Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.Tenho um vizinho no 3ro andar que resolveu instalar uma camara virada para o patamar e escadas. Ontem estava eu a limpar as minhas escadas no 6to andar quando me cairam as chaves de casa do bolso e ressaltaram pela escadaria,acabando por irem cair nas escadas do 3ro andar junto aos vasos do vizinho.Ora eu desci as escadas,apanhei as chaves e voltei a subir.Qual não é o meu espanto quando fui contactado pela minha senhoria que também é administradora do condomínio a dizer-me que o vizinho a contactou por whatsapp bastante alterado a acusar-me de ter descido as escadas para lhe furtar um vaso e teve o desplante de lhe mandar um video onde eu apareço a apanhar algo do chão que óbviamente não é um vaso e onde inclusive se ouve o tilintar das chaves mas ele jurava que era um vaso aquilo que lhe levei e até referiu ser uma espada de São Jorge que custava 50 euros. Imediatamente desci as escadas e filmei todo o patamar dele mostrando à senhoria que a tal espada de São Jorge estava lá. O vizinho deve ter visto o que eu fiz e começou a mandar áudios à senhoria a dizer que nunca tinha dito que eu furtei um vaso,que se calhar só arranquei folhas da planta mas que iria confirmar e que se estivesse errado pediria desculpas.Entretanto tive conhecimento que também mandou áudios a um primo meu com ameaças,a acusar-me de ter roubado o vaso e a dizer que eu não sabia com quem me estava a meter.Eu tenho em meu poder todos os áudios.
    No meio disto tudo a senhoria diz-me que está farta dos problemas que ele causa no predio,infelizmente já nem roupas as pessoas do 4to,5to e do nosso 6to andar podem estender que o tipo chama a policia,por exemplo...Diz-me também que vai tentar "sair fora" da responsabilidade do condomínio. No meio disto eu fui difamado,ameaçado e acusado de furto e continuo sem entender como se permite a um condómino instalar camaras para vigiar os passos de quem sobe ou desce as escadas do prédio, camaras essas que captam som o que é ilegal e que não têm sinalética de aviso,que também é ilegal.
    Não sei o que poderei fazer dentro dos tramites legais mas aceito conselhos.Desde já muito obrigada.
    • SrR
    • 20 abril 2023

     # 2

  2.  # 3

    é proibido a existência de camarás de videovigilçancia que captem imagens da via publica ou das zonas comuns dos edifícios constituindo crime de devassa da vida privada, é apresentar queixa junto das autoridades,

    ps. em lojas e demais espaços abertos ao publico têem regras e procedimentos a seguir nomeadamente registo da instalação e avisos da existência de captação e guarda de imagens
    • size
    • 20 abril 2023

     # 4

    Em resposta a essa atitude do vizinho, escreva-lhe uma carta registada, que na qualidade de residente no prédio, não lhe permite que exista câmaras de vigilância nas escadas comuns e, por isso, exige que o equipamento seja de imediato retirado, sob pena de apresentar queixa às entidades competentes
    • RCF
    • 20 abril 2023

     # 5

    Pegue nessas imagens, que ele filmou e enviou à sua senhoria e envie-as à Comissão Nacional de Proteção de Dados, denunciando a existência de câmara e consequente captação de imagens em espaço comum.
    Ele não pode ter essa câmara nesse local.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, casinhaDaAvo
  3.  # 6

    Uma lata de spray preto resolve isso em 2 segundos...
    Concordam com este comentário: rjmpires
  4.  # 7

    Muito obrigada a todos pelas respostas.Vontade não me faltou ontem de lhe pôr spray na camara,tenho é receio que o artista me processe pelos danos na camara ainda por cima.Vindo dele nada me admira,até já chegou ao ponto de chamar a polícia por causa do barulho que um papagaio fazia durante o dia numa varanda a 100 metros da dele então tudo é possível . Já que ele fez um chorrilho de ameaças que ia fazer queixa na polícia pelo furto do tal vaso que afinal está lá até estou a rezar que o faça. Além do ilicito óbvio da camara o crime de denúncia caluniosa dá até 3 anos de cadeia...
  5.  # 8

    Telefona para o departamento de segurança privada da PSP, pode ser que seja mais eficaz.
  6.  # 9

