Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguem me saberá diser mais ou menos, quanto me levará um arquitecto para me projectar uma casa terrea, +/- com 150m2?

    PS. Não me assustem...


    Agradecimentos... Marta
  2.  # 2

    Só arquitectura ou o kit completo?
  3.  # 3

    Cara Marta,

    Como deve imaginar a questão que coloca torna-se sempre bastante relativa, mas se no geral os honorários forem estimados em função do tempo de trabalho, penso que os factores importantes a ter em conta serão:

    - localização e tipo de terreno (e não digo com isto que em "zona nobre" é mais caro ou vice-versa), mas refiro-me à própria morfologia do terreno e condicionantes que podem necessitar de mais ou menos tempo de reflexão e estudo de soluções, logo mais ou menos tempo de trabalho para o projecto-base e licenciamento
    - tipo de linguagem e materiais a aplicar (mais uma vez não me refiro a usar materiais mais caros encarecem o preço ou vice-versa), mas à solução construtiva em si, isto é, assumindo que quer seguir o processo natural e correcto e contará com um projecto de execução completo, terá que ter em conta que determinadas soluções construtivas envolvem mais desenho de pormenor que outras.
    - tipo de processo, como referiu o AugstHill o projecto de Arquitectura é uma fase essencial e importante, mas não é a única, pois deverá considerar os honorários dos projectos de especialidades, normalmente considerados à parte do projecto de Arquitectura.

    Acima, tento explicar-lhe muito resumidamente os factores que eu próprio considero importantes quando me colocam essa dúvida, e concerteza que outras opiniões surgirão com vista a uma discussão salutar e construtiva neste tópico. Mas com a parte do "resumidamente" não fique assutada ou preocupada, estes tópicos ajudam a ter a noção do processo que pretente levar a cabo, e no limite, o que procura é um serviço sujeito a concorrência, e portanto haverão valores que lhe possam interessar e outros que não. Cada profissional terá as suas razões e explicações, daí que quanto mais informada estiver melhores poderão vir a ser as suas decisões.

    Cumprimentos,

    Bruno Bento
  4.  # 4

    Colocado por: ncosta25... mas quando ultrapassar isso e precisar de moveis e não quer ser enganada contacte (apagado pelo moderador)

    Com isso e com o mobiliário não a posso ajudar, mas quando andar à procura de um iate de veraneio e (ia-me esquecendo!!) não quiser ser enganada, contacte-me.
    :-)
  5.  # 5

    Quanto aos iataes tb não posso ajudar mas se precisar de uns coletes e quizer ser enganada...

    Cada vez que alguem viesse aqui fazer publicidade deste género devia ser castigado com uma martelada no dedo mindinho.
  6.  # 6

    Agradeço a todos esta grande ajuda, mas confesso-me completamente leiga nesta matéria, por isso e como vou precisar irremediavelmente de um arqitecto, estou ainda naquela fase do estudo de mercado, e as pessoas por aqui na minha zona ( Penafiel) estão a deixar-me um pouco assustada com os valores que cobram, digamos que são pequenas fortunas (impenssavel)
  7.  # 7

    Construir uma moradia não é barato. Para isso é que há apartamentos.
  8.  # 8

    é de Penafiel?, já lhe dou valores referencia em privado.
    cumps
  9.  # 9

    Colocado por: ncosta25ola. quanto ao seu problema não posso ajudar mas quando ultrapassar isso e precisar de moveis e não quer ser enganada contacte (apagado pelo moderador)


    acho que devíamos abrir um tópico com um apanhado de estas citações PUB
    • naar
    • 2 fevereiro 2010 editado

     # 10

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: ncosta25... mas quando ultrapassar isso e precisar de moveis e não quer ser enganada contacte (apagado pelo moderador)

    Com isso e com o mobiliário não a posso ajudar, mas quando andar à procura de um iate de veraneio e (ia-me esquecendo!!) não quiser ser enganada, contacte-me.
    :-)


    E depois quando tiver o iate do Luis e necessitar de um marinheiro encartado e não quiser ser enganada nas rotas, pode contar comigo! :))
  10.  # 11

    oh martas deve estar a brincar com a gente...só pode

    se está assustada com os honorários do projectista ( arquitecto) pelas suas palavras pequenas fortunas, quando chegar aos "honorários" da construção é melhor optar mesmo por uma tenda, pois não vai ganhar (ganha) para o susto.
  11.  # 12

    Colocado por: marta torresAgradeço a todos esta grande ajuda, mas confesso-me completamente leiga nesta matéria, por isso e como vou precisar irremediavelmente de um arqitecto, estou ainda naquela fase do estudo de mercado, e as pessoas por aqui na minha zona ( Penafiel) estão a deixar-me um pouco assustada com os valores que cobram, digamos que são pequenas fortunas (impenssavel)


    tudo na construção de uma casa saí em pequena fortuna.

    Pode é ir a varios arquitectos, expor um pouco o que pretende obter como resultado final e pedir uma estimativa de orçamento so para esta parte. e depois pode perguntar até que ponto vao caso fiquem com o desenho da obra ( numero de visitas a obra, planning de seguimento a construção em situações pontuais como colocação de placa, tempos de execução do desenho, etc)
  12.  # 13

    Um arquitecto limita-se a faser o trabalhinho dele sentado numa cadeira, e a faser a sua assinatura no fundo de um projecto, que muitas veses nem foi ele quem desenhou (porque foi o estagiário quem teve o trabalho) enquanto que quem constroi trabalha no duro, levantasse ás 6 da manhã, ao almoço come uma diária e se chover trabalha á chuva.
    E meu caro Marco digolhe muito sinceramente se quer saber prefiro mil veses gastar 100.000€ com o construtor do que 5.000 com um arquitecto( só é pena é que também seja imprescindivel...


