Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Infelizmente a minha realidade é esta, muitas pessoas querem só uns "rabiscos" à escala 1:100, ou que lhes passe para o computador a planta que eles próprios desenharam, para fazerem aprovar na Câmara... que já têm um construtor em vista - "construiu a casa do meu primo" - dispensam ajuda na escolha de materiais porque sabem bem o que querem... A concorrência, normalmente um desenhador com conhecimentos na Câmara que tem um arquitecto a recibos verdes ao qual paga 800€ "assina" e levam 2500€ pelo pack completo.
    E nós por muito que expliquemos a importância de um projecto minimamente pensado e personalizado, é difícil mudar mentalidades.
    Opção 1: Baixar para esses valores (porque também precisamos comer e não estamos em tempo de recusar trabalho)
    Opção 2: Fazer menos projectos mas bons...
    São opções...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  2.  # 42

Colocado por: a.m.escadaInfelizmente a minha realidade é esta, muitas pessoas querem só uns "rabiscos" à escala 1:100, ou que lhes passe para o computador a planta que eles próprios desenharam, para fazerem aprovar na Câmara... que já têm um construtor em vista - "construiu a casa do meu primo" - dispensam ajuda na escolha de materiais porque sabem bem o que querem... A concorrência, normalmente um desenhador com conhecimentos na Câmara que tem um arquitecto a recibos verdes ao qual paga 800€ "assina" e levam 2500€ pelo pack completo.
    E nós por muito que expliquemos a importância de um projecto minimamente pensado e personalizado, é difícil mudar mentalidades.
    Opção 1: Baixar para esses valores (porque também precisamos comer e não estamos em tempo de recusar trabalho)
    Opção 2: Fazer menos projectos mas bons...
    São opções...

Estas pessoas agradeceram este comentário:Fernando Gabriel

bem retratado!
    é arquitecto? é de onde a.m.escada? do interior do litoral?
  3.  # 43

Arquitecta. Coimbra ... mas com a maioria de projectos licenciados na Figueira da Foz... raízes no interior...
  4.  # 44

Boas

Eu só sussurrei com o aprendiz2 e apenas porque ele me sussurrou, sendo que a conversa nada tem a haver com propostas,

Não me referi a ninguém em concreto nem tenho nada contra os que o fazem. Foi apenas um ponto de ordem para chamar a atenção para algumas incongruências que aqui vejo por parte de alguns (tão preocupados em criticar os que aqui fazem publicidade directamente, às vezes no local errado).

mas por vezes a paciência esgota-se

A quem o diz. Da forma como eu próprio perco a paciência nem sequer tenho o direito de fazer essa crítica.

cumps
    José Cardoso
  5.  # 45

Colocado por: marta torresUm arquitecto limita-se a faser o trabalhinho dele sentado numa cadeira, e a faser a sua assinatura no fundo de um projecto, que muitas veses nem foi ele quem desenhou (porque foi o estagiário quem teve o trabalho) enquanto que quem constroi trabalha no duro, levantasse ás 6 da manhã, ao almoço come uma diária e se chover trabalha á chuva.
    E meu caro Marco digolhe muito sinceramente se quer saber prefiro mil veses gastar 100.000€ com o construtor do que 5.000 com um arquitecto( só é pena é que também seja imprescindivel...Abraço

É por causa deste "senso comum" mal informado, sobre o trabalho do arquitecto, que eu realmente só tenho uma coisa a dizer:

Ora, suponha que a SrªMarta Torres em vez de comprar ou contruir casa, quer vender a SUA CASA...
    Neste cenário temos:
    - uma imobiliária que leva 4% por lhe vender uma casa de 150m²(a área que queria para a construção da sua nova casa), e se fizermos um preço de médio de 750 euros m², a casa fica-lhe por 112.500 euros... (até é quase impossível este preços mas adiante...)
    - Ora 4% disso é... 4500 euros...! (novamente um valor estimatico dos 750euros m²)

Acha muito?... Pois... para a imobiliária se calhar são uns trocos.......

Para o Mouro de trabalho do arquitecto, até lhe consegue chamar ladrão!...pois este "limita-se a faser o trabalhinho dele sentado numa cadeira, e a faser a sua assinatura no fundo de um projecto..."
    A imobiliária realmente é mesmo isso que faz... Umas assinaturas... e a sua tb! Na hora de receber o cheque!

O mercado tem destas incongruências...
    :)
    Cumpts
    PS: Estimo o trabalho de todos os que trabalham no ramo da imobiliária... isto foi apenas uma comparação para retratar esta situação
  6.  # 46

.. e mais, o Projecto..são na verdade, um conjunto de Projectos, interligados e efectuados por uma EQUIPE PLURIDISCIPLINAR (Arquitectos, Eng.º Civis, Eng.º Electrotécnicos e desenhadores)
  7.  # 47

Colocado por: a.m.escadaArquitecta. Coimbra ... mas com a maioria de projectos licenciados na Figueira da Foz... raízes no interior...

concordo com o seu ponto de vista que é muito real mesmo.
  8.  # 48

j cardoso

eu nos sussurros sou quase um zero e eu quando digo para ir ter com um arquitecto é mesmo porque se está a falar da fase da arquitectura naquele momento do processo e quero lá saber se o arq. pertence a uma firma de engenheiros ou outra coisa qualquer, é mesmo por se estar a falar da arquitectura no momento.
    Agora sejamos sinceros, a marta teve resposta indicativas mas fácilmente se viu logo apos alguns posts que a sua inocência no 1º não era real pois mostrou as suas ideias objectivamente que um arquitecto para ela é um mal necessário e por aqui está tudo dito.
    Em relação ás percentagens digo-lhe que parto sempre de um principio de 50% 50% se bem que até já houve um caso que foi muito mais para as especialidades.
    • Ed-l
    • 2 fevereiro 2010

# 49

Engraçado como alguém disposto a gastar muitos €€€€€ (para alguns vários anos de salários) não se importa com o essencial!!!!
  9.  # 50

Estes gajos são mesmo uma cambada do pior... é que não aceitam uma critica ( bem fundamentada a meu ver) a d. Marta em poucas palavras disse tudo.

