e rápida. Isto é, o suposto ocupante vai continuar a ocupar 😉

Colocado por: NB_Viseu

Vim pedir alguma sugestão tendo em conta a experiência e o espírito de entreajuda de alguns membros , não vi pedir soluções baratas porque tal como disse , as consultas pagam-se e ainda não se fazem consultas por fórum, mas se o seu advogado o fizer pode-me passar o contacto,
  6.  # 12

Colocado por: Zouk

Vim pedir alguma sugestão tendo em conta a experiência e o espírito de entreajuda de alguns membros , não vi pedir soluções baratas porque tal como disse , as consultas pagam-se e ainda não se fazem consultas por fórum, mas se o seu advogado o fizer pode-me passar o contacto,

O espírito de entreajuda não faz milagres... Muitas vezes o que faz é dar aconselhamento errado. Nem mesmo uma situação destas é possível de conseguir ser reduzida nos meros parágrafos que deixou escritos. Aqui não vai, dessa forma, receber nenhuma solução ou ser capaz de resolver o seu problema. Pode é ficar com ideais erradas ou até tomar decisões a pensar-se que se aquele tomou o comprimido e deixou de lhe doer as costas, a mim também deve fazer bem tomar o mesmo comprimido. É normalmente dá asneira.

Quanto ao meu advogado, gratuitamente não lhe faz certamente 🤣🤣🤣

Mas se estiver disposto a pagar-lhe uns bons euros, posso dar-lhe o contacto dele, para ver se ele tem tempo para se ocupar do seu caso. Deixe aqui o seu email.
  7.  # 13

Mas ele paga renda? Tem algum comprovativo disto? Contratos de água, luz? Testemunhas?

Senão espere sair de casa troque a fechadura, remova todo o conteúdo do dito para um sitio desconhecido.´

O sr. que depois faça alguma coisa, caso queira, boa sorte para ele neste caso.
    Concordam com este comentário: Zouk, jorgemlflorencio
    • Zouk
    • 17 abril 2023

# 14

Colocado por: bmccruzMas ele paga renda? Tem algum comprovativo disto? Contratos de água, luz? Testemunhas?

Senão espere sair de casa troque a fechadura, remova todo o conteúdo do dito para um sitio desconhecido.´

O sr. que depois faça alguma coisa, caso queira, boa sorte para ele neste caso.
    Concordam com este comentário:Zouk,jorgemlflorencio

Ele tem a água e a luz no nome dele para além que é passado o recibo todos os meses , recibo esse que não é descontado nas finanças visto não haver contrato, vou ao advogado na sexta, entretanto ele descobriu e enviou -me que ele usa esta morada como morada fiscal da empresa dele

0.0158 seg. NEW