    Abraço
  13.  # 14

    olhe marta não vou ser indelicado perante tanta ignorância por isso apenas lhe desejo boa sorte e já agora tem mais cinco anos sem precisar que seja um arquitecto que lhe vá fazer o projecto ( consulte a lei) e sinceramente como já disse por aqui várias vezes, entre 3000 e 6000 aproximadamente, para mim em termos de numeros pode ir tudo dar ao mesmo em termos de qualidade, interessa é sim a qualidade do artista (competência, honestidade e profissionalismo entre outras).
  14.  # 15

    Colocado por: marta torresUm arquitecto limita-se a faser o trabalhinho dele sentado numa cadeira, e a faser a sua assinatura no fundo de um projecto, que muitas veses nem foi ele quem desenhou (porque foi o estagiário quem teve o trabalho) enquanto que quem constroi trabalha no duro, levantasse ás 6 da manhã, ao almoço come uma diária e se chover trabalha á chuva.
    E meu caro Marco digolhe muito sinceramente se quer saber prefiro mil veses gastar 100.000€ com o construtor do que 5.000 com um arquitecto( só é pena é que também seja imprescindivel...


    Abraço


    cada um cumpre a sua função.

    Tudo tem um preço, e ao fazer a minha casa sei que cada um implica o seguinte, da igual falarmos de um tijolo, um prego ou mesmo um camiao do betão.

    O que é importante é saber o quanto pode rentabilizar em investir mais num lado que no outro ... e isso entre um arquitecto ( que saiba o que faz) pode dar-lhe como ideias de aproveitamento de espaço e possíveis preparações para futuras ampliações como pode vir de um trolha ou de um canalizador ou mesmo do vizinho do lado.

    Mais vale pagar 4000€ por alguem que para alem dos desenhos faça um acompanhamento a obra que 3000€ por uma que apenas saibas usar o papel e caneta.
  15.  # 16

    Essa cambada é uma data de chupistas. Cobram uma fortuna só por uns riscos. E agora nem o trabalho de pegar na caneta têm, com isto dos computadores é só carregar num botão e o projecto sai pronto. Eu bem os vejo passar aí nos seus Bentleys e Bugattis. Deviam ser todos presos. E os advogados então, temos de lhes pagar uma fortuna só para lerem. E noutro dia fui ao médico, 2 horas de espera, 5 minutos de consulta para me dizer que as dores nas costas é do banco do Aston Martin estar mal regulado, nem uma receita me passou e dá cá 75€. Assim até eu era rico...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    •  
      MartaD
    • 2 fevereiro 2010 editado

     # 17

    Colocado por: marta torresUm arquitecto limita-se a faser o trabalhinho dele sentado numa cadeira, e a faser a sua assinatura no fundo de um projecto, que muitas veses nem foi ele quem desenhou (porque foi o estagiário quem teve o trabalho) enquanto que quem constroi trabalha no duro, levantasse ás 6 da manhã, ao almoço come uma diária e se chover trabalha á chuva.
    E meu caro Marco digolhe muito sinceramente se quer saber prefiro mil veses gastar 100.000€ com o construtor do que 5.000 com um arquitecto( só é pena é que também seja imprescindivel...


    Abraço


    Estou chocada com tal ignorância. Que ABSURDO.
    Isso da pequena fortuna que o arquitecto cobra serão os 5 mil euros? É que estava curiosa para saber o que entende por pequena fortuna.

    Já agora: " levanta-se" , " digo-lhe" , "à" , "fazer"


    p.s: Agora é a sua vez de se chocar:
    Ainda acho pouco o que os arquitectos cobram pelo tão importante trabalho que realizam.
    Você tem bom remédio, vá para a faculdade tire arquitectura, se conseguir e depois faça um projecto de m**** para si, GRATUITO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AIECR
    • naar
    • 2 fevereiro 2010

     # 18

    Colocado por: marta torresUm arquitecto limita-se a faser o trabalhinho dele sentado numa cadeira, e a faser a sua assinatura no fundo de um projecto, que muitas veses nem foi ele quem desenhou (porque foi o estagiário quem teve o trabalho) enquanto que quem constroi trabalha no duro, levantasse ás 6 da manhã, ao almoço come uma diária e se chover trabalha á chuva.
    E meu caro Marco digolhe muito sinceramente se quer saber prefiro mil veses gastar 100.000€ com o construtor do que 5.000 com um arquitecto( só é pena é que também seja imprescindivel...


    Abraço


    Como dizem os mais novos: Passou-se!!
  16.  # 19

    Realmente 5.000 é uma fortuna se ainda fosse 50 euros......

    SINCERAMENTE....
    • naar
    • 2 fevereiro 2010

     # 20

    Colocado por: LuisFigueiredoRealmente 5.000 é uma fortuna se ainda fosse 50 euros......

    SINCERAMENTE....


    Já com IVA.
 
0.0221 seg. NEW