E os coitados aqui vieram todos em defesa da honra, mas meus caros lamento diser, aposto que a maioria das pessoas penssa assim, como a Marta e eu!!!
  10.  # 51

carla alves andrade.

Pois eu, construtor/engenheiro, prefiro que gastem devidamente o dinheiro num projecto (i.e., CONJUNTO de projectos) bem feitos, bem pensados, do que estar depois, EU, durante a obra, em cima do joelho, a rever tudo, a detectar erros de falta de coordenação (pilares no meio do hall de entrada; uns projectos dizerem que não tem gás e outros falarem em aquecimento com caldeira a gás; "esquecimento" de desenhos de pormenores fundamentais; etc.).

Como eu sou pago para construir, e não para detectar erros em (/coordenar) projectos mal executados, fico furioso quando me aparecem donos-de-obra com projectitos de gaveta.

Deixo um caso recente que me deixou muito satisfeito com os donos de obra.
    O projecto (remodelação de apartamento) levou uns 6 meses, a escolha do empreiteiro (eu), incluindo a negociação de alternativas, levou 2 a 3 meses - graças a um caderno de encargo, medições e projectos impecáveis - e a obra... 4-5meses.
    Como vêem, o que levou mais tempo - o que É LÓGICO, porque é o mais importante - foi o projecto.

(Memo: as "remodelações" não permitem sacar um projecto da gaveta, porque tem de se ter em conta TUDO o que existe)
  11.  # 52

Colocado por: carla alves andradeEstes gajos são mesmo uma cambada do pior... é que não aceitam uma critica ( bem fundamentada a meu ver) a d. Marta em poucas palavras disse tudo.

E os coitados aqui vieram todos em defesa da honra, mas meus caros lamento diser, aposto que a maioria das pessoas penssa assim, como a Marta e eu!!!

E você, ou é familiar da Marta , ou é a prórpria Marta, já que dá os mesmos erros na escrita. E muito pior, é igualmente ignorante.
  12.  # 53

Colocado por: carla alves andradeE os coitados aqui vieram todos em defesa da honra, mas meus caros lamento diser, aposto que a maioria das pessoas penssa assim, como a Marta e eu!!!

Claro... em maioria pensamos todos como voce pensa Carla/Marta, principalmente neste forum, então não se vê!? (em ironia) Principalmente com essa agressividade toda...
    Voçe vem aqui pedir ajuda para lhe elucidarem o que é um projecto de arquitectura para a sua nova casa em Penafiel; quanto pode custar e como pode começar a procurar; e as respostas são estas?
    Deus a ajude quando começar a construir e iniciarem as dores de cabeça, isto tudo porque não quer "aturar um arquitecto"... Prevejo-lhe um cenário negro!
    • naar
    • 3 fevereiro 2010

# 54

Colocado por: MartaD
    Colocado por: carla alves andradeEstes gajos são mesmo uma cambada do pior... é que não aceitam uma critica ( bem fundamentada a meu ver) a d. Marta em poucas palavras disse tudo.

E você, ou é familiar da Marta , ou é a prórpria Marta, já que dá os mesmos erros na escrita. E muito pior, é igualmente ignorante.

Bem eu ía dizer exactamente isto, lol

Mas já vi que a MartaD não se deixa levar, :))

Diser em vez de dizer, disse tudo :)) É que não há coicidências!
    • zé79
    • 3 fevereiro 2010 editado

# 55

Marta, nao desanime.
    mas uma coisa é certa mais vale pag. um bom projeto q.um mau.normalmente "so se faz uma casa na vida" .
    visto que 5000euros é uma "fortuna" ,para si .... envista.

*-nao quero ofender ninguem ,peço desculpa pelos erros ortograficos.
  13.  # 56

Marta, nao desanime os palhaços sao sempre os mesmos

*-nao quero ofender ninguem

A coêrencia deste post assusta...
    • naar
    • 3 fevereiro 2010

# 57

Colocado por: LuisFigueiredo
    Marta, nao desanime os palhaços sao sempre os mesmos

*-nao quero ofender ninguem

A coêrencia deste post assusta...

deve estar a falar do Crespo :))
  14.  # 58

Após 56 posts ... em resumo fica entre 3000€ e 6000€ para responder a pergunta da origem do post.

Agora... vamos la ter mais uma serie de capítulos sobre quem faz o que e o quanto incompetente/excelente o é a fazer.

Eu alimento dizendo apenas que temos pessoas que sabem trabalhar e 'sapateiros' ... se um trolha que trabalha bem vale o preço alto que se paga ... não valerá esta máxima para qualquer outra arte, esteja ou não relacionada com a obra?

Como dizia o outro ... 'siga a marinha!!!'
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 59

Já arranjei arquitecto, e olhem que nem precisei de me chatear muito, ele veio ter-me á mão...

E já agora obriga do pela preciosa ajuda a quem ma deu, e para o resto continuem com a palhaçada...devem ter tantos clientes que passam aqui a vida a mandar calinadas.

Até sempre...ou nunca
  16.  # 60

impressionante.

0.0287 seg. NEW