    Polícia é obrigado a retirar, protecção de dados e essas tretas agora tem que ter autorização de todos os moradores
  7.  # 10

    Na minha terra diz-se: "para meio c@brão, c@brão e meio". Polícia...
  8.  # 11

    Aproveite para informar esse senhor que é ilícito usar espaço comum para guardar bens pessoais pelo que deve retirar os vasos
    Concordam com este comentário: HAL_9000, tiagodiaf, jose1974
  9.  # 12

    vasos no patamar comum...vê-se logo a pinta.
  10.  # 13

    Colocado por: LFerreiraSilva38Tenho um vizinho no 3ro andar que resolveu instalar uma camara virada para o patamar e escadas. Ontem estava eu a limpar as minhas escadas no 6to andar quando me cairam as chaves de casa do bolso e ressaltaram pela escadaria,acabando por irem cair nas escadas do 3ro andar junto aos vasos do vizinho.

    Como assim as chaves caíram no 6º andar e foram a rebolar até ao 3º andar?
  11.  # 14

    Porque é um prédio antigo já apenas com um apartamento por andar com escadas não muito amplas e corrimão de grade fininha...A chave caiu pelo vão e ao bater num dos lados a trajetória fê-la ficar na esquininha da escadaria do 3ro andar,encostada à grade do corrimão onde o vizinho tem também uns vasos.
  12.  # 15

    Colocado por: marco1vasos no patamar comum...vê-se logo a pinta.


    Vasos,um móvel com um buda enorme e 2 bicicletas amarradas à grade da escada...Isto num prédio com 6 andares onde só funciona um elevador . Há um mês atrás a Administradora do Condominio colou 2 papeis no prédio a pedir para as escadas serem desimpedidas e dois dias depois ouvia-se no prédio inteiro o tipo aos gritos que não iria tirar nada,e quando falo gritos falo de peixeirada mesmo com voz de mulher esganiçada porque,nada contra, esse vizinho é homossexual assumido e ostensivo, portanto já dá para imaginar como é. Aliás, sempre que há problemas,ou melhor,que ele cria problemas,quando as coisas não terminam como ele quer ele usa a cartada do "as pessoas têm preconceito porque eu sou homossexual".....
    • SrR
    • 20 abril 2023

     # 16

    Colocado por: LFerreiraSilva38esse vizinho é homossexual assumido e ostensivo, portanto já dá para imaginar como é.
    não va por aí que isso não é justificação de nada o que nao falta é heterossexuais que são autenticas bestas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • SrR
    • 20 abril 2023

     # 17

    Colocado por: LFerreiraSilva38Aliás, sempre que há problemas,ou melhor,que ele cria problemas,quando as coisas não terminam como ele quer ele usa a cartada do "as pessoas têm preconceito porque eu sou homossexual".....
    isso é problema dele, o que vocês (condomínio) têm de fazer é repor a legalidade nas zonas comuns, basta imaginar em caso de incêndio esses objectos todos nas escadas podem provocar uma tragédia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  13.  # 18

    Colocado por: SrRnão va por aí que isso não é justificação de nada o que nao falta é heterossexuais que são autenticas bestas.


    Não é justificação mas ele usa como justificação sempre que o confrontam com algum comportamento menos cívico dele no condomínio. Para ele não concordar ou não se submeter à perseguição cerrada que ele faz a todos os condóminos ou não compactuar com a utilização dos espaços comuns ao belo prazer dele significa sermos homofóbicos.
  14.  # 19

    Colocado por: SrRisso é problema dele, o que vocês (condomínio) têm de fazer é repor a legalidade nas zonas comuns, basta imaginar em caso de incêndio esses objectos todos nas escadas podem provocar uma tragédia


    Tem toda a razão, mas infelizmente a Administradora do condomínio não consegue ou não quer fazer este vizinho cumprir a lei,os outros condóminos vivem literalmente a pisar em ovos porque ele liga pra polícia por tudo e por nada.
  15.  # 20

    Tendo em conta o histórico do artista e já que costuma chamar a policia, nem pensava duas vezes, era logo queixa no lugar correto sobre as cameras de vigilância, ainda para mais anda a enviar as imagens a outras pessoas...
 
0.0206 seg. NEW