Colocado por: Daniel1088Bom dia. Adquiri recentemente um apartamento (construção 2005), inserido no último piso de um prédio. Adjacente ao apartamento, existe uma varanda com uma área de 120m2 em formato L (profundidade constante de 3m), que ocupa duas fachadas do prédio.
Gostava que alguém me esclarecesse que tipo de utilização posso dar a esta varanda. Já pesquisei sobre o tema e encontro algumas recomendações de não ultrapassar os 150kg/m2. Contudo, considerando a área da varanda e eventual distribuição de carga, gostava de perceber se posso ambicionar colocar um jacuzzi insuflável, ou se posso criar uma área de refeição para churrascos com os amigos, ou se me devo limitar a colocar apenas umas espreguiçadeiras para apanhar sol.
Obrigado desde já.
Jacuzzi é para esquecer, a não ser que queira colocar apenas 15 cm de água. Quanto à churrasqueira, se encostada junto à parede de fachada não haverá grande problema, dependendo obviamente do tipo de churrasqueira.
Colocado por: NostradamusE o fumo do grelhador depois vai para onde?
Colocado por: IronManSousa
Eu diria que assar umas sardinhas para meia dúzia de convivas faz parte da "utilização normal do prédio"
Colocado por: NostradamusTambém concordo.
Mas o vizinho do lado pode não achar piada e se não estiver prevista uma extração de fumos (chaminé) a uma certa altura do prédio, penso que tenha o direito de impossibilitar essa dita "utilização normal".
Estas coisas parecem estúpidas, mas é para preservar algum senso comum na sociedade, não vá cada um agora fazer uma churrasqueira/BBQ no topo de cada apartamento em Lisboa.
Colocado por: Daniel1088juntar entre 8-10 pessoas numa mesa nesta varanda é razoável?
Depende do utilização prevista para a varanda. Se for uma varanda para ter utilização de pessoas não há problema nenhum, mas pela descrição que fez no post inicial, tenho algumas dúvidas. Pode ser uma pala de cobertura para sombreamento, não sabemos.
Colocado por: Daniel1088Acredito que seja para ter utilização de pessoas, caso contrário não conseguiria aceder à mesma por todas as divisões através de portas deslizantes, como acontece atualmente.
Colocado por: mandrongovaranda com três metros... estará suspensa? o que tem por baixo da varanda? tem pilares por baixo nas extremidades exteriores?