Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia. Adquiri recentemente um apartamento (construção 2005), inserido no último piso de um prédio. Adjacente ao apartamento, existe uma varanda com uma área de 120m2 em formato L (profundidade constante de 3m), que ocupa duas fachadas do prédio.

Gostava que alguém me esclarecesse que tipo de utilização posso dar a esta varanda. Já pesquisei sobre o tema e encontro algumas recomendações de não ultrapassar os 150kg/m2. Contudo, considerando a área da varanda e eventual distribuição de carga, gostava de perceber se posso ambicionar colocar um jacuzzi insuflável, ou se posso criar uma área de refeição para churrascos com os amigos, ou se me devo limitar a colocar apenas umas espreguiçadeiras para apanhar sol.

Obrigado desde já.
  2.  # 2

Colocado por: Daniel1088Bom dia. Adquiri recentemente um apartamento (construção 2005), inserido no último piso de um prédio. Adjacente ao apartamento, existe uma varanda com uma área de 120m2 em formato L (profundidade constante de 3m), que ocupa duas fachadas do prédio.

Gostava que alguém me esclarecesse que tipo de utilização posso dar a esta varanda. Já pesquisei sobre o tema e encontro algumas recomendações de não ultrapassar os 150kg/m2. Contudo, considerando a área da varanda e eventual distribuição de carga, gostava de perceber se posso ambicionar colocar um jacuzzi insuflável, ou se posso criar uma área de refeição para churrascos com os amigos, ou se me devo limitar a colocar apenas umas espreguiçadeiras para apanhar sol.

Obrigado desde já.

Jacuzzi é para esquecer, a não ser que queira colocar apenas 15 cm de água. Quanto à churrasqueira, se encostada junto à parede de fachada não haverá grande problema, dependendo obviamente do tipo de churrasqueira.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Jacuzzi é para esquecer, a não ser que queira colocar apenas 15 cm de água. Quanto à churrasqueira, se encostada junto à parede de fachada não haverá grande problema, dependendo obviamente do tipo de churrasqueira.

Obrigado pelo comentário. Até estava a pensar mais naqueles grelhadores a gas da Weber, portanto creio que posso assumir que não haverá problemas. Quanto a mesas de refeição, juntar entre 8-10 pessoas é razoável?
  4.  # 4

E o fumo do grelhador depois vai para onde?
  5.  # 5

Colocado por: NostradamusE o fumo do grelhador depois vai para onde?

Sendo no último piso, a varanda não tem cobertura, diria que não tenho com que me preocupar. Certo?
  6.  # 6

7.  # 7

Eu diria que assar umas sardinhas para meia dúzia de convivas faz parte da "utilização normal do prédio"
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • size
    • 18 abril 2023 editado

# 8

Colocado por: IronManSousa
    Eu diria que assar umas sardinhas para meia dúzia de convivas faz parte da "utilização normal do prédio"

Claro, se utilizar o espaço apropriado para o efeito, que é a cozinha, não numa varanda de um prédio colectivo.
  8.  # 9

Também concordo.

Mas o vizinho do lado pode não achar piada e se não estiver prevista uma extração de fumos (chaminé) a uma certa altura do prédio, penso que tenha o direito de impossibilitar essa dita "utilização normal".

Estas coisas parecem estúpidas, mas é para preservar algum senso comum na sociedade, não vá cada um agora fazer uma churrasqueira/BBQ no topo de cada apartamento em Lisboa.
  9.  # 10

Colocado por: NostradamusTambém concordo.

Mas o vizinho do lado pode não achar piada e se não estiver prevista uma extração de fumos (chaminé) a uma certa altura do prédio, penso que tenha o direito de impossibilitar essa dita "utilização normal".

Estas coisas parecem estúpidas, mas é para preservar algum senso comum na sociedade, não vá cada um agora fazer uma churrasqueira/BBQ no topo de cada apartamento em Lisboa.

Certo, obrigado pelo alerta. De facto não tinha pensado dessa forma.

Não obstante, relativamente ao tema da carga volto a perguntar: juntar entre 8-10 pessoas numa mesa nesta varanda é razoável?
  10.  # 11

Se não se puserem a dançar a polka ao mesmo tempo na ponta da varanda, não tem mal nenhum.

Se cada pessoa pesar 150kg pode ocupar uma área de 1 m2, portanto eu não me preocupava muito com isso, a não ser que estivéssemos a falar do metro em Guangzhou em hora de ponta, este local desafia a própria física e a lei da impenetrabilidade 😂😅
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Daniel1088
  11.  # 12

Colocado por: Daniel1088juntar entre 8-10 pessoas numa mesa nesta varanda é razoável?

Depende do utilização prevista para a varanda. Se for uma varanda para ter utilização de pessoas não há problema nenhum, mas pela descrição que fez no post inicial, tenho algumas dúvidas. Pode ser uma pala de cobertura para sombreamento, não sabemos.
  12.  # 13

Depende do utilização prevista para a varanda. Se for uma varanda para ter utilização de pessoas não há problema nenhum, mas pela descrição que fez no post inicial, tenho algumas dúvidas. Pode ser uma pala de cobertura para sombreamento, não sabemos.

Acredito que seja para ter utilização de pessoas, caso contrário não conseguiria aceder à mesma por todas as divisões através de portas deslizantes, como acontece atualmente.
  13.  # 14

Colocado por: Daniel1088Acredito que seja para ter utilização de pessoas, caso contrário não conseguiria aceder à mesma por todas as divisões através de portas deslizantes, como acontece atualmente.

Sendo uma varanda deve estar dimensionada para 200kg/m2. Provavelmente mais, mas sem mais elementos não convém passar este valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Daniel1088
  14.  # 15

varanda com três metros... estará suspensa? o que tem por baixo da varanda? tem pilares por baixo nas extremidades exteriores?
  15.  # 16

Colocado por: mandrongovaranda com três metros... estará suspensa? o que tem por baixo da varanda? tem pilares por baixo nas extremidades exteriores?

Por baixo tem apartamentos (cerca de 2m) e também outras varandas dos vizinhos (cerca de 1m). É um típico recuado com varanda/terraço a envolver.
    Não existem pilares.
  16.  # 17

Daniel

tem de dar mais informações
    por exemplo tudo indica que apenas tem 1 m de balanço não ?
    sendo assim e se diz que tem acesso isso significa que terá usufruto legal desse terraço dai que qualquer utilização normal que não seja meter cargas excessivas permanentes ( jacuzis, tanques, etc...) é perfeitamente normal.

0.0202 seg. NEW