Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite pessoal,

    antes de mais, não tenho qualquer experiência com este tipo de equipamento.

    Vivo numa moradia com um painel de telecomunicações ATI, o qual gostava de colocar a funcionar.

    Atualmente tenho o gigarouter da NOS na divisão da sala (mais concretamente perto da saída S1 segundo o ATI) e estava interessado em ter rede/internet nas restantes divisões, em particular, no sótão (escritório).

    Desde que comprei a casa, o painel ATI sempre esteve de acordo com a fotos que vão em anexo.

    Desta forma, qual é a melhor forma para conseguir aquilo que pretendo?

    Obrigado pela vossa ajuda e atenção.

    Cumprimentos
      20230419_214728.jpg
      20230419_214721.jpg
  2.  # 2

    O router tem que estar aí dentro da caixa, e depois cada saída do router terá que ligar a cada uma saída da casa.

    Esses cabos todos... Não me faz sentido, mas posso estar enganado.

    O router é fibra?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pietra1991
  3.  # 3

    Sim, penso que o router é fibra.

    Quer dizer que não é possível funcionar sem colocar o router dentro do ATI? O que acho estranho é que os donos anteriores tinham cabos de rede no sótão/escritório de forma a ligar as saídas, pelo que assumia que eles tinha o ATI a funcionar.

    Eu pensava que era possível "injetar" rede através de uma saída e depois a partir do ATI levar às restantes saídas.
  4.  # 4

    Isso é um ATI ITED 1, esses não estavam preparados para levar ativos lá dentro, com algum jeito dentro do painel de ligação, consegue lá colocar um switch pequeno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  5.  # 5

    Bom, na minha casa não seria possível de outra maneira.
    O cabo fibra está na caixa, e sendo o router com entrada de fibra, a única opção é receber o sinal fibra no router e depois ligar as 4 saídas a 4 entradas no painel, que estão ligados a várias tomadas pela casa.

    Podem haver várias situações, sabendo trabalhar com redes. Eles podiam ter o router dentro da ati e depois ter um router numa outra divisão da casa onde espalhava o sinal.

    Essas ligações aí na ati até me parecem um pouco confusas... Dá mesmo ideia que fizeram isso para passar o sinal de umas tomadas para as outras, tipo cadeia. Se reparar parece que a 1 liga à 5, a 5 liga à 2, a 2 liga à 6 e por aí fora.
  6.  # 6

    Colocado por: VarejoteIsso é um ATI ITED 1, esses não estavam preparados para levar ativos lá dentro, com algum jeito dentro do painel de ligação consegue lá colocar um switch pequeno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

    Bom, esta reposta vai de encontro ao que eu disse acima.
    Como a ati não estava preparada, devem ter feito uma espécie de switch dentro da ati, tendo em conta o esquema de ligacoes.

    Bolas @Varejote, até o modelo conseguiu perceber qual era 😅😎
  7.  # 7

    Isso era os chicotes em repique, para levar o sinal de telefone para as tomadas, as que se queria com rede, retiravam o chicotes correspondentes e ficava para o resto.

    A marca desse ATI é Quitérios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pietra1991
  8.  # 8

    Pois eu quando reparei nas ligações, vi que estavam numa espécie de cadeia e pensei que estariam a funcionar.

    Como podem ver na outra foto não tem espaço para um switch, apenas abrindo o painel onde estão feitas as ligações e colocando lá dentro.

    Vou assumir que então não posso fazer grande coisa relativamente a estas ligações.
      20230419_231543.jpg
  9.  # 9

    Dentro do painel "acesso restrito a técnicos ITED" tem algum espaço para um switch 5/8 portas e tem tomada 230v lá dentro.

    Os chicotes que quer com rede, saem da tomada correspondente, no painel de chapa tem lá 2 "buracos" para serem abertos, onde podem passar os chicotes lá para dentro.
    Concordam com este comentário: Pietra1991
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pietra1991
  10.  # 10

    Abri o painel e confirmo a tomada e penso que conseguiria enfiar um switch lá dentro. Como faria as ligações? Tinha de vir um cabo do router ao switch certo? E depois de ligar o router ao switch saiam cabos do switch para as saídas correspondentes ? Cada saída tem duas ligações A e B.

    Peço desculpa as perguntas, como mencionei não tenho muita experiência com este tipo de coisa.
  11.  # 11

    As saídas A e B só servem para repicar telefone, A e B estão interligadas, os chicotes saem do switch e ligam só a uma delas A ou B é indiferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pietra1991
  12.  # 12

    Desde já agradeço muito a a sua ajuda Varejote. Como podia levar o cabo do router ao switch por dentro do ATI? É possível?
  13.  # 13

    Se o router fica na ZAP da sala, coloca um cabo de rede do router à tomada RJ45 da sala, depois na tomada "sala" no ATI coloca um chicote dessa tomada ao switch, fica com ethernet no switch, depois do switch saem o chicotes para as tomadas do ATI que quer com rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pietra1991
  14.  # 14

    Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade. Parece me ser simples, vou fazer o que indicou e quando tiver resultado aviso!
 
0.0175 seg. NEW