Iniciar sessão ou registar-se
    • vf74
    • 15 abril 2023 editado

     # 1

    Estou interessado numa moradia, que me disseram estar construída com caixa de ar a 50 cm chão e assente em sapatas.
    Tirei estas fotos com alguma humidade nalguns cantos e na zona do recuperador.
    Será a zona dos pilares?
    Empresas sérias no Norte para fazer este diagnóstico?
      20230410_191019.jpg
      20230410_191010.jpg
      20230410_191030.jpg
  1.  # 2

    Colocado por: vf74Será a zona dos pilares?
    nao sei, mas provavelmente se a 'caixa de ar' nao estiver devidamente bem feita nao há circulação de ar e pode causar condensações.. o que pode causar esse problema (cancro sem solução).

    mas também pode ter outra origem e nao ser um 'cancro' e ter uma solução

    impossível de se saber assim só com essa informação. consegue aceder à 'caixa de ar' para ver como está lá dentro?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  2.  # 3

    concordo. Deve ser derivado desse desvão.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 4

    Tem acesso a essa caixa de ar?
    Muito provavelmente está cheia de água que é absorvida pela estrutura.
    Uma caixa de ar cheia de água.
    Esta caixa de ar até é fortemente ventilada mas se repararem as vigotas estão cheias de água condensada
      IMG_20230111_222605.jpg
    • vf74
    • 15 abril 2023 editado

     # 5

    Teria de fazer um buraco ao lado da casa, neste momento vejo que tem estes respiradores em PVC, daqui a uns tempos faço isso
      20230415_182127.jpg
    • zed
    • 15 abril 2023

     # 6

    Pode tentar enfiar uma câmara por esse cano abaixo, daquelas que se vê nos filmes. Se conhecer ou contratar quem tenha.
  4.  # 7

    Tem já aí 2 potenciais fontes de problemas.
    Caixa de águas pluviais junto á estrutura e aspersores junto às paredes
  5.  # 8

    Colocado por: zedasilvaTem já aí 2 potenciais fontes de problemas.
    Caixa de águas pluviais junto á estrutura e aspersores junto às paredes

    Neste caso, qual seria a melhor solução para caixas de águas pluviais?
  6.  # 9

    Colocado por: lmcaet
    Neste caso, qual seria a melhor solução para caixas de águas pluviais?

    Impermeabilização ou caixas em pvc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  7.  # 10

    A mim parece-me mais a humidade que existe dentro da casa que condensa nessas zonas.

    Faça por arejar mais a casa e ver se o problema é atenuado.

    É um dos grandes problemas das novas construções.
    • vf74
    • 16 abril 2023

     # 11

    Colocado por: Na_mouchA mim parece-me mais a humidade que existe dentro da casa que condensa nessas zonas.

    Faça por arejar mais a casa e ver se o problema é atenuado.

    É um dos grandes problemas das novas construções.


    Mas a condensação não devia ser mais nas paredes? aqui surge junto ao chão e encostado a pilares.
    Aquele aspersor que se vê, esta desligado, era uma zona de relva que se substituiu e deixou-se os aspersores. Mas sim do outro lado tem aspersores a meio metro .

    Vou tentar espreitar pela ventilação
  8.  # 12

    Colocado por: vf74aqui surge junto ao chão e encostado a pilares.

    São as zonas mais frias
  9.  # 13

    Colocado por: vf74Teria de fazer um buraco ao lado da casa, neste momento vejo que tem estes respiradores em PVC
    entao esqueça o desvão.. o seu desvão nao funciona porque nao tem qualquer tipo de ventilação, só serve para acumular humidade.

    muito provavelmente o seu problema origina de aí
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • vf74
    • 17 abril 2023

     # 14

    Colocado por: antonylemosdesvão


    Pode explicar melhor . Tem cerca de 7 tubos daqueles da foto, é insuficiente?
  10.  # 15

    Colocado por: vf74Tem cerca de 7 tubos daqueles da foto, é insuficiente?
    esses tubos nao estão a fazer nada.. é tudo faz de conta. podias ter 20 tubos é como ter nenhum.

    um desvão não é ventilado com tubos mas com grelhas abertas diretamente ao exterior em lados opostas da casa para aproveitar o vento e não com magia. .. assim como na imagem (mas podia ser maior até).. sempre que vejo desvãos enterrados com tubinhos a sair para a terra questiono a sanidade de quem o fez. é uma excelente entrada para ratos ir lá fazer ninho e nada mais.. se os ligar a algum tipo de bomba de ar que reniove o ar até pode funcionar, mas sem ajuda mecânica nao.
    Concordam com este comentário: zedasilva
      Captura de ecrã 2023-04-17 080413.jpg
  11.  # 16

    Antonylemos
    Obrigado pela sua explicação e revejo-me na situação do user vf74, pois tenho uma situação idêntica. Não dando para colocar as grelhas que apresentou e tendo apenas alguns tubos esplalhados ao redor da casa, como se pode tentar minimizar esta situação?

    É viável a colocação de um extrator junto do desvão para de alguma forma minimizar a humidade que vai criando e tentando forçar a circulação de ar? Digo isto pq tenho uma forma de abrir um acesso ao desvão e fazer subir um tubo ao sotão e ai talvez colocar algo para extrair ar... mas não sei se é viável... mas é um cancro para o resto da vida!
  12.  # 17

    Colocado por: vf74Tem cerca de 7 tubos daqueles da foto, é insuficiente?

    vf74
    Na imagem que coloque lá atrás do desvão cheio de água e de condensados, existem 2 aberturas em fachadas opostas de 40x40.
    Como pode verificar não servem para rigorosamente nada.
  13.  # 18

    Colocado por: nhenriquesDigo isto pq tenho uma forma de abrir um acesso ao desvão

    Que altura tem esse desvão?
  14.  # 19

    Colocado por: zedasilva
    Que altura tem esse desvão?


    Não tenho bem noção e não me parece que seja linear saber agora. Mas creio que é não é muito alto. Pelas fotos da obra, penso que a parte mais elevada deve ter no maximo 1 metro.
  15.  # 20

    Colocado por: nhenriquesPelas fotos da obra, penso que a parte mais elevada deve ter no maximo 1 metro.

    A ventilação é um processo sempre muito complicado e que não lhe garante que não existam condensados no teto desse desvão.
    Se ele fosse acessível e com alguma altura poderia pensar numa solução de o impermeabilizar.
 
0.0239 seg. NEW